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Como a Gestão de Conteúdo Empresarial (ECM) aumenta em até 312% a produtividade, cortando 47% dos custos das empresas

Luiz Fernando Gama de MedeirosArtigos, Gestão Empresarial e Empreendedorismo Avançado, Uncategorized20 abr, 2017 16:55
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O sonho de muitos empreendedores é aumentar a produtividade da sua empresa sem pagar nada a mais por isso. Graças ao sistema de Gestão de Conteúdo Empresarial (ECM) esse sonho já se tornou realidade.

Gestão de Conteúdo Empresarial
Entenda como a Gestão de Conteúdo Empresarial (ECM) aumenta em até 312% a produtividade, cortando 47% dos custos das empresas

Antes de disparar uma enxurrada de informações técnicas em sua direção, te convido a fazer uma breve viagem no tempo comigo. Esqueça a Gestão de Conteúdo Empresarial por um segundo e me acompanhe!

O ano era 1878. O cenário econômico dos Estados Unidos era de instabilidade devido ao recente o final da Guerra Civil. Nossa história se passa na pequena cidade de Dayton, localizada no estado americano de Ohio, no Condado de Montgomery. Ali, era onde vivia James Ritty.

Ritty era dono de alguns saloons na região. Entretanto, mais do que isso, Ritty era também um sonhador. No auge dos seus 42 anos, James não era o tipo de homem que se impressionava com facilidade. Certo dia, durante uma longa viagem para a Europa, um detalhe chamou a sua atenção. James ficou fascinado com um aparelho que contava o número de voltas dadas pela hélice do navio a vapor.

Quando voltou a Dayton, Ritty se deparou com uma série de furtos nas finanças da Pony House Tavern, no centro da cidade. Aparentemente, os responsáveis seriam os seus próprios funcionários. Foi então que ele teve a ideia que revolucionaria para sempre a história do comércio no mundo todo.

Ritty, com a ajuda de seu irmão John desenvolveu um mecanismo semelhante ao que ele viu em sua viagem. Um dispositivo com a finalidade de registrar as transações em dinheiro realizadas em seus salões. Assim, nasceu a primeira caixa registradora da história da humanidade. No mesmo ano, James e John registraram a patente de sua invenção.

Rittys Primeira Caixa Registradora Gestão de Conteúdo Empresarial
Primeira caixa registradora da história, produzida pelos irmãos Ritty, em 1878.

Apelidada de “A Caixa Incorruptível”, a invenção dos irmãos Ritty passou por diversas melhorias ao longo dos anos. Os contadores numéricos foram substituídos por indicadores de dólares e centavos. Versões posteriores receberam gavetas com compartimentos para cédulas e moedas. Hoje, ela pode ser visitada no National Museum Of American History, em Washington D.C.

Em 1879, os Rittys abandonaram o comércio e se dedicaram somente à fabricação das caixas registradoras. Contudo, dentro de pouco tempo se viram incapacitados de atender às demandas e venderam a patente. O comprador, Jacob Eckhert de Cincinnati, redesenhou o protótipo e implementou um sino que tocava a cada venda. Foi um sucesso.

O som do sino se tornou uma marca registrada dos equipamentos. Contudo, em 1884 Eckhert vendeu a patente para John H. Patterson, que fundou a National Cash Register Corporation (NCR). Até hoje, a NCR continua sendo a líder mundial em concepção e produção de caixas automáticos.

Mas o que a Gestão de Conteúdo Empresarial e os irmãos Ritty têm em comum?

A resposta é muito simples e tem apenas quatro letras: TUDO!

Como toda boa solução, a caixa registradora dos irmãos Ritty nasceu de um problema. Mas até encontrar a solução para esse problema, foram enfrentadas algumas etapas. Para exemplificar, vou listá-las abaixo:

  • Identificação do problema: o roubo do dinheiro;
  • Definição dos objetivos: evitar os roubos;
  • Planejamento: concepção baseada no sistema do navio;
  • Execução: montagem do primeiro protótipo;
  • Finalização: ajustes e melhorias finais.

No exemplo dos irmãos Ritty, após ter alcançado o sucesso com o seu invento, eles optaram por vender a patente. Um erro? Provavelmente. O negócio milionário que eles tinham em mãos acabou fugindo do controle por falta de gestão. No mundo dos negócios, tudo depende dos objetivos que cada empreendedor traça para si e para sua empresa.

Como apontamos em nosso artigo “Por que o ECM está inovando a Gestão Empresarial?”, lembramos que de cada 10 empresas, seis fecham as portas antes de completarem cinco anos. Esses dados foram publicados na pesquisa Demografia das Empresas 2014, divulgada em 2016 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Se você, ao contrário dos Rittys, não pretende entrar para a estatística das empresas que fecham as suas portas por falta de planejamento, está mais do que na hora de aderir a um sistema de Gestão de Conteúdo Empresarial no seu negócio. Já te explico o porquê!

Acompanhe os tópicos abaixo e entenda porque em pleno século XXI, algumas empresas enfrentam os mesmos problemas que os irmãos Ritty enfrentavam há 200 anos atrás:

1. Falta de planejamento

Este é, sem sombra de dúvidas, o maior inimigo de qualquer empresa. Uma boa Gestão de Processos sempre parte, primeiro, de um bom planejamento. Somente com o planejamento, é possível melhorar o fluxo de trabalho. É planejando as ações da empresa que você descobre o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.

2. Modelo de trabalho ultrapassado

Empresa que não inova, morre na praia. Infelizmente essa é uma verdade que não pode ser ignorada. Algumas empresas resistem às inovações tecnológicas devido à uma cultura mais tradicional. Outras dizem não ter tempo de inovar. Se a sua empresa é uma dessas, cuidado. O tempo que você economiza mantendo fluxos que já não funcionam pode custar tudo o que você conquistou até hoje.

É fundamental que sua empresa esteja sempre de olho em novos modelos de trabalho e esqueça as metodologias ultrapassadas. Lembrando sempre que inovar não significa gastar mais. Muito pelo contrário. Adotando processos de gerenciamento modernos você pode cortar em até 47% os custos da sua empresa.

3. Medo das inovações tecnológicas

Pode até não parecer, mas este, ainda é um problema muito frequente. Tanto em empresas familiares de pequeno porte, quanto em multinacionais de matriz mais conservadora. Mas o mercado está mudando. Hoje, já não há mais espaço para empresas que não se adaptam às inovações tecnológicas.

Por isso, se você quer realmente que a sua empresa sobreviva ao processo de transformação digital, você precisa urgentemente implementar um software de Gestão de Conteúdo Empresarial (ECM) no seu negócio.

4. Ausência de gestão de pessoas

Sem uma equipe motivada e engajada, nenhuma empresa cresce. Lembre-se sempre de que as pessoas são o coração de qualquer empresa. Por isso, invista em treinamentos. De nada adianta implementar um sistema de Gestão de Conteúdo Empresarial que ninguém saberá operar. Apostar no crescimento profissional da sua equipe é investir na qualificação do seu negócio frente ao mercado.

5. Descuido com as metas

É preciso estabelecer metas para a sua empresa. Mas de nada adianta traçar objetivos e não monitorar a evolução dos resultados alcançados. Por isso, é essencial que você defina os KPI’s (sigla em inglês para Key Success Indicator), ou Indicadores-Chave de Desempenho da sua estratégia de negócios.

O planejamento estratégico só tem sentido se você puder mensurar os resultados no final do processo e compará-los com as métricas iniciais. Com um software de Gestão de Conteúdo Empresarial (ECM), como o sistema desenvolvido pela Malb Projetos, por exemplo, você consegue aumentar em até 312% a produtividade da sua empresa. Ou seja, você tem a oportunidade de triplicar a sua produção sem gastar absolutamente nada.

E você, como quer que a sua empresa seja lembrada no futuro? Como aquela que desistiu no meio do caminho por falta de planejamento? Ou como aquela que aderiu a um sistema de Gestão de Conteúdo Empresarial e se tornou líder no mercado?

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