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O que é Funil de Vendas?

Luiz Fernando Gama de MedeirosArtigos, Marketing, Estratégias e Vendas01 dez, 2017 17:49
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Entenda o conceito de funil de vendas e porque ele é importante para o seu negócio!

funil de vendas
Mostre ao seu cliente as vantagens de optar pela solução da sua empresa, através do funil de vendas!

O mercado está mudando. Empresas de todos os tipos estão tendo que se adaptar a uma nova realidade, pois o consumidor está pesquisando mais antes de adquirir um serviço ou comprar um produto. O funil de vendas é um conceito que vem sendo muito utilizado nas empresas para saber os hábitos de compra das pessoas e suas reais necessidades.

Se você ainda não sabe como essa ferramenta pode ser útil para o seu negócio, acompanhe este post e aprenda o que é funil de vendas e como ele pode ser aplicado!

Definição

O funil de vendas é um conjunto de etapas que mostra como conduzir e acompanhar o cliente pela sua jornada de compra. Segundo o blog da Resultados Digitais, “um bom funil deve tornar todo o processo previsível e escalável, facilitando assim a tomada de decisões relacionadas ao planejamento e estrutura da aquisição de clientes”.

De forma mais simplificada, o funil de vendas é um modelo estratégico, formado por algumas etapas. Essas etapas mostram os passos de um possível cliente, desde o primeiro contato com a empresa, até a ação de compra.

Geralmente, o funil de vendas é dividido em três etapas. O cliente é conduzido pelas etapas, até a decisão de compra. Veja a seguir.

Etapas do funil de vendas

O funil de vendas é representado pelo desenho de um funil. Imagine que o seu possível cliente “entra” pelo funil quando começa a ter contato com a empresa e conhecer o seu serviço ou produto. Logo depois, ele vai passando pelas demais etapas, até finalizar todo o processo, onde ele pode decidir pela compra. As três etapas básicas do funil de vendas, são:

Topo do funil

É a parte mais larga do funil de vendas e é também conhecida como tomada de consciência. Nesta primeira etapa, o futuro cliente vai procurar a solução para um problema ou uma necessidade.

Aí que ele vai encontrar a sua empresa. Nesta fase, você deve despertar o interesse dele para o seu serviço ou produto. De acordo com o blog da Rock Content, é importante fazer com que o visitante do seu site ou blog descubra uma necessidade e tenha interesse pela sua empresa para avançar até o meio do funil, que é a próxima etapa.

Meio do funil

É a segunda camada do funil. É a fase em que o futuro cliente procura por uma solução para o seu problema ou necessidade. Aqui, ele já tem a intenção de comprar, mas ainda está em dúvida se deve ou não contratar a sua empresa, por isso começa a pesquisar mais profundamente as opções disponíveis.

Então, dependendo da decisão dele, é que vai avançar para o fundo do funil, que é a próxima etapa. Neste momento, você deve mostrar a ele que a sua empresa possui a melhor solução para o problema dele.

Fundo do funil

Esta última fase já é o fechamento da compra, em que seu possível cliente compara a solução da sua empresa com a de outras e escolhe a melhor alternativa. Assim que ele escolhe, ele finaliza o processo, realizando a compra.

Vantagens de utilizar um funil de vendas

O funil de vendas possui várias vantagens para uma organização. A Rock Content destacou em seu blog as principais vantagens. São elas:

  • Conhecer melhor a sua equipe de trabalho;
  • Gerar mais produtividade;
  • Gestão mais otimizada;
  • Melhor aproveitamento das oportunidades de negócios;
  • Novas informações para aperfeiçoar produtos e serviços.

Agora que você já sabe a importância de aplicar o funil de vendas no seu negócio para atrair potenciais clientes, que tal colocar em prática? E se você já utiliza essa ferramenta, conte pra gente a sua experiência!

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