RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Assine agora para receber conteúdo de qualidade

O que é Inbound Marketing?

Luiz Fernando Gama de MedeirosArtigos, Gestão Empresarial e Empreendedorismo Avançado08 nov, 2017 16:47
Compartilhe nas suas redes sociais!

Se você gosta ou se interessa por marketing e pelo meio digital, já deve ter ouvido falar no Inbound Marketing, certo? Mas você sabe realmente o que significa esse conceito? Se ainda não, confira este post!

Inbound Marketing
Entenda melhor o conceito de Inbound Marketing e porque ele é tão importante para as empresas!

Um conceito muito utilizado atualmente no meio digital, é o de Inbound Marketing. Ele é um conceito mais amplo e atual, chamado também de “marketing de entrada”, “marketing de atração” ou “novo marketing”. Acompanhe este post e entenda melhor sobre ele!

Definição

O Inbound Marketing rompe com os conceitos do Marketing tradicional, que busca atrair o público em geral oferecendo produtos e serviços. Já o Inbound é uma estratégia contrária: faz com que clientes em potencial sejam atraídos até a empresa. Assim, faz com que eles te encontrem e se interessem pelo seu produto ou serviço.

É a conquista de um público-alvo e de leads qualificados. Ou seja, aqueles que realmente tenham interesse nos serviços que a sua empresa oferece, através de um conteúdo voltado especialmente para eles.

Segundo uma definição do blog da Rock Content, o Inbound Marketing é:

“Qualquer estratégia de marketing que visa atrair o interesse das pessoas. Também é chamado de marketing de atração e possui três grandes pilares: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Redes Sociais”.

Muitos profissionais de Marketing já utilizam o Inbound Marketing há bastante tempo, mesmo sem saber exatamente o seu conceito, de forma inconsciente. O termo surgiu paralelo ao Marketing Digital e da relação entre consumidor e publicidade, realizada pela comunicação online.

Como fazer Inbound Marketing

Há várias formas de se fazer Inbound Marketing. Algumas das mais conhecidas, são:

  • Produção de posts para um blog;
  • E-books e Whitepapers;
  • Webinars e Podcasts;
  • Relações Públicas;
  • Questionários;
  • Fóruns online;
  • Vídeos online;
  • E-mail marketing;
  • SEO;
  • Conteúdo para Mídias Sociais.

De acordo com a Rock Content, ele pode ser dividido em 5 etapas:

  1. Atrair tráfego;
  2. Converter visitantes em leads;
  3. Converter leads em vendas;
  4. Fidelizar os clientes e aumentar as margens;
  5. Encantar seus clientes e transformá-los em promotores.

Estas etapas devem se encaixar em uma estratégia, na qual seja produzido um conteúdo certo, no momento e no local correto. Assim, as pessoas absorvem melhor as informações e ficam mais propensas a interagir. O conteúdo deve agregar valor, para que as marcas sejam encontradas de forma mais fácil na rede e os consumidores direcionados aos seus sites.

Benefícios para as empresas

Até aqui, você já percebeu que o Inbound Marketing é uma estratégia que contribui muito para a construção e consolidação de uma marca.

Confira alguns benefícios que a sua empresa pode ter se adotar o Inbound Marketing:

1 – Conteúdos de qualidade feitos de forma estratégica através de um blog, por exemplo, tendem a conquistar 55% mais tráfego que sites sem blog;

2 – O visitante de um blog com conteúdo relevante, faz com que ele se torne um fã da marca. Em consequência disso, ele irá divulgar os seus pontos fortes. Portanto, se o cliente percebe a qualidade e a relevância do que é oferecido, irá, de forma natural, promover a marca por uma questão de confiança;

3 – Mais de 50% das empresas relatam que os contatos de clientes online vieram através de seus blogs. E mais de 60% dos gerentes de marketing acreditam que o blog, é, de fato, importante para a empresa. Além do mais, 83% dos gestores afirmam que a presença no Facebook é essencial;

4 – Com a estratégia, é possível identificar com mais precisão quem está interessado nos produtos e conteúdos, ou seja, quem é o público-alvo e como satisfazê-lo;

5 – O Inbound Marketing já é uma estratégia indispensável, pois a evolução do mercado mostra que é necessário uma comunicação direta e precisa com o cliente, atraindo assim quem realmente está interessado na marca.

Se ainda ficou com dúvidas sobre o conceito de Inbound Marketing, veja o vídeo abaixo:

Conclusão

O Inbound Marketing é uma estratégia focada em um público-alvo específico (também pode ser chamado de persona), que deve ser bem planejada e que reúne as melhores ações de marketing para atrair o público certo para a sua empresa.

Enfim, é uma estratégia para fidelizar seus possíveis clientes, deixando-os satisfeitos e querendo ser seguidores da sua marca.

Se gostou desse post, compartilhe em suas redes sociais!

Já conhece o nosso Guia completo de Direito Digital para Negócios? Baixe agora!

Compartilhe nas suas redes sociais!

Deixe o seu comentário!

comentários

Leave a reply



Av. Carlos Gomes, 1155 • Cjto 602
Bela Vista • Porto Alegre • RS
CEP: 90480-004

(51) 3330-3938

sac@gamademedeiros.com.br

Gama de Medeiros. Todos os direitos reservados © 2017