Giraffas, Nubank e Pontofrio, são algumas marcas que estão fazendo muito sucesso na internet. Saiba por que.

Você já deve ter visto posts de marcas como Giraffas, Nubank e Pontofrio, nas redes sociais, não é mesmo? Elas parecem estar em todos os lugares, por conta de sua boa presença na internet.
Parece difícil? Nem tanto. Os segredos dessas marcas podem ser seguidos por qualquer negócio, basta utilizar as estratégias certas.
“É super importante para qualquer empreendedor, independente do porte, aproveitar as redes sociais. Ele tem a chance de aparecer em pé de igualdade com empresas maiores – e, assim, vende mais”, explica Mônica Lobenschuss, fundadora da Social Lounge, rede brasileira de agências especializadas na gestão e ativação de empresas nas redes sociais.
Uma boa presença digital conta muito para qualquer empresa. As pessoas buscam o tempo todo por soluções para seus problemas, em buscadores como o Google, e nas redes sociais. Se a sua empresa possui uma boa presença digital no Facebook ou no Instagram, por exemplo, isso desperta a confiança do público e gera vantagem frente às concorrentes.
“Vale apostar nessa presença diversa, desde que cada rede faça sentido para seu negócio. Para negócios de gastronomia, por exemplo, estar em um site como o TripAdvisor e em um app como o iFood, é importante”, comenta a especialista em Marketing Digital, Ana Tex.
Mas antes de sair copiando as táticas das marcas mais conhecidas, fica um alerta: a melhor estratégia varia muito, e tem que estar de acordo com o seu público-alvo e seu mercado de atuação.
Segredos de sucesso das marcas na internet
Mas, afinal, quais são os segredos das marcas que se tornaram famosas nas redes? Confira três deles para você se inspirar:
1 – Atender de forma humanizada
O primeiro segredo para se dar bem nas redes sociais – e, de forma geral, no marketing digital – é promover um atendimento humanizado. Exemplo disso é a Nubank. “A startup entrou no mercado com a concorrência de grandes bancos, e eles conseguiram alcançar a popularidade com seu público-alvo, que são os jovens. A estratégia de atendimento online foi um sucesso e já há 4 milhões de pessoas na fila para conseguir um cartão deles.”, explica Nils Kauwertz, CEO e fundador da Wunder, que oferece cursos online de marketing digital.
Além disso, a marca responde comentários e solicitações de maneira coloquial nas redes sociais, com emoticons, gifs e memes. O Nubank também ficou conhecido por suas ações pontuais.
2 – Ficar de olho em possíveis virais (e surfar na onda deles)
Para conseguir mais visibilidade e mais fãs, vale também a empresa aproveitar assuntos que estejam em alta nas redes sociais e interagir, fazendo um post inesperado. A marca Giraffas faz isso.
Em 2015, eles aproveitaram uma tentativa de paz entre o Burger King e o McDonald’s e entraram no meio da conversa. Em um dia, a publicação deles alcançou 44 mil curtidas e 5 mil comentários”, exemplifica Kauwertz.
Falar de temas que são relevantes e valorizados pelas pessoas, é uma tática que promove a marca e aumenta a sua audiência, além de dar um melhor posicionamento com um menor investimento.

3 – Ter equilíbrio entre conteúdo e autopromoção
Um bom conteúdo move o público-alvo de alguma forma. Para isso, três aspectos são importantes: educação, entretenimento e inspiração. Mesmo assim, é preciso lembrar que qualquer negócio precisará falar de seu produto ou serviço em algum momento.
Por isso deve haver um equilíbrio. De acordo com Nils Kauwertz, o ideal é que a empresa use 80% de posts de valor agregado para o público-alvo e 20% de posts de autopromoção do empreendimento.“ Um exemplo que fez isso bem no Brasil é a Pontofrio, no Facebook e principalmente no Twitter.
Eles misturam muito bem promoções da loja com assuntos do momento”, explica. Em 2012, a marca realizou 20 milhões de reais em vendas através dos seus perfis em redes sociais.
Você conhece algum case de sucesso que vem crescendo e fazendo sucesso nas redes sociais? Conte pra gente nos comentários!
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.