4 razões para registrar uma marca | Gama de Medeiros

Notícias

4 razões para registrar uma marca

Professor Gama
Escrito por Professor Gama em abril 28, 2017
4 razões para registrar uma marca
Junte-se a mais de 127.133 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Ela identifica e diferencia seu produto ou serviço. Mas por que é preciso registrar a sua marca? Conheça os principais motivos.

registro-de-marca
registro-de-marca

 

Derivada do antigo escandinavo brandr, que era associado pelos saxões ao ato de queimar, a utilização da palavra Marca (brand) como se conhece hoje está associada ao efeito de marcar.

Na época, os saxões marcavam suas peças de gado para identificar a sua propriedade e diferenciá-los. E isso já era uma vantagem, pois valorizava os criadores pela qualidade do seu gado e sua marca era mais reconhecida e portanto, mais procurada nas trocas comerciais.  

Essa historinha, traz a finalidade da marca. Que é identificar e distinguir produtos, bens ou serviços. Ela é a identidade do seu produto. Com ela é possível atribuir responsabilidade, qualidade e outras características ao fabricante.

E essa associação ajuda muito as empresas, pois sem elas seria praticamente impossível, quase inviável diferenciar os fabricantes de um mesmo artigo ou produto.

Com todas essas possibilidades, é possível ter exclusividade. O domínio no nome da marca, na produção dos produtos e até mesmo dos métodos utilizados na sua fabricação são possíveis com o registro.

O preocupante, é que ainda, muitos gestores e empresários, não veem a real importância de fazer o seu registro, em especial quando é preciso investir.

Agora que você já sabe o que significa Marca e qual a sua importância, entenda por que é preciso registrá-la. E isso será mostrado por meio de 4 razões.

Registro de marca no INPI

Das mais variadas razões para registrar uma marca, podemos destacar a garantia ao proprietário do direito de uso exclusivo no território nacional.

E esse registro pode ser feito junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O registro evita que seus produtos se tornem alvo de clonagem, imitações ou adaptações.

Ele deve ser encarado pela empresa como um investimento.

Avaliação da marca

Outra razão importante no registro de sua marca é ela ser um bem móvel intangível nos termos do art. 5º da LPI (Lei de Propriedade Industrial), e pode ser avaliada de forma monetária.

Podendo ainda, ser licenciada ou cedida.

Falta de acompanhamento especializado da área jurídica

Você pensou que por falta de informação pode estar usando de forma indevida uma marca?

Nada pior do que ter que trocar todo o seu conteúdo, os elementos nominativos e figurativos por não dar atenção a esse aspecto.

Para as empresas que investem muitos recursos nas áreas de marketing e publicidade, é preciso contar com acompanhamento jurídico especializado.

Assegurar a propriedade

A LPI em seu artigo 129, cita que é possível que qualquer pessoa , de boa fé, residente no Brasil possa solicitar a propriedade da marca se comprovar que pelo menos há 6 meses, antes do seu registro utilizava uma idêntica ou semelhante para  diferenciar ou certificar seu produto ou serviço.

Se comprovado, e independente do seu registro prévio, o direito de preferência não será mais seu.

E isso muitas vezes é uma surpresa para os empreendedores.

Por isso a importância de um acompanhamento jurídico que poderá atuar na adoção das devidas providências.

Enfim, proteja sua marca

Então, ficou convencido de que é preciso investir no registro?

Através do site INPI qualquer empreendedor pode fazer o seu registro com os valores variando de acordo com o tipo societário.

O registro vai acabar com os problemas relacionados  a utilização de marcas de terceiros, processos administrativos e/ou judiciais, ou até mesmo ter que alterar o nome ou logo da sua empresa.

Acredito que você não queira passar por esses transtornos ou o correr o risco de perder a sua marca. Corre lá, se proteger.

Deixe o seu comentário!

comentários

Advogado e Empresário. Diretor de Marketing da Agencia Professor Gama

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *