Advocacia e Mercado - Luiz Fernando Gama

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Advocacia e Mercado

Professor Gama
Escrito por Professor Gama em dezembro 26, 2017
Advocacia e Mercado
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Advocacia e Mercado: Como Começar?

Parabéns você passou na OAB e sente que está pronto para advogar, é chegada a hora de você começar a sua advocacia, e entrar no Mercado. Bom esse é a premissa!

Na prática muitos advogados e advogadas estão fracassando terrivelmente, e muitas vezes desistindo de advogar porque simplesmente, ignoraram a compreensão do Mercado, a partir da visão Linear e da Visão Digital.

Nesse Artigo, vamos te explicar esses conceitos essenciais, para você focar a sua atuação jurídica e aumentar em 7 vezes suas chances de êxito, mesmo sem nenhum experiência e com poucos meses de formado ou aprovado na OAB.

O que é Mercado?

Segundo o Dicionário, o termo :mercado é assim definido:

substantivo masculino 1 1.  lugar público onde negociantes expõem e vendem gêneros alimentícios e artigos de uso rotineiro.”m. de carnes” 2 2.  reunião de negociantes em lugar público.”aqui só há m. uma vez por semana”

Podemos Definir o Mercado a partir desses tópicos:

  • Conceito Aberto e Mutável;
  • Representa “Conjuntos” de “Totalidades”
  • Totalidade da sua Área Jurídica;
  • Totalidade das Ramificações da Área Jurídica;
  • É o Potencial Seguimento e Alcance de Atuação de seu Serviço, Produto, Marca conectado a outros Mercados e suas Variantes;
  • Mercado pensado de forma isolada ele é um Conceito Macro e intangível;
  • Não existe Líder de Mercado;
  • Não existe Mercado Saturado;

Na Advocacia você precisa compreender a visão de mercado, com base em duas vertentes: Visão Linear e Visão Digital

Advocacia Linear

Na Vertente Linear você compreende seu Mercado de Atuação, com base em pesquisas e dados lineares

  • Seguimento ex (Varejo, Indústria, Serviços)
  • Salários, Aumentos, Cargos;
  • Lucros, Endividamentos “Saudáveis” e Balanços
  • Número de Consumidores;
  • Poder de Compra e Índices de Compra;
  • “Bolhas”: Taxa de Ocupação de Imóveis;
  • Taxa de Inadimplência;
  • Crescimento de Contratos Privados e Bancários;
  • Crescimento Econômico;
  • Inflação e Recessão
  • Investimentos e Retração
  • Taxa de “Mortalidade” Empresarial;
  • Taxa de Desemprego;
  • Não existe Mercado Saturado;
  • Existe Mercado em Queda ou Estagnado;

 

Na Vertente Linear um perigoso erro se instala, dados lineares não sao absolutos. Muitas vezes planos estratégicos e análise de Mercado, são baseadas unicamente em dados lineares.

Muitos escritórios abrem com pesquisa apenas em dados lineares, e em poucos meses entendem “na pele” o erro dos dados.

Apesar do plano de negócios (no papel) ser lindo e perfeito, cheio de técnicas como Business Model Canvas, ou Metodologias do Sebrae e outras consultorias de Negócios, sem a visão digital seu plano e visão de mercados estarão equivocados.

Advocacia Vertente Digital

Na visão digital, você incorporará aos dados lineares os dados exponenciais, e sentirá que o quebra cabeça se completa:

Dados Exponenciais:

  • Moedas Digitais;
  • Blockchain e Digitalização
  • Redes Sociais e os Bilhões de Conectados;
  • Publicidade Digital;
  • Velocidade da Contratação;
  • Startups crescendo a 20% ao mês;
  • Startups de Capital Fechado;
  • Consumo Digital;
  • Redes Sociais;
  • Transações e Contratos Eletrônicos;
  • Serviços que se Tornam Obsoletos;
  • Mercado de Aplicativos;
  • Lista de Clientes;
  • Mercado da Audiência Digital;
  • Defasagem do Custo da Tecnologia;
  • Velocidade Incontrolável da queda do custo
  • Mobilidade e Conectividade;

Consequências dos Dados Exponenciais

  • Grandes Marcas Dizimadas;
  • Experiência do Usuário elevada a outro nível;
  • Economia de Dados; Compartilhamento de informações;
  • Pesquisas e Agências de Pesquisa falhando miseravelmente;
  • Economia está “Miope”
  • Varejo graças ao Saque do FGTS teve reação positiva;
  • E-Commerce não viu crise nos últimos anos;
  • Fim de Franquias como Conhecemos;
  • Crescimento de Franquias Digitais e Licenciamentos;
  • Marketing Tradicional não atende mais nada;
  • Neuromarketing com Mktd digital possibilitam a exponencialidade ser entendida;
  • Estudo de Tendência precisa ser por algoritmos;
  • Inteligência Artificial não se vale apenas de dados lineares;
  • Critérios de Soberania já estão se alterando;
  • Uma Nova Economia está Acontecendo;
  • Mercado Linear é cada dia mais frágil

3 Pontos Distorcidos sobre a Compreensão de Mercado

A) Os 6Ds da Nova Economia

Atualmente o Modelo Economico que está influenciando os mais diversos Mercados, basea-se em 6 Ds

1 -Digitalização: tudo pode ser digitalizado, dados, algoritmos, sistemas, e com isso o valor econômico se torna digital.

2 – Decepção: toda nova tecnologia pode ser desapontante, não atingir o público certo ou ainda ser muito a frente do tempo, seja como for mesmo na fase de decepção (fase de investimentos, empréstimos e pouco ou nenhum retorno), existe o valor econômico da tecnologia, empresa, envolvidos, investidores, fundos, bancos, contratos.

3 – Disrupção: quanto a tecnologia, produto ou serviço quebram qualquer padrão do mercado que se inseriram, e superam seus concorrentes, começando a crescer em velocidade exponencial e global.

4 -Desmaterialização: A tecnologia, produto, serviço encontra nos meios digitais a sua forma perfeita de ser contratado, e acessado, e igualmente o valor econômico torna-se maior, facilmente projetável e mensurável.

5 – Desmonetização: A tecnologia, produto e serviço na medida que se tornam escaláveis e replicáveis, seus processo de vendas, growh hacking, o valor torna-se mais e mais acessível, e o valuation maior ainda, permitindo o acesso a milhares e milhões de consumidores ou usuários.

6 – Democratização: Nesse ponto A tecnologia, produto e serviço, torna-se de acesso global, rompe fronteiras e muitas vezes está no nível de integração com outros serviços e players de mercado.

Quando a Advocacia ignora esses 6ds das Nova Economia, poderá trazer prejuízo ao advogado ou advogada, especialmente pela falta de visão estratégia desses estágios de um negócio, e também por não saber orientar juridicamente cada fase de crescimento desses negócios

B) A Veloz Depreciação Tecnológica

Outro ponto importante ao entender-se o Mercado de atuação jurídica, e entender que a depreciação tecnológica hoje afeta todos nichos e tipos de clientes (pessoa jurídica e pessoa física), produtos, serviços, serviços digitais.

Isso Afeta a Advocacia igualmente, seja nas tecnologias que use e invista para modernizar o escritório, seja na atuação frente a clientes afetados direta e indiretamente por essa realidade prevista pela Lei de Moore.

Exemplo disso temos o Projeto Genoma, veja isso:

No Ano de 2000 o Mapeamento genético custou algo próximo a U$ 100.000.000,00 (cem milhões de dólares), em 2015 o mesmo Mapeamento em uma velocidade muito superior, custando U$ 1.000,00 (mil dólares), em menos de 15 anos, o avanço tecnológico depreciou totalmente esse serviço.

Empresas como por exemplo a “23 Mind Me” fazem seu Mapeamento Genético por apenas U$ 99,00 (noventa e nove dólares), liberando de forma on line todo o seu histórico de exames, genes, origens, tendências e doenças.

Segundo a Lei de Moore:

  • Os Processamentos tecnológicos, se replicarão cada vez mais rápido e em maior velocidade;
  • Uma Nova Tecnologia nasce a um custo elevado e a uma capacidade não explorada ainda;
  • A evolução e velocidade dos dados; farão qualquer tecnologia defasar e tornar-lá a um valor acessível;
  • Ex: As impressoras 3D quando foram lançadas custaram milhões, hoje já temos impressoras 3D a custos inferiores a computadores;
  • Carros Elétricos hoje já custam menos que um carro normal;
  • Servidores em Nuvens tornaram-se extremamente baratos;
  • Big Datas e Data Centers, hoje também a um valor baratíssimo;
  • Mapeamentos Genéticos, Exames;
  • Essa “Depreciação” não é vista no Mercado Linear

Imagine sua Advocacia focando em clientes e nichos errados, cliente e serviços já afetados pelas inovações e totalmente ameaçados de existir, já em processo de falência e extinção pelos próximos anos.

C) Depreciação do Conhecimento e as 10 mil horas

Muitos profissionais estão se tornando tão desvalorizados e depreciados.

Imagine você que tem orgulho da sua carreira, do seu esforço e conhecimento, saber que neste momento suas habilidades podem estar perdendo valor, pois o olhar de valor do Mercado MUDOU (e mudou mesmo).

A culpa não é sua por acreditar que investir somente em conhecimento técnico lhe diferenciaria. Afinal, era o caminho que todos faziam, não é mesmo?

Mas o que ninguém fala é o porquê os inteligentes do passado estão perdendo valor nos dias de hoje. A verdade é única, a maioria SOFRE DA FALTA DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: os atuais analfabetos do século XXI.

Tudo começa com o ACESSO COMUM que TORNA O VALOR TÉCNICO BAIXO DEMAIS. Graduação, Pós, MBA, Mestrado, são conhecimentos de fácil acesso, e se todos têm acesso, tem pouco VALOR AGREGADO.

Pesquisas recentes revelam que o conhecimento técnico está gerando a perda de valor e diferenciação (todas as fontes estão em anexo).

– Pouco valor nos atuais profissionais por falta de diferencial competitivo;

– Queda dos Salários por causa do crescimento de cursos universitários;

– Queda do Efeito Diploma sobre os salários.

É estatístico, se o que você sabe todos sabem e têm acesso, você pode estar perdendo valor e provavelmente nem está percebendo isto. Valor Agregado é um calculo básico de economia.

Conforme o Autor: Malcolm Gladwell da Obra Outliers, é preciso ter 10 mil horas de experiência em algo, para dizer que você desenvolveu uma habilidade única

  • O Autor, em um capítulo específico trata das Pesquisas Científicas sobre as 10 mil horas de experiência;
  • Comparou Atletas Inicialmente que ficavam em Segundo Lugar, dos que sempre se destacavam
  • Os Vice campeões tinham uma média de 7 a 8 mil horas de prática, treino e dedicação;
  • Enquanto os Atletas Tops da categoria, todos sem excessão tinham mais de 10 mil horas de prática ou dedicação;
  • Steve Jobs, Bill Gates, tinham mais de 10 mil horas de programação iniciando suas experiências desde adolescentes;
  • Ceos citados, tinham mais de 10 mil horas em experiência e negociação; empreendedorismo, vendas, e essa pesquisa foi aplicada a diversas áreas e a mesma conclusão
  • A Regra das 10 mil horas é imprescindível.

A mesma pesquisa sobre as 10 mil horas de experiência ainda revelou:

  • A mesma pesquisa mostrou algo incrível, quem tinha 30 ou 40 mil horas de experiência, tinham exatamente o mesmo nível de destaca ou
  • Ou seja se Você concentrar Apenas experiência em uma mesma área, você estará defasando sim;
  • Exemplo: Graduação, Pós-Processo Civil, Mestrado em Processo Civil, Doutorado em Processo Civil – você não está aprendendo nada novo, tão pouco se tornando realmente mais competitivo;

A defasagem do conhecimento está entre 2 a 5 anos, no máximo:

  • O que você sabe hoje, estima-se que poderá potencialmente durar de 2 a 5 anos, para lhe garantir habilidades de trabalho ou capacidade de impactar, ser respeitável;
  • Se você “empilhar” cursos do mesmo conhecimento técnico, você não aumentará essa defasagem, ter mais profundidade sobre um tema, igual não impede que ele se torne pouco útil mais adiante;

Solução possível a Advocacia

  • Quando você tem 10 mil horas de experiência em algo, você tem capacidade de fazer conexões com áreas novas e assim evoluir cognitivamente e em capacidade competitiva também;
  • Neurociência + Marketing = Neuromarketing
  • Internet + Vendas = E-commerce
  • Internet + Marketing = Marketing Digital
  • Internet + Big Datas = Internet das Coisas
  • Programação + Big Datas = Inteligência Artificial 

Mercado Jurídico Linear

 

Entenda os Pontos do Mercado Jurídico Linear, e como a Advocacia enxerga e se comporta na visão Linear:

  • Áreas do Direito e Ofertas Iguais Constantemente
  • Escritórios querem ser Full Service;
  • Números de Processo;
  • Software Jurídico
  • Pensar o Contencioso – O Litigar – Demandar;
  • Justiças Especializadas
  • Justiças Comuns
  • Tribunais, Tribunais Federais, Tribunais Superiores;
  • Ter um Escritorio Físico; 
  • Sociedade de Advogados;
  • Ser Militante; Ser Estudioso;
  • Títulos Acadêmicos e Eventos junto a Ordem;
  • Muito Empoderamento
  • Pouco foco no Cliente
  • Relacionamento vai até a assinatura do contrato;
  • Muita preocupação com o Advogar;
  • Não entende de Marketing;
  • Teme Markerting;
  • Tem esperança 

Mercado Jurídico Exponencial

Entenda os Pontos do Mercado Jurídico Exponencial, e como a Advocacia enxerga e se comporta na visão Linear:

  • Foco em Nichos Jurídicos;
  • Foco em Demandas Escaláveis;
  • Foco em Relacionamento Pós-Contrato;
  • Foco em Educar Clientes;
  • Foco em Relacionamento Digital;
  • Foco na Presença Digital Estratégica;
  • Foco em Escalar Demandas e um Nicho, por vez, um trabalho estratégico e concentrado;
  • Crescimento Enxuto e Rápido;
  • Despe-se da Armadura de Advogado Litigante;
  • Adota-se a Postura de Consultor de Soluções;
  • Os dados dos clientes são melhores trabalhados;
  • Após evolui-se para uma Gestão do Escritório 4.0

Minha definição de Mercado Jurídico Exponencial:

“É o Contexto Geral da sua Atuação a partir do Mapeamento do seu ou seus nichos de concentração, adotando-se estratégias de atração e venda para você escalar seus serviços, e criar uma experiência única ao seu cliente, durante a atração e após o trabalho a você confiado. Isso tudo num contexto enxuto e veloz, realizado de forma concentrada e focada” Fernando Gama

Como Achar seu Mercado e Nicho Jurídico Ideal?

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  • Acesso por 365 dias;
  • Plataforma Exclusiva;
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  • Funciona em qualquer dispositivo;
  • Materiais de Apoio;
  • Materiais Complementares;
  • Downloads Ilimitados;
  • Área de Comentários;
  • Suporte de Tira-Dúvidas;

Módulo 1: Jornada do seu Crescimento

  • Entenda sobre novos Modelos de Negócios
  • Modelos de Negócios Digitais e Advocacia
  • Nicho Jurídico
  • Subnicho Jurídico
  • Demandas Rápidas x Demandas Lentas
  • Demandas Escaláveis
  • Plano de Negócios
  • Atividades

Módulo 2: Público Alvo

  • Entenda seu Público Alvo;
  • Como Entender seu Público Alvo;
  • Problemas do Publico Alvo;
  • Ferramentas Digitais
  • Como Encontrar seu Público Alvo
  • Pesquisa e Mercado
  • Atividades

Módulo 3: Ferramentas Digitais

  • Entenda o Comportamento do seu Público;
  • O que seu Público Busca;
  • Como seu Público Busca;
  • Como Analisar seu Concorrente;
  • Analise os Concorrentes;
  • Ferramentas Digitais Avançadas
  • Atividades

Módulo 4: Autoridade e Posicionamento

  • Conceito de Autoridade
  • Como Inventariar Autoridade
  • Conteúdos de Autoridade
  • Lei do Posicionamento
  • Posicionamento e Nicho
  • Reputação Digital
  • Tipos de Conteúdo

Módulo 5: Campanhas de Atração e Venda de Consultoria

  • Campanhas de Atração
  • Como Atrair seu Cliente;
  • Como Anunciar com Segurança
  • Como Gerar Cadastros de Interessados
  • Como Gerar Formulários de Entrevista
  • Como Aparecer Apenas para o Publico Certo
  • Modelo Enxuto de Campanhas
  • Aprenda a Mensurar suas Campanhas
  • Como Ofertar Consultoria
  • Como Precificar sua Consultoria
  • Aprenda sobre Registro de Marca

Ele foi de 0 a 357 Processos em 7 meses...

 

Veja o que ele fala sobre nossos Ensinamentos...

Você acha que Acabou? Veja os Bônus que preparamos...

Bônus: Treinamento Registro de Marcas.

Bônus 2: Treinamento Youtube Marketing

Bônus 3: Dicas para se Destacar no Google

Bônus 4: Treinamento WhatsApp para Negócios

Bônus 5: Plano de Negócios e Planilha Financeira

Imagine Você...

  • Acabando com o Ciclo do Falso Resultado;
  • Não correndo para pegar qualquer tipo de cliente;
  • Não tendo mais que mentir para si que as coisas vão melhorar;
  • Começando a ver crescimento com constância;
  • Tendo Retorno Enxuto e Controlável;
  • Não depender nem esperar por Cliente;
  • Ter Clientes e Cadastros Ativos sendo Renovados;
  • Se Destacar em uma Área como Referência;
  • Ter a Liberdade Financeira que realmente merece;
  • Ter Liberdade Geográfica;
  • Entender sobre como Escalar;
  • Ter um Modelo de Negócio que Funciona;
  • Construir sua Ponte;
  • Olhar para o Espelho e Saber: Agora estou no Caminho Certo
  • Finalmente Fazer aquela Viagem que Você queria...
  • Finalmente mudar seu Padrão de Vida;
  • Realizar a sua Família e deixa-los tranquilos e orgulhosos de você
  • E o mais importante....
  • ...Você feliz com sua Profissão e sendo Realizado!

 

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Advogado e Empresário. Diretor de Marketing da Agencia Professor Gama

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