Advocacia e Mercado: Como Começar?
Parabéns você passou na OAB e sente que está pronto para advogar, é chegada a hora de você começar a sua advocacia, e entrar no Mercado. Bom esse é a premissa!
Na prática muitos advogados e advogadas estão fracassando terrivelmente, e muitas vezes desistindo de advogar porque simplesmente, ignoraram a compreensão do Mercado, a partir da visão Linear e da Visão Digital.
Nesse Artigo, vamos te explicar esses conceitos essenciais, para você focar a sua atuação jurídica e aumentar em 7 vezes suas chances de êxito, mesmo sem nenhum experiência e com poucos meses de formado ou aprovado na OAB.
O que é Mercado?
Segundo o Dicionário, o termo :mercado é assim definido:
substantivo masculino 1 1. lugar público onde negociantes expõem e vendem gêneros alimentícios e artigos de uso rotineiro.”m. de carnes” 2 2. reunião de negociantes em lugar público.”aqui só há m. uma vez por semana”
Podemos Definir o Mercado a partir desses tópicos:
- Conceito Aberto e Mutável;
- Representa “Conjuntos” de “Totalidades”
- Totalidade da sua Área Jurídica;
- Totalidade das Ramificações da Área Jurídica;
- É o Potencial Seguimento e Alcance de Atuação de seu Serviço, Produto, Marca conectado a outros Mercados e suas Variantes;
- Mercado pensado de forma isolada ele é um Conceito Macro e intangível;
- Não existe Líder de Mercado;
- Não existe Mercado Saturado;
Na Advocacia você precisa compreender a visão de mercado, com base em duas vertentes: Visão Linear e Visão Digital
Advocacia Linear
Na Vertente Linear você compreende seu Mercado de Atuação, com base em pesquisas e dados lineares
- Seguimento ex (Varejo, Indústria, Serviços)
- Salários, Aumentos, Cargos;
- Lucros, Endividamentos “Saudáveis” e Balanços
- Número de Consumidores;
- Poder de Compra e Índices de Compra;
- “Bolhas”: Taxa de Ocupação de Imóveis;
- Taxa de Inadimplência;
- Crescimento de Contratos Privados e Bancários;
- Crescimento Econômico;
- Inflação e Recessão
- Investimentos e Retração
- Taxa de “Mortalidade” Empresarial;
- Taxa de Desemprego;
- Não existe Mercado Saturado;
- Existe Mercado em Queda ou Estagnado;
Na Vertente Linear um perigoso erro se instala, dados lineares não sao absolutos. Muitas vezes planos estratégicos e análise de Mercado, são baseadas unicamente em dados lineares.
Muitos escritórios abrem com pesquisa apenas em dados lineares, e em poucos meses entendem “na pele” o erro dos dados.
Apesar do plano de negócios (no papel) ser lindo e perfeito, cheio de técnicas como Business Model Canvas, ou Metodologias do Sebrae e outras consultorias de Negócios, sem a visão digital seu plano e visão de mercados estarão equivocados.
Advocacia Vertente Digital
Na visão digital, você incorporará aos dados lineares os dados exponenciais, e sentirá que o quebra cabeça se completa:
Dados Exponenciais:
- Moedas Digitais;
- Blockchain e Digitalização
- Redes Sociais e os Bilhões de Conectados;
- Publicidade Digital;
- Velocidade da Contratação;
- Startups crescendo a 20% ao mês;
- Startups de Capital Fechado;
- Consumo Digital;
- Redes Sociais;
- Transações e Contratos Eletrônicos;
- Serviços que se Tornam Obsoletos;
- Mercado de Aplicativos;
- Lista de Clientes;
- Mercado da Audiência Digital;
- Defasagem do Custo da Tecnologia;
- Velocidade Incontrolável da queda do custo
- Mobilidade e Conectividade;
Consequências dos Dados Exponenciais
- Grandes Marcas Dizimadas;
- Experiência do Usuário elevada a outro nível;
- Economia de Dados; Compartilhamento de informações;
- Pesquisas e Agências de Pesquisa falhando miseravelmente;
- Economia está “Miope”
- Varejo graças ao Saque do FGTS teve reação positiva;
- E-Commerce não viu crise nos últimos anos;
- Fim de Franquias como Conhecemos;
- Crescimento de Franquias Digitais e Licenciamentos;
- Marketing Tradicional não atende mais nada;
- Neuromarketing com Mktd digital possibilitam a exponencialidade ser entendida;
- Estudo de Tendência precisa ser por algoritmos;
- Inteligência Artificial não se vale apenas de dados lineares;
- Critérios de Soberania já estão se alterando;
- Uma Nova Economia está Acontecendo;
- Mercado Linear é cada dia mais frágil
3 Pontos Distorcidos sobre a Compreensão de Mercado
A) Os 6Ds da Nova Economia
Atualmente o Modelo Economico que está influenciando os mais diversos Mercados, basea-se em 6 Ds
1 -Digitalização: tudo pode ser digitalizado, dados, algoritmos, sistemas, e com isso o valor econômico se torna digital.
2 – Decepção: toda nova tecnologia pode ser desapontante, não atingir o público certo ou ainda ser muito a frente do tempo, seja como for mesmo na fase de decepção (fase de investimentos, empréstimos e pouco ou nenhum retorno), existe o valor econômico da tecnologia, empresa, envolvidos, investidores, fundos, bancos, contratos.
3 – Disrupção: quanto a tecnologia, produto ou serviço quebram qualquer padrão do mercado que se inseriram, e superam seus concorrentes, começando a crescer em velocidade exponencial e global.
4 -Desmaterialização: A tecnologia, produto, serviço encontra nos meios digitais a sua forma perfeita de ser contratado, e acessado, e igualmente o valor econômico torna-se maior, facilmente projetável e mensurável.
5 – Desmonetização: A tecnologia, produto e serviço na medida que se tornam escaláveis e replicáveis, seus processo de vendas, growh hacking, o valor torna-se mais e mais acessível, e o valuation maior ainda, permitindo o acesso a milhares e milhões de consumidores ou usuários.
6 – Democratização: Nesse ponto A tecnologia, produto e serviço, torna-se de acesso global, rompe fronteiras e muitas vezes está no nível de integração com outros serviços e players de mercado.
Quando a Advocacia ignora esses 6ds das Nova Economia, poderá trazer prejuízo ao advogado ou advogada, especialmente pela falta de visão estratégia desses estágios de um negócio, e também por não saber orientar juridicamente cada fase de crescimento desses negócios
B) A Veloz Depreciação Tecnológica
Outro ponto importante ao entender-se o Mercado de atuação jurídica, e entender que a depreciação tecnológica hoje afeta todos nichos e tipos de clientes (pessoa jurídica e pessoa física), produtos, serviços, serviços digitais.
Isso Afeta a Advocacia igualmente, seja nas tecnologias que use e invista para modernizar o escritório, seja na atuação frente a clientes afetados direta e indiretamente por essa realidade prevista pela Lei de Moore.
Exemplo disso temos o Projeto Genoma, veja isso:
No Ano de 2000 o Mapeamento genético custou algo próximo a U$ 100.000.000,00 (cem milhões de dólares), em 2015 o mesmo Mapeamento em uma velocidade muito superior, custando U$ 1.000,00 (mil dólares), em menos de 15 anos, o avanço tecnológico depreciou totalmente esse serviço.
Empresas como por exemplo a “23 Mind Me” fazem seu Mapeamento Genético por apenas U$ 99,00 (noventa e nove dólares), liberando de forma on line todo o seu histórico de exames, genes, origens, tendências e doenças.
Segundo a Lei de Moore:
- Os Processamentos tecnológicos, se replicarão cada vez mais rápido e em maior velocidade;
- Uma Nova Tecnologia nasce a um custo elevado e a uma capacidade não explorada ainda;
- A evolução e velocidade dos dados; farão qualquer tecnologia defasar e tornar-lá a um valor acessível;
- Ex: As impressoras 3D quando foram lançadas custaram milhões, hoje já temos impressoras 3D a custos inferiores a computadores;
- Carros Elétricos hoje já custam menos que um carro normal;
- Servidores em Nuvens tornaram-se extremamente baratos;
- Big Datas e Data Centers, hoje também a um valor baratíssimo;
- Mapeamentos Genéticos, Exames;
- Essa “Depreciação” não é vista no Mercado Linear
Imagine sua Advocacia focando em clientes e nichos errados, cliente e serviços já afetados pelas inovações e totalmente ameaçados de existir, já em processo de falência e extinção pelos próximos anos.
C) Depreciação do Conhecimento e as 10 mil horas
Muitos profissionais estão se tornando tão desvalorizados e depreciados.
Imagine você que tem orgulho da sua carreira, do seu esforço e conhecimento, saber que neste momento suas habilidades podem estar perdendo valor, pois o olhar de valor do Mercado MUDOU (e mudou mesmo).
A culpa não é sua por acreditar que investir somente em conhecimento técnico lhe diferenciaria. Afinal, era o caminho que todos faziam, não é mesmo?
Mas o que ninguém fala é o porquê os inteligentes do passado estão perdendo valor nos dias de hoje. A verdade é única, a maioria SOFRE DA FALTA DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: os atuais analfabetos do século XXI.
Tudo começa com o ACESSO COMUM que TORNA O VALOR TÉCNICO BAIXO DEMAIS. Graduação, Pós, MBA, Mestrado, são conhecimentos de fácil acesso, e se todos têm acesso, tem pouco VALOR AGREGADO.
Pesquisas recentes revelam que o conhecimento técnico está gerando a perda de valor e diferenciação (todas as fontes estão em anexo).
– Pouco valor nos atuais profissionais por falta de diferencial competitivo;
– Queda dos Salários por causa do crescimento de cursos universitários;
– Queda do Efeito Diploma sobre os salários.
É estatístico, se o que você sabe todos sabem e têm acesso, você pode estar perdendo valor e provavelmente nem está percebendo isto. Valor Agregado é um calculo básico de economia.
Conforme o Autor: Malcolm Gladwell da Obra Outliers, é preciso ter 10 mil horas de experiência em algo, para dizer que você desenvolveu uma habilidade única
- O Autor, em um capítulo específico trata das Pesquisas Científicas sobre as 10 mil horas de experiência;
- Comparou Atletas Inicialmente que ficavam em Segundo Lugar, dos que sempre se destacavam
- Os Vice campeões tinham uma média de 7 a 8 mil horas de prática, treino e dedicação;
- Enquanto os Atletas Tops da categoria, todos sem excessão tinham mais de 10 mil horas de prática ou dedicação;
- Steve Jobs, Bill Gates, tinham mais de 10 mil horas de programação iniciando suas experiências desde adolescentes;
- Ceos citados, tinham mais de 10 mil horas em experiência e negociação; empreendedorismo, vendas, e essa pesquisa foi aplicada a diversas áreas e a mesma conclusão
- A Regra das 10 mil horas é imprescindível.
A mesma pesquisa sobre as 10 mil horas de experiência ainda revelou:
- A mesma pesquisa mostrou algo incrível, quem tinha 30 ou 40 mil horas de experiência, tinham exatamente o mesmo nível de destaca ou
- Ou seja se Você concentrar Apenas experiência em uma mesma área, você estará defasando sim;
- Exemplo: Graduação, Pós-Processo Civil, Mestrado em Processo Civil, Doutorado em Processo Civil – você não está aprendendo nada novo, tão pouco se tornando realmente mais competitivo;
A defasagem do conhecimento está entre 2 a 5 anos, no máximo:
- O que você sabe hoje, estima-se que poderá potencialmente durar de 2 a 5 anos, para lhe garantir habilidades de trabalho ou capacidade de impactar, ser respeitável;
- Se você “empilhar” cursos do mesmo conhecimento técnico, você não aumentará essa defasagem, ter mais profundidade sobre um tema, igual não impede que ele se torne pouco útil mais adiante;
Solução possível a Advocacia
- Quando você tem 10 mil horas de experiência em algo, você tem capacidade de fazer conexões com áreas novas e assim evoluir cognitivamente e em capacidade competitiva também;
- Neurociência + Marketing = Neuromarketing
- Internet + Vendas = E-commerce
- Internet + Marketing = Marketing Digital
- Internet + Big Datas = Internet das Coisas
- Programação + Big Datas = Inteligência Artificial
Mercado Jurídico Linear
Entenda os Pontos do Mercado Jurídico Linear, e como a Advocacia enxerga e se comporta na visão Linear:
- Áreas do Direito e Ofertas Iguais Constantemente
- Escritórios querem ser Full Service;
- Números de Processo;
- Software Jurídico
- Pensar o Contencioso – O Litigar – Demandar;
- Justiças Especializadas
- Justiças Comuns
- Tribunais, Tribunais Federais, Tribunais Superiores;
- Ter um Escritorio Físico;
- Sociedade de Advogados;
- Ser Militante; Ser Estudioso;
- Títulos Acadêmicos e Eventos junto a Ordem;
- Muito Empoderamento
- Pouco foco no Cliente
- Relacionamento vai até a assinatura do contrato;
- Muita preocupação com o Advogar;
- Não entende de Marketing;
- Teme Markerting;
- Tem esperança
Mercado Jurídico Exponencial
Entenda os Pontos do Mercado Jurídico Exponencial, e como a Advocacia enxerga e se comporta na visão Linear:
- Foco em Nichos Jurídicos;
- Foco em Demandas Escaláveis;
- Foco em Relacionamento Pós-Contrato;
- Foco em Educar Clientes;
- Foco em Relacionamento Digital;
- Foco na Presença Digital Estratégica;
- Foco em Escalar Demandas e um Nicho, por vez, um trabalho estratégico e concentrado;
- Crescimento Enxuto e Rápido;
- Despe-se da Armadura de Advogado Litigante;
- Adota-se a Postura de Consultor de Soluções;
- Os dados dos clientes são melhores trabalhados;
- Após evolui-se para uma Gestão do Escritório 4.0
Minha definição de Mercado Jurídico Exponencial:
“É o Contexto Geral da sua Atuação a partir do Mapeamento do seu ou seus nichos de concentração, adotando-se estratégias de atração e venda para você escalar seus serviços, e criar uma experiência única ao seu cliente, durante a atração e após o trabalho a você confiado. Isso tudo num contexto enxuto e veloz, realizado de forma concentrada e focada” Fernando Gama
Como Achar seu Mercado e Nicho Jurídico Ideal?
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- Treinamento On-Line;
- Acesso por 365 dias;
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- Funciona em qualquer dispositivo;
- Materiais de Apoio;
- Materiais Complementares;
- Downloads Ilimitados;
- Área de Comentários;
- Suporte de Tira-Dúvidas;
Módulo 1: Jornada do seu Crescimento

- Entenda sobre novos Modelos de Negócios
- Modelos de Negócios Digitais e Advocacia
- Nicho Jurídico
- Subnicho Jurídico
- Demandas Rápidas x Demandas Lentas
- Demandas Escaláveis
- Plano de Negócios
- Atividades
Módulo 2: Público Alvo

- Entenda seu Público Alvo;
- Como Entender seu Público Alvo;
- Problemas do Publico Alvo;
- Ferramentas Digitais
- Como Encontrar seu Público Alvo
- Pesquisa e Mercado
- Atividades
Módulo 3: Ferramentas Digitais

- Entenda o Comportamento do seu Público;
- O que seu Público Busca;
- Como seu Público Busca;
- Como Analisar seu Concorrente;
- Analise os Concorrentes;
- Ferramentas Digitais Avançadas
- Atividades
Módulo 4: Autoridade e Posicionamento

- Conceito de Autoridade
- Como Inventariar Autoridade
- Conteúdos de Autoridade
- Lei do Posicionamento
- Posicionamento e Nicho
- Reputação Digital
- Tipos de Conteúdo

Módulo 5: Campanhas de Atração e Venda de Consultoria

- Campanhas de Atração
- Como Atrair seu Cliente;
- Como Anunciar com Segurança
- Como Gerar Cadastros de Interessados
- Como Gerar Formulários de Entrevista
- Como Aparecer Apenas para o Publico Certo
- Modelo Enxuto de Campanhas
- Aprenda a Mensurar suas Campanhas
- Como Ofertar Consultoria
- Como Precificar sua Consultoria
- Aprenda sobre Registro de Marca
Ele foi de 0 a 357 Processos em 7 meses...
Veja o que ele fala sobre nossos Ensinamentos...
Você acha que Acabou? Veja os Bônus que preparamos...
Bônus: Treinamento Registro de Marcas.

Bônus 2: Treinamento Youtube Marketing

Bônus 3: Dicas para se Destacar no Google

Bônus 4: Treinamento WhatsApp para Negócios

Bônus 5: Plano de Negócios e Planilha Financeira

Imagine Você...
- Acabando com o Ciclo do Falso Resultado;
- Não correndo para pegar qualquer tipo de cliente;
- Não tendo mais que mentir para si que as coisas vão melhorar;
- Começando a ver crescimento com constância;
- Tendo Retorno Enxuto e Controlável;
- Não depender nem esperar por Cliente;
- Ter Clientes e Cadastros Ativos sendo Renovados;
- Se Destacar em uma Área como Referência;
- Ter a Liberdade Financeira que realmente merece;
- Ter Liberdade Geográfica;
- Entender sobre como Escalar;
- Ter um Modelo de Negócio que Funciona;
- Construir sua Ponte;
- Olhar para o Espelho e Saber: Agora estou no Caminho Certo
- Finalmente Fazer aquela Viagem que Você queria...
- Finalmente mudar seu Padrão de Vida;
- Realizar a sua Família e deixa-los tranquilos e orgulhosos de você
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- ...Você feliz com sua Profissão e sendo Realizado!
Que tal parar de Imaginar e Agir Conosco?

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Temas que abordamos nessa página:
- 1 Advocacia e Mercado: Como Começar?
- 2 O que é Mercado?
- 3 Advocacia Linear
- 4 Advocacia Vertente Digital
- 5 3 Pontos Distorcidos sobre a Compreensão de Mercado
- 6 A) Os 6Ds da Nova Economia
- 7 B) A Veloz Depreciação Tecnológica
- 8 C) Depreciação do Conhecimento e as 10 mil horas
- 9 Mercado Jurídico Linear
- 10 Mercado Jurídico Exponencial
- 11 Como Achar seu Mercado e Nicho Jurídico Ideal?
- 12 Veja tudo que o Advocacia Focada vai te entregar
- 12.1 Módulo 1: Jornada do seu Crescimento
- 12.2 Módulo 2: Público Alvo
- 12.3 Módulo 3: Ferramentas Digitais
- 12.4 Módulo 4: Autoridade e Posicionamento
- 12.5 Módulo 5: Campanhas de Atração e Venda de Consultoria
- 12.6 Ele foi de 0 a 357 Processos em 7 meses...
- 12.7 Veja o que ele fala sobre nossos Ensinamentos...
- 12.8 Você acha que Acabou? Veja os Bônus que preparamos...
- 12.9 Bônus: Treinamento Registro de Marcas.
- 12.10 Bônus 2: Treinamento Youtube Marketing
- 12.11 Bônus 3: Dicas para se Destacar no Google
- 12.12 Bônus 4: Treinamento WhatsApp para Negócios
- 12.13 Bônus 5: Plano de Negócios e Planilha Financeira
- 12.14 Imagine Você...
- 12.15 Que tal parar de Imaginar e Agir Conosco?
- 12.16 Ainda na Dúvida? Conheça nossa Garantia "Ame Agora Decida Depois"
- 12.17 Sua Advocacia Vale o Investimento Diário menor que um Café?
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