A Análise preditiva tem uso recente e está se tornando uma importante ferramenta de observação de negócios e diferencial competitivo para as empresas.
Conheça a tendência e suas aplicações lendo este artigo.

Segundo a ABI Research, em 2018, com a geração de dados cada vez maior, o mercado de Big Data, junto ao de análise preditiva, deve atingir US$114 bilhões.
O desafio das grandes companhias é “minerar” (data mining) toda essa imensa quantidade de informações.
E junto à aos executivos das organizações, oferecer vantagem competitiva no mercado.
Sozinho, o segmento de análise preditiva, estimado em cerca de US$ 2 bilhões, deve crescer e chegar a US$ 3 bilhões em 2017, de acordo com estudo da IDC.
Com tamanha importância para as empresas, vamos conhecer agora, a análise preditiva.
Usada para avaliar os cenários ou situações específicas e visualizar tendências que podem influenciar futuras estratégias nas empresas, a análise preditiva surgiu na década de 80.
Ela evoluiu e se tornou mais tecnológica e eficiente.
Hoje o modelo tem mais consistência e segurança, tornando-se uma importante ferramenta para a observação de negócios.
O que significa e qual o seu objetivo?
A análise preditiva consiste no uso de dados, algoritmos estatísticos e técnicas de machine learning.
Para descobrir a probabilidade de resultados futuros baseados em dados históricos.
Realizar uma análise preditiva é como “prever o futuro”, ou melhor, imaginar tendências e fatos que possam influenciar as estratégias futuras para a sua empresa.
E para isso é fundamental o uso de ferramentas Analytics e Big Data.
Para auxiliar no alcance de resultados positivos, a análise prevê realidades e avalia as perspectivas mercadológicas.
Além de auxiliar as empresas a criar táticas para obter resultados mais promissores.
Onde aplicar

Ao utilizar dados estatísticos e históricos para focar nas melhores ações, estas informações irão permitir a criação de modelos preditivos.
Estes concentram sua análise basicamente em 5 variáveis, segundo cada negócio, que auxiliam na prevenção de necessidades e problemas do mercado, para antecipar soluções.
Com o uso de softwares interativos e computadores mais acelerados, o acesso e o cruzamento de um grande volume e variação de dados, podem fornecer informações valiosas para as empresas.
A análise preditiva se concentra nas seguintes capacidades:
- identificação de tendências;
- prevenção de comportamentos;
- entendimento das reais necessidades de clientes;
- promoção da tomada de decisões baseadas em dados fidedignos;
- melhoramento do desempenho dos negócios.
Um modelo preditivo alcança dados detalhados do processo produtivo.
Mapeia possibilidades de vendas, ele ajuda a controlar o comportamento dos consumidores e reúne dados externos, como por exemplo: clima, condições econômicas, preço de matérias primas que poderão alterar os resultados.
Segundo estudos, a utilização da análise preditiva pode promover decisões mais assertivas em 80% .
Associada ao uso de alta tecnologia, a análise otimiza tempo e custo dos processos de sua empresa.
E isso tudo pode ser feito em tempo recorde, cerca de 1 ou 2 dias, o que levava semanas ou até meses.
A análise preditiva pode ser usada nos mais variados setores auxiliando no aumento das receitas das organizações.
Listamos agora, as 5 principais aplicações da análise preditiva

1 – Marketing
No marketing, a análise pode contribuir para o entendimento do perfil dos clientes e identificação do público a atingir.
Atua no levantamento de atributos, tendências e desejos, pois apenas o uso de pesquisas com os consumidores pode não ser trazer um resultado tão eficiente.
2 – Varejo
No setor varejista, a análise traz a possibilidade de prever a demanda por um produto ou serviço.
Ela ainda planeja campanhas e eventos promocionais mais apropriados para os potenciais clientes.
Determina quais os produtos que devem ou não ser estocados, desenvolvendo estratégias de fidelidade à marca.
Com essa análise, é possível detectar e reduzir fraudes do uso dos cartões de crédito, trazer mais segurança às operações bancárias e financeiras e, com isso, ampliar as oportunidades de vendas.
3 – Setor público
No setor público, o uso de modelos preditivos vai auxiliar no melhoramento da atividade da máquina administrativa e dos serviços oferecidos.
E também na prevenção de problemas e na resolução de reclamações por parte da população.
Com o uso da análise são detectados erros, evitadas fraudes, pagamentos indevidos, uso inapropriado do dinheiro público, desvio de funções e atividades criminosas.
4 – Medicina
Na medicina, ela contribui com as pesquisas.
Prevendo a eficiência de remédios, procedimentos, exames, e ajuda na otimização de serviços de atendimento e resultados diagnósticos.
Esse trabalho, retorna no fortalecimento da relação com os pacientes.
O modelo preditivo atua ainda na prática da medicina de precisão ou personalizada.
Com ele é possível predizer dados genéticos, clínicos e hábitos dos pacientes.
Essa interação de fatores melhora e apura as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento.
Ela também pode ser usada na gestão de hospitais e clínicas, viabilizando melhor desempenho do sistema interno.
E isso pode ser feito por meio da distribuição de recursos.
De forma mais organizada e no controle da situação dos pacientes, podendo ir desde as internações até as previsões de recuperação e alta.
5 – Indústria
Uma previsão sofisticada na indústria permitirá prever possíveis falhas em máquinas.
E até antever necessidades de manutenção dos equipamentos e reduzir riscos à segurança dos operários.
Além de melhorar o desempenho produtivo, evitar aspectos que reduzam a qualidade da produção, identificar possibilidades de otimização do tempo e dos custos, prever estoques e gerenciar os recursos das fábricas.
Agindo a partir de insights
Com todas essas possibilidades de aplicações, as técnicas utilizadas pelos modelos preditivos na interpretação de dados, dificilmente são identificadas por especialistas humanos.
A análise é processada pela identificação do problema a ser resolvido.
E pelo que pode ser importante saber sobre o futuro, para evitar desafios e operar a partir dos insights que levarão a ações melhores.
Não há o que discutir em relação ao que deve ajudar as empresas a explorar o grande volume de dados.
E engajar usuários para sair na frente de concorrentes e obter vantagem competitiva.
E a análise preditiva promete ser a tendência.
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