Baixando o Capester, será possível denunciar infrações no trânsito surpreendidas por você mesmo. O App é chamado de “dedo-duro”. Conheça.

Imagine você motorista quando passou por aquela situação irritante de má educação no trânsito ou como pedestre pelas ruas. E ficou muitas vezes com vontade de denunciar infrações de trânsito ou situações impróprias e não pode por não ter nenhuma autoridade policial próxima.
Agora esses problemas acabaram. Sim. Os gaúchos já podem utilizar o aplicativo Capester e denunciar infrações e flagrantes de motoristas que estejam fazendo algo errado no trânsito.
Uma iniciativa da prefeitura de Porto Alegre, o aplicativo pretende num primeiro momento, disciplinar a forma de dirigir e corrigir pequenas condutas incorretas no trânsito.
O Capester já chegou em 11 cidades de Israel, Colombia e Polônia e no Brasil apenas em Porto Alegre.
Mas segundo a empresa desenvolvedora, logo estará em São Paulo e Rio de Janeiro.
Como funciona a denúncia da infração de trânsito
Primeiro, é preciso instalar o aplicativo no seu celular. Depois é possível enviar vídeos ou fotos que forma anônima para o sistema que os flagrantes chegarão aos órgãos fiscalizadores da prefeitura.
Confirmado o descumprimento da norma local de trânsito, e verificados os registros do condutor e do veículo na cidade, o app transfere o flagrante para a fiscalização.
“Num primeiro momento os vídeos passam por uma ferramenta de inteligência artificial que filtra tudo. Trabalhamos apenas com o material comprovadamente de denúncia”, explica o assessor técnico da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) Augusto Langer, responsável pela implementação do Capester na cidade.
Condutores que cometeram as infrações de trânsito serão apenas notificados
Após confirmada a violação, o motorista receberá apenas uma notificação, considerando ainda que o uso do app é educativo. Não terá a cobrança de multa.
A prefeitura de Porto Alegre já contabiliza os dados obtidos nos primeiros 30 dias do contrato experimental gratuito de 90 dias com a empresa do aplicativo.
Quase 500 denúncias e 86 cartas de notificação aos motoristas infratores flagrados.
No trabalho de análise das infrações estão envolvidos três servidores públicos. Eles são responsáveis pelo acesso exclusivo aos dados, e a empresa dona do App, pela impressão e envio das cartas de notificação.
São Paulo e Rio devem ser os próximos “dedos-duros”
Com o bom retorno da ferramenta tecnológica, a empresa desenvolvedora, de Israel, já se prepara para buscar novos mercados no Brasil.
O sudeste, nas administrações municipais de São Paulo e Rio de Janeiro.
“Temos recursos limitados e estamos buscando parcerias em cidades onde possamos ter grande impacto. Já estamos conversando para levar o app para o Rio de Janeiro e para São Paulo”, completa o diretor executivo da Capester, Omar H. Téllez.
Mas Bah! Como diz o gaúcho. Será o fim das infrações de trânsito? Com o Capester será possível disciplinar o trânsito. Agora cuidado para não ser flagrado fazendo a foto ou o vídeo da.denúncia. Assim outro problema pode ser gerado.
O que você achou do App? Entre lá e baixe no seu celular
Deixe o seu comentário!
Temas que abordamos nessa página:
- 1 Baixando o Capester, será possível denunciar infrações no trânsito surpreendidas por você mesmo. O App é chamado de “dedo-duro”. Conheça.
- 2 Como funciona a denúncia da infração de trânsito
- 3 Condutores que cometeram as infrações de trânsito serão apenas notificados
- 4 São Paulo e Rio devem ser os próximos “dedos-duros”
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.