A ferramenta está ajudando os porto-alegrenses a fiscalizar e denunciar problemas no transporte público da capital. Através do app, foram registradas reclamações de 105 linhas de ônibus.

O aplicativo Fiscaliza Tu, criado pela vereadora Fernanda Melchionna (PSol), fechou o primeiro mês de atuação com quase 400 participações. O app foi desenvolvido para monitorar irregularidades no serviço de transporte público oferecido aos porto-alegrenses.
O primeiro balanço parcial, divulgado pela autora da iniciativa, refere-se ao período entre 27 de março e 30 de abril. A intenção é compilar as participações a cada 30 dias.
Ao acessar o dispositivo, o passageiro pode relatar atrasos e superlotação, além de outras circunstâncias, como sujeira ou má conservação.
Segundo informações da ZH, a principal reclamação dos usuários é a questão do atraso, que representa 55% das denúncias. O tempo de demora fica entre 15 e 44 minutos. A superlotação recebeu 23% do total dos apontamentos.
“Além de provocar desconforto aos usuários, que se sentem literalmente em uma lata de sardinha, a superlotação cotidiana coloca em xeque a segurança dos passageiros”, afirma a vereadora que desenvolveu o app.
As linhas denunciadas
Ao todo, 105 linhas de ônibus diferentes foram alvo de críticas de quem usou o aplicativo. As linhas mais denunciadas foram 375 – Agronomia/Informática, T7 – Nilo/Praia de Belas, D43 – Universitária Direta, 187 – Padre Reus, 178 – Praia de Belas, 186 – Liberal, 431 – Carlos Gomes, T10 – Triângulo/Antonio de Carvalho, 262 – Jardim Vila Nova, 281 – Campo Novo, 340 – Jardim Botânico e T9 – PUC.
Outros fatores também foram alvo de reclamação dos usuários, como o não funcionamento adequado dos veículos, ônibus sucateados, com portas e janelas enguiçadas, falta de acesso a cadeirantes, ar-condicionado e campainha estragados. A não realização de viagens também foi apontada pelos passageiros.
De acordo com Fernanda, o relatório será apresentado aos vereadores e encaminhado para a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para que tome ciência e as providências necessárias.
A EPTC informou à reportagem que que está à disposição para receber as queixas vindas através do aplicativo. A empresa ainda explicou que recebe as denúncias de qualquer problema no atendimento do transporte coletivo, pelo fone 156.
O aplicativo Fiscaliza Tu está disponível no sistema Android, através do Google Play. As denúncias também podem ser realizadas através deste site.
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