Aprovado projeto que prevê desconto na conta quando faltar água | Gama de Medeiros

Notícias

Aprovado projeto que prevê desconto na fatura quando faltar água

Professor Gama
Escrito por Professor Gama em julho 7, 2017
Aprovado projeto que prevê desconto na fatura quando faltar água
Junte-se a mais de 127.133 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou na Câmara um projeto que prevê desconto na conta quando faltar água. Saiba mais!

Aprovado projeto que prevê desconto na conta quando faltar água
O PL 4005/15 prevê desconto ao usuário quando houver falta de água. Entenda!

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou na quarta-feira, 5 de julho, a proposta do deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB) que obriga as companhias de abastecimento de água a deduzir das contas de consumidores cobrados com base em estimativa de consumo os dias de interrupção do fornecimento.

O Projeto de Lei 4005/15 recebeu parecer favorável do relator, deputado Weliton Prado (PMB-MG). Ele recomendou a aprovação do substitutivo que foi acolhido no ano passado na Comissão de Desenvolvimento Urbano.

► Leia também: Demora no conserto? Após 30 dias, consumidor tem direito a um novo produto

Enquanto o projeto original propõe uma nova lei, o substitutivo inclui a obrigação na Lei de Saneamento Básico (Lei 11.445/07). A norma estabelece diretrizes nacionais para o setor.

A versão aprovada determina ainda que o desconto não será dado se a interrupção do fornecimento de água for causada pelo próprio usuário.

Deputado afirma que não lançar desconto é um abuso com o consumidor

Para o relator, a mudança proposta é importante para evitar o que ele considera “uma conduta verdadeiramente abusiva” contra o consumidor.

Atualmente, segundo Prado, os consumidores tarifados com base em estimativa de consumo são obrigados a pagar o valor mínimo independente de ter havido suspensão do fornecimento de água.

“Como a base para a cobrança é a estimativa de consumo, e não o consumo efetivo, as concessionárias entendem que eventual interrupção no fornecimento, por um ou mais dias, não tem repercussão sobre o volume mensal de água consumido. É uma injustiça absurda que penaliza os consumidores.”

Tramitação do Projeto de Lei

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, já foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano.

Conforme informações da Agência Câmara de Notícias, na próxima etapa o projeto será analisado nas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP); e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Você concorda com o lançamento de desconto na conta de água de acordo com o período fornecido? Deixe sua opinião nos comentários.

► Leia também: Entrada mais barata para mulheres em balada é ilegal

Não esqueça de baixar o nosso aplicativo para receber conteúdos exclusivos na tela do seu smartphone. Acompanhe também a nossa página no Facebook!

Deixe o seu comentário!

comentários

Advogado e Empresário. Diretor de Marketing da Agencia Professor Gama

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *