Mark Zuckerberg promete novas atualizações no Facebook em três itens do feed de notícias para eliminar definitivamente o clickbait para notícias falsas ou sensacionalistas. Entenda!

Não é de hoje que o Facebook vem travando uma batalha acirrada contra as notícias falsas na timeline. Depois de ser acusado de beneficiar a eleição de Donald Trump, a rede de Mark Zuckerberg passou a tomar uma série de providências.
Na última quarta-feira (17), foi anunciada uma nova atualização do Facebook. Na realidade, serão três atualizações para que as pessoas vejam cada vez menos posts caça-cliques.
Reduzindo o nível de clickbait, o Facebook pretende dar mais espaço ao que chamou de “conteúdo autêntico”. Desde a última semana, as páginas que utilizam desse tipo de estratégia já vêm sentindo a mudança.
Segmentando o feed de notícias
É muito comum você se deparar com chamadas do tipo “Você não vai acreditar no que aconteceu com esse homem”. Mas se depender da rede de Zuckerberg, isso vai acabar.
A atualização do Facebook mira, principalmente, dois tipos de postagens:
-
Aquelas que omitem (ou mentem) informações para obrigar o leitor a clicar:
-
Aquelas que utilizam manchetes sensacionalistas e exageram fatos:
Muitas vezes, impulsionado pela curiosidade, você clica no link e é redirecionado para uma página aleatória. É o chamado clickbait. Mas a nova atualização do Facebook promete acabar com essa prática.
O que muda com essa atualização do Facebook
A detecção dos clickbaits será feita através de inteligência artificial. A tecnologia é similar àquela utilizada para detectar spams em e-mails.
Depois de categorizar milhares de publicações como clickbait, uma equipe do Facebook reuniu um conjunto de manchetes e palavras-chave.
Os termos serão utilizados como filtros iniciais para identificar títulos destinados a chamar a atenção e atrair as pessoas para clicarem em um link suspeito.
O gerente de produto do Facebook, Greg Marra, se pronunciou a respeito da nova atualização:
“Percebemos que as pessoas não gostam de manchetes com tendência a reter informações ou enganar o leitor. Em vez disso, elas preferem chamadas claras e precisas. As atualizações que estamos fazendo usam a tecnologia para reduzir a presença dos ‘caça-cliques’, criando uma comunidade mais informada”
A novidade está sendo testada em mais de 10 idiomas, incluindo o português, espanhol, francês, italiano e tailandês.
O que vai acontecer com as páginas que praticam clickbait?
O Facebook afirma que as páginas que forem detectadas praticando esse tipo anúncio perderão visualizações. Posts dessa natureza aparecerão cada vez menos na timeline.
Além disso, o alcance das publicações será derrubado. Também será impactada a taxa de conversão de links com esse tipo de chamada.
No entanto, a plataforma diz que caso a página pare de publicar esses tipos de conteúdo, suas postagens deixarão de ser impactadas pela mudança.
“Páginas devem evitar chamadas que retenham informações necessárias para oferecer o conteúdo completo de um artigo e também aquelas que exageram, com a intenção de criar expectativas enganosas.”
O que nos resta agora é aguardar para saber quando a medida será implementada definitivamente, para nos livrar de uma vez por todas desse tipo de chamada.
Baixe o nosso aplicativo e receba conteúdos de qualidade em primeira mão!
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.