Em alguns casos, há o acúmulo de até 20 dívidas diferentes. Saiba mais.

Não é de hoje que o problema do endividamento preocupa uma grande parcela da população. E o problema tem aumentado por conta da crise econômica atual e do desemprego. O brasileiro inadimplente chega a contrair dívidas três vezes maiores que sua renda mensal.
É o que mostra uma pesquisa da Recovery, empresa de recuperação de crédito, realizada pelo Data Popular. Segundo a pesquisa, em alguns casos, o brasileiro chega a acumular dívidas de 20 credores diferentes.
De acordo com informações da Exame.com, a maior parte das dívidas foi feita nos últimos três anos – período que coincide com o agravamento da crise econômica. Além da alta taxa de desemprego, que praticamente dobrou de 2014 para cá, houve também o disparo da inflação, a escassez de crédito e os juros altos.
Como aponta o diretor de gestão do varejo da Recovery, Mauricio Teramoto, o que surpreende na pesquisa, é que a grande parcela de pessoas é escolarizada, já que 87% delas têm nível médio e/ou superior. Porém, não possuem nível algum de educação financeira.
Desemprego é a principal causa dos endividamentos
A pesquisa feita pela Recovery mostra que, apesar da maioria dos inadimplentes estar trabalhando, o aumento do desemprego e a queda na renda fizeram com que o atraso nos pagamentos aumentasse.
Do total de entrevistados pela pesquisa, 43% apontaram o desemprego como o grande vilão por não estarem em dia com as contas. 19% dos entrevistados disseram não ter renda para pagar as dívidas. Desses, 27% são de classe baixa.
Para o diretor da Data Popular, Dorival Mata-Machado, a pesquisa mostrou uma nova percepção da população brasileira em relação à inadimplência. “As pessoas estão menos preocupadas com o nome sujo e mais com o que é justo.”
Outro dado bem preocupante mostrado pela pesquisa, é que 36% dos inadimplentes não sabem o tamanho de sua dívida.
“O brasileiro tem dificuldades para lidar com o dinheiro. Para começar, ele superestima a sua renda, em média, em 8%”, afirma Bruno Poljokan, diretor da plataforma de crédito online Just, do grupo GuiaBolso.
A maioria dos inadimplentes quer renegociar suas dívidas, especialmente para voltar a consumir. Embora 79% deve mais para os bancos, é no comércio que o número de dívidas per capita é maior. São 2,59 dívidas por inadimplente.
Não é fácil sair do vermelho, mas o consumidor precisa tentar negociar e regularizar suas pendências financeiras. Segundo Poljokan, o ideal é insistir na renegociação, que pode ser do valor, das condições ou prazos.
Tenha acesso a todas as nossas notícias em primeira mão, baixando o nosso aplicativo!
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.