Sua startup tem um projeto inovador que oferece soluções voltadas ao setor público nas áreas de Agricultura Urbana, Equilíbrio Fiscal ou Comunicação? Então o seu lugar é no programa de aceleração do BrazilLAB 2017. Saiba mais!

Foi dada a largada para o programa de acelaração 2017 do BrazilLAB. Em sua segunda edição, o programa busca iniciativas que possam resolver problemas dos municípios brasileiros.
O BrazilLAB é a única aceleradora que conecta empreendedores ao setor público. O programa incentiva a inovação na gestão pública por meio de eventos abertos ao público, de um programa de aceleração e conectando empreendedores a gestores públicos.
Para participar, os empreendedores devem apresentar soluções para três áreas diferentes: Agricultura Urbana, Equilíbrio Fiscal e Comunicação.
Além da premiação em dinheiro, a startup vencedora receberá apoio do BrazilLAB na aproximação com o poder público para a implantação dos projetos nas prefeituras.
Entenda os desafios do BrazilLAB 2017
Equilíbrio fiscal de municípios
Não é novidade nenhuma que o Brasil vem enfrentando a pior recessão de sua história. Os impactos se espalharam pelo país, e os municípios foram os principais afetados.
Por isso, o primeiro desafio proposto é o de promover soluções que auxiliem na redução de despesas dos municípios e incentivem o papel fiscalizador do cidadão sobre as contas das prefeituras.
Esse desafio é composto por três questões centrais:
- Como soluções de tecnologia e inovação podem ajudar as prefeituras a reduzirem seus gastos e gerenciarem melhor seus custos?
- Como startups de fintech podem contribuir para solucionar o desafio de equilíbrio fiscal dos municípios?
- Como a tecnologia pode engajar o cidadão a acompanhar a saúde financeira de suas cidades?
Agricultura urbana
Estudos apontam que se mantivermos o ritmo de crescimento populacional, em 2050, o mundo terá 9 bilhões de pessoas. Destes, 70% viverão em centros urbanos.
Devido a isso, será necessário produzir alimentos em locais mais próximos de onde as pessoas moram e vivem.
Pensando nesses números, a BrazilLAB lançou o desafio de promover soluções para o fomento da agricultura urbana nos municípios brasileiros.
As questões que norteiam esse desafio são:
- Como a tecnologia pode fomentar esta prática?
- Como soluções inovadoras podem conectar agricultores urbanos e cidadãos?
Comunicação: Interação entre cidadãos e municípios
Com o objetivo de qualificar a interação entre cidadãos e municípios brasileiros, o BrazilLAB lançou o terceiro desafio.
Nessa modalidade, as startups de comunicação devem propor soluções que orientem prefeitos e setor público a utilizarem canais digitais e mídias na promoção (de forma consistente) da visão para o desenvolvimento das cidades.
Entre os serviços que podem ser oferecidos nessa modalidade estão:
- Posicionamento público e desenvolvimento da “marca”;
- Práticas de comunicação e avaliação de interação;
- Estratégias de marketing e comunicação de políticas públicas;
- Envolvimento político da sociedade;
- Comunicação em períodos de crise;
- Suporte à execução de programas;
- Análise e suporte em grandes Eventos.
Ao todo, serão selecionados 10 projetos para participarem do laboratório. As inscrições estarão abertas a partir do dia 10 de maio e se encerram no dia 5 de julho. O cadastro pode ser efetuado pelo site da aceleradora.
As atividades serão divididas em quatro ciclos entre os meses de setembro e dezembro de 2017.
Fique por dentro de todas as novidades do mundo das startups acessando a nossa página no Facebook!
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.