Câmara dos Deputados discute proposta que extingue dinheiro em espécie | Gama de Medeiros

Notícias

Câmara dos Deputados discute proposta que extingue dinheiro em espécie

Professor Gama
Escrito por Professor Gama em julho 11, 2017
Câmara dos Deputados discute proposta que extingue dinheiro em espécie
Junte-se a mais de 127.133 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Projeto de lei determina que transações financeiras passem a ser virtuais. Saiba mais!

Câmara dos deputados
Projeto de lei que pretende extinguir o dinheiro em espécie, será debatido na Câmara do Deputados.

Imagine se para fazer as transações financeiras não utilizássemos mais as cédulas de papel? E se as transações fossem somente por meio digital? Mas pode ser que isso seja possível! A Câmara do Deputados pretende discutir nessa terça (10), o projeto de lei 48/15, que pretende pôr fim à produção, circulação e uso do dinheiro em espécie.

O projeto de lei é do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). O debate será promovido pela Comissão de Defesa do Consumidor e foi proposto pelo deputado José Carlos Araújo (PR-BA), que é relator, na comissão, do PL 48/15.

Segundo Araújo, a discussão é necessária devido à relevância do projeto, especialmente devido aos impactos na economia, nas relações de consumo e nas relações internacionais do País.

Transações financeiras serão realizadas por meio digital

A proposta já havia sido apresentada em 14 de junho do ano passado. Entre as justificativas apontadas pelo deputado Lopes, está que essa é uma tendência mundial com o avanço da tecnologia.

Também, de acordo com o projeto, as transações digitais são mais seguras do que o dinheiro físico. “Eliminaríamos práticas de crimes como assaltos a bancos, arrombamentos de caixas eletrônicos, assaltos a postos de gasolina, sequestros, saidinhas de banco e violência em geral”, diz o texto.

O projeto de lei estabelece, ainda, que as instituições financeiras ficarão proibidas de cobrar taxas de operações que sejam por débito. Se o projeto for aprovado, gastos com emissão de moeda, notas e transporte de valores, serão eliminados.

A audiência pública será realizada às 14h30, na Câmara dos Deputados, em plenário a definir. Foram convidados para o debate, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles; o ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim; o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira;

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn; o presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), Sérgio Agapito Lires Rial; e o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal Filho.

Com informações da Agência Câmara Notícias.

Baixe agora o nosso aplicativo para ter acesso a todas as nossas notícias em primeira mão!

Deixe o seu comentário!

comentários

Advogado e Empresário. Diretor de Marketing da Agencia Professor Gama

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *