Carteira de Trabalho e Previdência Social será única para cada cidadão e terá apenas uma numeração, que ficará em um banco de dados para consultas.

Um projeto de lei quer substituir a atual Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) por uma em formato digital. O projeto 6850/17 é do deputado Julio Lopes (PP-RJ) e está sendo analisado pela Câmara dos Deputados.
De acordo com informações da Agência Câmara Notícias, dessa forma, a CTPS seria única para cada pessoa e teria apenas uma numeração, que constará em um banco de dados eletrônico, dando acesso a empregados e empregadores.
Benefício para empregador e empregado
Com a criação da carteira de trabalho digital, as informações do empregado ficarão disponíveis no banco de dados. Nele, o empregador poderá fazer as anotações referentes às relações de trabalho, que poderão ser acessadas pelo trabalhador.
Segundo Lopes, a carteira de trabalho atual não acompanhou a evolução da informação. Ele também afirma que o armazenamento de dados por meio eletrônico vai facilitar o acesso às informações e o acompanhamento delas por parte dos empregados e empregadores.
“As vantagens são inúmeras. Será possível realizar, de forma online, consultas a respeito da vida profissional do trabalhador. Isso inclui o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS); contagem de tempo de serviço; pagamento de abono salarial; pagamento de seguro-desemprego”, explica Lopes.
Conheça o nosso Dicionário Empresarial Avançado e se atualize sobre os termos do mundo dos negócios!
Emissão da carteira de trabalho está ameaçada por falta de verba
O corte de verbas pelo Ministério do Trabalho poderá afetar serviços essenciais da área, como a emissão de carteiras de trabalho. A informação deve ser confirmada no próximo dia 30, quando for divulgado o decreto de execução orçamentária de 2017.
Conforme um integrante do Ministério em Brasília, os postos que emitem carteira de trabalho já vêm trabalhando com um número determinado de emissões do documento por dia. A medida é uma forma de evitar o que aconteceu recentemente com a Polícia Federal, na confecção de passaportes.
Se o projeto de lei que pretende criar a carteira de trabalho digital for aprovado, esse serviço essencial à população ficará mais fácil de ser realizado, além de ser possível a consulta online a respeito da vida profissional do trabalhador.
Receba todas as nossas notícias na tela do seu celular, baixando agora mesmo o nosso aplicativo!
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.