Enquanto as pessoas usam muitas religiões e caminhos diferentes para encontrar Deus ou expressar sua espiritualidade, uma pesquisa mostrou que aqueles que são mais religiosos ou espirituais e usam sua espiritualidade para lidar com a vida, experimentam muitos benefícios para sua saúde e bem-estar.
Para muitos, essa notícia não seria surpresa; a espiritualidade e a atividade religiosa têm sido uma fonte de conforto e alívio do estresse para multidões de pessoas.
De fato, de acordo com um estudo da Universidade da Flórida em Gainesville e da Wayne State University em Detroit, os adultos mais velhos usam a oração mais do que qualquer outra terapia alternativa para a saúde; 96% dos participantes do estudo usam a oração especificamente para lidar com o estresse.
Vamos saber mais sobre isso? Siga a leitura!
INFLUÊNCIA POSITIVA DA ESPIRITUALIDADE NA SAÚDE
Embora visões espirituais específicas sejam uma questão de fé, a pesquisa examinou se os benefícios da espiritualidade e da atividade espiritual são fatos prováveis.
Os resultados podem surpreender quem tenha encontrado conforto em suas visões religiosas ou espirituais, mas eles são definitivamente dignos de nota por demonstrarem de maneira científica que essas atividades funcionam para muitas pessoas. Aqui estão apenas mais algumas das muitas descobertas positivas relacionadas à espiritualidade e sua influência na saúde física e mental:
- Estudantes universitários canadenses envolvidos com ministérios do campus visitaram menos o médico. Eles também pontuaram mais alto em testes de bem-estar psicológico e lidaram com o estresse de maneira mais eficaz;
- As mulheres mais velhas são mais gratas a Deus que os homens mais velhos, e eles recebem maiores efeitos sobre a saúde e o estresse devido a esta gratidão;
- Aqueles com orientação religiosa intrínseca, independentemente do sexo, exibiram menos reatividade fisiológica ao estresse do que aqueles com orientação religiosa extrínseca. Eles também tinham menos medo da morte e tinham maiores sentimentos de bem-estar;
- (Aqueles que eram orientados intrinsecamente dedicavam suas vidas a Deus ou a um “poder superior”, enquanto os orientados extrinsecamente usavam a religião para fins externos, como fazer amigos ou aumentar a posição social da comunidade.)
Isso, juntamente com outras pesquisas, demonstra que pode haver benefícios tangíveis e duradouros para manter o envolvimento com uma comunidade espiritual.
Esse envolvimento, juntamente com a gratidão que pode acompanhar a espiritualidade, pode ser um amortecedor contra o estresse e está ligado a maiores níveis de saúde física.
ESPIRITUALIDADE E A EXPERIÊNCIA PESSOAL
Dedicação a Deus ou um “poder superior” traduzido em menos reatividade ao estresse, maiores sentimentos de bem-estar e, finalmente, até um menor medo da morte.
As pessoas que se sentem confortáveis e confortadas usando a espiritualidade como mecanismo de enfrentamento do estresse podem ter certeza de que há ainda mais evidências de que essa é uma boa ideia para elas.
A oração trabalha para jovens e idosos. A oração e a espiritualidade estão ligadas a:
- Melhor saúde;
- Menos hipertensão;
- Menos estresse, mesmo em tempos difíceis;
- Sentimentos mais positivos;
- Menos depressão;
- Maior bem-estar psicológico;
- Capacidade superior de lidar com o estresse;
- Pensamentos finais.
Se essas informações o inspiram a redescobrir um caminho espiritual esquecido, reforçam seu compromisso com um caminho já bem estabelecido ou simplesmente fornecem um alimento interessante para o pensamento, essa é apenas uma amostra de todas as pesquisas encorajadoras que foram feitas sobre o assunto.
A espiritualidade é uma experiência muito pessoal, e o caminho espiritual de todos pode ser único.
No entanto, algumas estratégias espirituais de alívio do estresse têm sido úteis para muitos, independentemente da fé.
O que você achou do post?
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.