Como parar com a auto sabotagem e ter uma vida melhor

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Como parar de se auto sabotar

Andrea W
Escrito por Andrea W em dezembro 6, 2020
Como parar de se auto sabotar
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10 estratégias para escalar obstáculos, alcançar seus objetivos e encontrar a felicidade.

Você já teve um pequeno contratempo ou ficou de mau humor e jogou suas resoluções ao vento?

Você já disse para o inferno com isso porque você estragou seu plano alimentar quando acabou com aquela barra de chocolate pela manhã, então decidiu que poderia comer a sobremesa depois do jantar?

Ou depois de perder uma semana de exercícios, você joga fora toda a ideia de preparo físico?

Bem-vindo ao clube dos sabotadores!

COMO SE LIVRAR DA AUTOSSABOTAGEM

Já foi dito que dar um passo para trás depois de dar um passo para frente não é um desastre; é um passo de dança.

Quando você está tentando mudar um mau hábito, a recaída costuma fazer parte do negócio. 

Se você fosse traçar o progresso de uma pessoa média, faria um zigue-zague para cima, não seguiria uma linha reta ascendente.

Quando você tem um revés, é tentador se condenar e desistir.

Essa reação impulsiva é uma tentativa de trazer um alívio rápido ao seu sofrimento de fracassar. 

Portanto, você busca conforto exatamente naquilo que está tentando conquistar.

Verdade seja dita, essa autossabotagem – acrescenta insulto à injúria e dor de cabeça além da dor de cabeça.

Estudos mostram que, quando você está tentando quebrar um hábito, a decepção desencadeia uma atitude de autossabotagem e transforma um pequeno deslize em uma grande recaída. 

Permite que você volte ao mau hábito que o confortou em primeiro lugar.

A Dra. Janet Polivy, da Universidade de Toronto, examinou cientificamente o efeito “autossabotagem”.

Ela servia fatias de pizza excepcionalmente grandes para quem não fazia dieta, para comparar com quem não fazia dieta, que recebia fatias menores.

Quando um prato de biscoitos apareceu, as pessoas que faziam dieta se inclinavam a comer mais doces do que as que não faziam dieta. 

Depois de ser provocado por um mau humor, é mais provável que você desista de seus objetivos e se envolva em comportamentos de risco (álcool, comida em excesso ou fumo) para que não precise continuar se sentindo mal por fracassar. 

O mau humor eclipsa seu objetivo de quebrar o hábito.

E a autossabotagem oferece uma saída – permissão para se desviar de qualquer comportamento que você esteja tentando mudar.

Uma das melhores estratégias para evitar que você caia na recaída é tratar-se com compaixão depois que seus defeitos o levarem a melhor.

AUTO COMPAIXÃO: A RECEITA PARA PARAR A AUTOSSABOTAGEM

Se você for como a maioria das pessoas, você se pune por suas deficiências.

Você provavelmente acredita profundamente que a auto-ridicularização pode ajudá-lo a se sair melhor. Mas isso não acontece. 

Ou você pode temer que dar a si mesmo muita liberdade o tornaria um preguiçoso total.

Mas não vai. Você não precisa se censurar para fazer uma mudança bem-sucedida.

Ao substituir a autocompaixão pela autocondenação, você quebra o ciclo de autossabotagem e promove mudanças positivas em quase tudo que faz.

Quando você tem um contratempo – seja tentando diminuir o consumo de álcool, manter uma rotina de exercícios ou parar de fumar – aceitar exatamente onde está sem se criticar aumenta a probabilidade de sucesso. 

A autocompaixão permite que você lide com a experiência dolorosa, e não com os sentimentos ruins adicionados por seu autojulgamento.

Quando você tem autocompaixão, não nega as dificuldades pelas quais está passando.

Você admite a frustração e a decepção enquanto apoia, em vez de se atacar durante a luta.

10 DICAS PARA EVITAR A AUTODESTRUIÇÃO E ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS 

Essas etapas podem evitar que você prejudique seu progresso, então é mais provável que volte ao plano e alcance seus objetivos.

 

  1. Aceite a derrota, abaixe o martelo e substitua o julgamento pela autocompaixão para que você possa se recuperar mais rapidamente.
  2. Separe-se de suas deficiências e veja-as como são: hábitos, velhos padrões de comportamento ou simplesmente erros que todos nós cometemos.
  3. Pense em abrir mão daquele cigarro, cerveja ou pedaço extra de bolo como autocuidado em vez de auto privação.
  4. Não se iluda apenas olhando para onde você quer pousar e se sentindo desanimado por não ter alcançado seu objetivo. Aprenda a olhar para trás e afirmar o quão longe você chegou em vez de quão longe você tem que ir. Então você obtém uma imagem mais verdadeira do seu mapa de progresso.
  5. Fale consigo mesmo para fora da borda com uma conversa interna reconfortante após um revés. Auto-acalmador na forma de conversas estimulantes e palavras de apoio (“Você conseguiu isso!”) Reduz o estresse e ajuda você a pular na sela e tentar novamente.
  6. Identifique o desafio, solução ou oportunidade na recaída. Quando você busca a oportunidade na dificuldade (“Como posso fazer esse contratempo funcionar a meu favor?”), Em vez da dificuldade na oportunidade, isso o alimenta de otimismo.
  7. Pense em um contratempo ou erro como uma lição para você aprender, em vez de uma falha em perseverar.
  8. Lembre-se de como um revés pode torná-lo mais forte e mais resistente e dos recursos pessoais de que você dispõe para voltar à cela.
  9. Olhe para o quadro grande. À medida que você amplia sua perspectiva e conta todas as suas bênçãos, quão importante é o julgamento que você faz contra si mesmo? Provavelmente, quando você cria um contexto mais amplo, seu fracasso perde o efeito, permitindo-lhe arrancar a vitória das garras da derrota.
  10. Lembre-se disso: o sucesso e o fracasso são um pacote fechado. Enquanto seu zigue-zague continuar subindo em espiral, você estará “perseguindo” seu caminho para o sucesso.

PLANO SE – ENTÃO

Quantas vezes você resolveu melhorar seus hábitos de trabalho e definir metas?

Ou quantas vezes você prometeu a si mesmo comer mais saudável, perder peso ou fazer mais exercícios?

Então, um mês depois, seus votos são memórias distantes. Você não está sozinho.

É fácil deixar suas intenções passarem quando você tem tanto para fazer.

Mas existe uma solução que pode ajudá-lo a manter seus objetivos pessoais e profissionais.

É o chamado plano se então – uma estratégia infalível que evita que você se desvie e cria hábitos de carreira , ajudando-o a se ater à ação de uma meta desafiadora.

Viu só o quanto você é capaz de deixar de se auto sabotar!

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