Por que a comunicação virtual pode deixá-lo esgotado

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Por que a comunicação virtual pode deixá-lo esgotado

Andrea W
Escrito por Andrea W em abril 24, 2020
Por que a comunicação virtual pode deixá-lo esgotado
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Mais do que nunca, estamos nos conectando online e praticando a comunicação virtual.

A comunicação remota é essencial para combater a solidão e os sentimentos de isolamento.

É também o melhor meio que temos para conectar e trabalhar juntos durante a pandemia do COVID-19 .

No entanto, a comunicação dessa maneira pode ter desvantagens.

Se você sente que todas as ligações e videoconferências online parecem deixá-lo esgotado até o final do dia, não é só você – o cansaço virtual é real.

Abaixo estão cinco razões pelas quais você pode estar se sentindo cansado e esgotado pela comunicação virtual.

DIFICULDADE EM DETECTAR A COMUNICAÇÃO VIRTUAL POR FEIÇÕES E INFLEXÕES 

Com o Zoom ou o FaceTime, por exemplo, você não pode confiar na linguagem corporal para se comunicar da mesma maneira que quando fala com alguém pessoalmente.

Às vezes há atrasos sonoros e pode ser estressante ao se comunicar ou se repetir constantemente.

Às vezes, também pode ser difícil captar inflexões nas vozes das pessoas, o que pode dificultar o entendimento da plenitude do que os outros estão tentando comunicar.

Também a detecção de formas diferenciadas de comunicação, como o sarcasmo.

LIMITES SOCIAIS

Para aqueles com ansiedade social, os aplicativos como o Zoom ou o FaceTime dificultam o estabelecimento de limites.

As pessoas podem ver o seu contexto ambiental, onde você mora ou fica.

Não se trata apenas de um ambiente físico; também é mais difícil controlar as interações, principalmente se você estiver em casa com outras pessoas.

Por exemplo, uma pessoa que trabalha em um escritório provavelmente tem mais controle sobre o ambiente.

No entanto, ao trabalhar em casa ou socializar em casa virtualmente, há uma chance maior de que outras pessoas, como um cônjuge ou um filho, entrem e interrompam acidentalmente ou mesmo de propósito.

SUGESTÕES SOCIAIS 

Outro motivo pelo qual todas as chamadas e conversas online podem estar deixando você cansado e lento é porque as dicas sociais se tornam menos claras.

Pode ser difícil saber quando a “socialização” deve terminar e o trabalho ou o objetivo principal da chamada deve mudar. 

Certas dicas sociais que são facilmente lidas na vida real, como tédio ou frustração, podem ser mais difíceis de forem lidas virtualmente.

Por isso, é comum as pessoas sentirem pressão para preencher os silêncios e conversar.

TRANSIÇÕES SOCIAIS

Para agravar ainda mais o constrangimento da comunicação remota, pode ser que você e a pessoa com quem está tendo uma comunicação visual esteja lutando para saber quando fazer a transição da conversa fiada para algo mais substancial. 

Quando se trata de conectar-se virtualmente, muitas pessoas se aproximam da socialização virtual com a suposição de que o objetivo da ligação é apenas conversar.

Isso pode fazer com que você sinta conversas online que parecem não estar indo a lugar algum.

Em muitos casos, as pessoas buscam comunicações virtuais com mais frequência como uma maneira de lidar com o sentimento de solidão.

E ao contrário do que pensam, não necessariamente porque precisam discutir um tópico ou problema específico.

ANSIEDADE SOCIAL

Sentir-se desgastado e esgotado pela comunicação visual também pode ser em parte a maneira como você está conectado.

Os benefícios dos hangouts digitais são a flexibilidade e a acessibilidade para se conectar. 

Eles têm menos barreiras técnicas à socialização (por exemplo, encontrar um lugar para se reunir, o custo do transporte).

No entanto, seria presunçoso dizer que os hangouts digitais estão correlacionados com um resultado finito de bem-estar.

A ansiedade e o estresse se manifestam nas pessoas de maneira diferente e, embora existam sintomas comuns, a experiência subjetiva não pode ser bem confinada.

Se os hangouts digitais estão causando uma ansiedade social incapacitante, talvez uma forma alternativa de comunicação possa servir melhor. 

Se a ansiedade de uma pessoa está em um nível funcional e os benefícios da socialização superam ou promovem um comportamento positivo, talvez um empurrãozinho para fora da zona de conforto possa ser útil. 

Se isso descreve você ou alguém que você conhece, outra abordagem é desativar a função de vídeo, se possível.

Alterar as configurações de vídeo é outra abordagem prática para reduzir a ansiedade social online, como diminuir a iluminação ou alterar os filtros para armazenar a imagem em buffer.

DIFERENTES PESSOAS PARA DIFERENTES CONEXÕES

Não existe uma fórmula perfeita para como você deve se conectar e comunicar com as pessoas ou com que frequência deve se conectar.

Todo mundo sente conexão de maneira diferente.

Para algumas pessoas, enviar mensagens de texto é suficiente para que elas se sintam socialmente comprometidas.

Enquanto outras podem precisar de uma conexão sonora e visual para serem satisfeitas em sua vida social.

Só porque as pessoas mudaram para hangouts digitais não significa que seus limites sociais precisam mudar.

No geral, precisamos ser proativos e criativos ao promover conexões sociais virtuais durante esse período de isolamento.

Mas também precisamos garantir que a forma como estamos nos comunicando não torne as coisas piores.

É por isso que é importante entender os fatores sociais que podem estar causando brigas, agora mais do que nunca!

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