Absorvido pela hiperconectividade, o consumidor 3.0 é exigente, informado, sensível a preços e valoriza muito as experiências no varejo. Entenda como mantê-lo?

Engajar o consumidor com eficiência é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas de varejo. Cada vez mais conectados, os consumidores consomem produtos globais e acessam todos os canais que desejam, e de qualquer lugar, seja qual for o horário e tudo isso de forma agregada.
Na era da IoT (Internet das Coisas) a competição por manter esse consumidor no varejo físico é mais que um desafio, é um duelo diário.
Consumidor 3.0
O comportamento do novo consumidor de posse de dispositivos móveis, tornou ele mais exigente. Permitiu mais velocidade nas pesquisas com comparativos feitos em tempo real no momento da compra. As redes sociais o tornaram socialmente conectado, na hora de efetivar uma compra busca promoção e descontos. Está atento às opiniões sociais e experiências pessoais em todas as áreas. A autopromoção é um gosto, o imediatismo é sua satisfação e não tem medo de comprar na rede. Este é o perfil do consumidor 3.0. Aquele que preza pelo conforto e uma boa experiência de compra.
Depois deste levantamento de perfil, a jornada de compra em uma loja física não é nada fácil. O consumidor 3.0 já parte de casa com todo o conhecimento sobre o produto que deseja adquirir. Os estabelecimentos físicos são mapeados por marcas, modelos, características e uma boa noção de preços.
Dispositivos móveis podem transformar experiência de compra em lojas físicas
Conforme estudo realizado pelo Google, Ipsos MediaCT e Sterling Brands, 71% dos usuários de smartphones utilizam os dispositivos para a experiência de compra dentro das lojas físicas. Por isso o varejo físico, assim como o online precisa estar preparado para receber este consumidor.
Para entender todos estes aspectos do possível cliente, mapeando os momentos dentro e fora de sua loja para tomar decisões certeiras, a fim de fidelizá-lo vai exigir o apoio da tecnologia.
Mapear o consumidor do varejo físico com Dispositivos loT
Personalizar o atendimento, interagir por meio do dispositivo móvel são experiências que podem ser realizadas com tecnologias voltadas para o setor. A prática de web-analytics é uma boa alternativa, já que mensura o comportamento de clientes no ambiente offline. Elas obtêm indicadores através de dispositivos de multisensores que podem ser instalados em ambientes de venda. Auxiliando o varejista a entender os momentos do consumidor e ao tomar decisões.
Perfil mais preciso
A grande série de dispositivos IoT disponíveis aos consumidores, permitem ao varejo físico um mapeamento de perfil mais preciso. Por meio de uma rede Wi-Fi ativa, é possível ler o número de identificação (MAC Address) dos smartphones de cada pessoa que acessa a loja, vista como um único visitante, independentemente de quantas vezes retorna ao local. Assim, é feito um filtro de quem deve ser estimado ou não, exceto funcionários e entradas duplicadas. Esse tipo de identificação auxilia o lojista no seu relacionamento com o cliente, pois permite acesso a indicadores como a taxa de permanência, frequência, que possibilitam otimizar o atendimento.
Lojista como comprador
Depois de ter todas estas informações consideradas vitais para o seu varejo, será possível atender a nova geração de consumidores. É como trocar de posição com o consumidor para entender sua realidade. Com um cliente tão informado das várias opções e todas disponíveis na palma da mão, é preciso criar uma estratégia que consiga concretizar uma experiência de compra agradável e satisfatória.Considerada hoje o grande diferencial para o sucesso do negócio.
Então, se você é dono de uma loja física, não é mais desculpa dizer que a concorrência online é desleal. As ferramentas estão disponíveis para todos, basta sair do lugar comum e colocar a “mão na massa”. Ou melhor, nos dispositivos.
Gostou das dicas? Compartilhe!
Acompanhe todas as nossas notícias em primeira mão! Baixe já o nosso aplicativo!
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.