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Desenvolvimento Pessoal

Como identificar suas crenças centrais negativas

Andrea W
Escrito por Andrea W em outubro 28, 2019
Como identificar suas crenças centrais negativas
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Grande parte do foco das pessoas ao buscar um apoio psicológico é ajuda para identificar e alterar padrões de pensamentos negativos que contribuem para o seu sofrimento emocional. E uma reestruturação cognitiva normalmente envolve a análise dos pensamentos negativos em resposta a situações e eventos particulares em sua vida cotidiana.

No entanto, em algumas ocasiões, é preciso lidar com padrões de pensamento negativo enraizados no passado. E isso é mais difícil, mas não impossível. Neste post vamos ver como as visões negativas acontecem e se transformam em crenças limitantes e o que pode ser feito.

ORIGEM DAS CRENÇAS CENTRAIS NEGATIVAS

Essas são visões negativas de longa data sobre si mesmas, outras pessoas em suas vidas ou em seu mundo. Essas visões negativas geralmente se originam das experiências difíceis e as predispõem a pensar negativamente sobre si mesmas, outras pessoas ou seu mundo no presente.

As crenças centrais negativas, como são chamados esses padrões de pensamento, são muitas vezes o motivo das tendências de pensamento negativo de uma pessoa no presente e desempenham um papel importante na causa e manutenção de vários problemas psicológicos, incluindo depressão, distúrbios de ansiedade, distúrbios de uso de substâncias e distúrbios alimentares.

Nas seções a seguir, vamos trazer exemplos de crenças negativas centrais, indicarei seus principais recursos definidores e discutirei como você pode determinar se algumas crenças  negativas centrais estão afetando seu pensamento e seu bem-estar emocional.

EXEMPLOS DE CRENÇAS CENTRAIS NEGATIVAS

As crenças centrais negativas comuns sobre si mesmo incluem: “Eu sou inútil”, “Eu sou inadequado” e “Eu sou um fracasso”. As mais comuns sobre outras pessoas incluem: “As pessoas vão me machucar”, “As pessoas são maliciosas” e “As pessoas não são confiáveis”.

Crenças negativas centrais comuns sobre o mundo incluem: “O mundo é perigoso”, “O mundo é injusto” e “O mundo é assustador”.

CARACTERÍSTICAS DAS CRENÇAS CENTRAIS NEGATIVAS

Observe nos exemplos os principais recursos das crenças centrais negativas. Uma é que elas são muito absolutistas ou de natureza tudo ou nada. Ou seja, elas não variam com base em situações específicas.

No entanto, embora as crenças fundamentais não sejam específicas da situação, elas normalmente apontam o pensamento de uma pessoa em uma direção negativa consistente com ela em situações específicas. Por exemplo, uma pessoa estará propensa a ter pensamentos de ser inútil nos relacionamentos, no trabalho e em outras situações, se tiver a crença central de que “eu sou inútil”.

Alguém provavelmente pensará que não se pode confiar nas pessoas em várias situações nas quais elas interagem se elas tiverem a crença central de que “as pessoas não podem ser confiáveis”. Da mesma forma, eles tendem a pensar que o mundo é injusto em muitas situações se sua crença principal é que o mundo é injusto.

As crenças centrais negativas são tipicamente auto-sustentáveis, na medida em que o indivíduo é tendencioso na busca de informações em situações específicas que apoiam suas crenças centrais e desconsideram as informações que são inconsistentes com elas.

Por exemplo, uma pessoa que tem a crença central de que é inadequada tenderá a se concentrar nas informações em uma situação que apoie essa crença, interprete informações ambíguas de uma maneira que permita que essa crença central seja apoiada e negligencie as informações que possam contradizer a crença. que eles são inadequados.

COMO IDENTIFICAR SUAS CRENÇAS CENTRAIS NEGATIVAS

A melhor maneira de determinar se você tem crenças negativas centrais  é perceber temas em seu pensamento. Ou seja, se em muitas situações diferentes você tende a pensar de maneira absoluta e negativa sobre si mesmo, outras pessoas ou o mundo, isso sugere que uma crença central pode estar operando.

Por exemplo, se no trabalho, nos relacionamentos e em outros domínios, você geralmente percebe ter crenças em resposta a eventos como “Eu sou um fracasso”, “As pessoas não são confiáveis” ou “O mundo é injusto”, isso sugere que as crenças centrais desses tipos podem estar afetando seus pensamentos e emoções.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC), ajuda a descobrir suas crenças negativas centrais, procurando temas nos pensamentos que entram em suas mentes em situações, anotando-os em uma ferramenta de TCC comumente usada, chamada registro de pensamento.

Dado que as crenças centrais estão associadas a emoções fortes, outro sinal de que as crenças centrais podem estar presentes é a experiência de fortes reações emocionais em situações, principalmente se a reação parecer desproporcional aos eventos.

Por fim, outro sinal de que as crenças centrais podem estar presentes é a dificuldade em aceitar ou acreditar em informações ou evidências positivas sobre você, os outros ou o mundo. A razão é que, ter uma crença negativa central profundamente arraigada torna muito difícil aceitar informações que a contradizem.

OBTENHA AJUDA PARA IDENTIFICAR SUAS CRENÇAS CENTRAIS  NEGATIVAS

Trabalhar na identificação de possíveis crenças centrais negativas pode ser um desafio, tanto em termos de identificação precisa quanto no gerenciamento das fortes reações emocionais associadas a elas. Você pode identificar suas crenças centrais negativas como o primeiro passo para alterá-las.

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