Evento C2030 promovido pela Amcham Porto Alegre reuniu líderes do mercado para falar sobre a Transformação das Organizações.

O segundo encontro do Ciclo 2030, ou C2030, foi realizado na manhã desta terça-feira (30) no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre. O evento reuniu líderes e executivos de várias empresas para discutir o tema “Transformação das Organizações”.
Os palestrantes convidados para essa edição do evento foram Fernando Gama (Malb Projetos), Daniel Levy (Natura e BRF), Gabriela Guerra e Carol Cintra (Thoughtworks), e Luis Binotto (Grupo Andritz).
Daniel Levy falou sobre transformação e o conceito “VUCA”
O primeiro convidado a dar a sua contribuição sobre o tema foi Daniel Levy, que trouxe questionamentos sobre a transformação como sendo uma atitude de corpo e alma.
Em sua fala, Levy contou sobre o começo de sua transformação pessoal e profissional. Segundo ele, somente através de uma tomada de consciência é que uma pessoa começa a ter coragem de tomar atitudes. Assim, poderá mudar as coisas em sua volta para fazer algo novo.
Ele trouxe também o conceito de “Mundo VUCA”, fenômeno que está acontecendo muito nas empresas e no relacionamento como um todo. VUCA é uma sigla em inglês utilizada para descrever a volatilidade (Volatility), a incerteza (Uncertainty), a complexidade (Complexity) e a Ambiguidade (ambiguity) nos ambientes e situações.
Levy deu exemplos práticos sobre cada um dos fatores que trazem o significado da sigla. Para Levy, o aumento da velocidade como as coisas estão acontecendo hoje, é cada vez maior.
“Se antes um ciclo de uma carreira demorava anos, às vezes décadas para acontecer, hoje em sete meses, eu entro e saio de uma empresa. Faço um ciclo, faço um outro ciclo, e assim por diante. As coisas estão acelerando cada vez mais”, disse.
Habilidades fundamentais
Segundo o executivo, é neste contexto de mundo que os líderes e suas empresas estão mergulhados, onde são exigidas novas habilidades e competências. Levy apresentou três habilidades que considera fundamentais para prosperar nos dias atuais.
A primeira é a Inovação Disruptiva, em que novas ideias já estão sendo pensadas ou até mesmo desenvolvidas. Isso pode vir a quebrar muitas empresas do mundo de hoje. “Inovação não é mais um luxo ou um diferencial competitivo. É uma necessidade atual”, afirmou.
A segunda habilidade citada por Levy, é a capacidade de se adaptar. Ou seja, ser flexível e dinâmico e saber trabalhar com as informações que o mundo VUCA vai fornecendo. Isso é essencial para as empresas prosperarem. Quem tiver rigidez e inflexibilidade e não se adaptar às mudanças, vai se perder pelo caminho.
O terceiro e último ponto abordado por Levy, é a coerência e o significado. Quer dizer que tudo o que fizermos deve ter um norte e deve ser coerente. Também deve atrair investidores, colaboradores e clientes.
Todos temos um propósito
O empresário enfatizou que todo mundo e todas as empresas devem ter um propósito e estar dispostos a resolver o problema das pessoas que estão em contato. Ele falou também sobre a transformação e a grande resistência a mudanças.
Levy também fez uma analogia ao corpo humano, dizendo que todo sistema deve funcionar como tal para atingir o equilíbrio. Assim como o corpo humano, há um sistema imunológico corporativo que barra o que é ruim para se manter em equilíbrio.
Após as palestras, o evento foi aberto a discussões entre os empresários e os palestrantes presentes, no formato de “Fishbowl”. Cada um deu a sua colaboração sobre o assunto abordado.

O C2030 é patrocinado pela Malb Projetos Disruptivos, ThoughtWorks e Barra Shopping Sul. O terceiro encontro do Ciclo 2030 acontece em dezembro e terá como tema a “Transformação da Vida”.
Fique por dentro do que acontece no mundo dos negócios, baixando agora mesmo o nosso aplicativo!
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.