“Por que meu filho não ouve?” é provavelmente a queixa mais comum de pais de crianças de todas as idades. Eles querem saber por que o filho parece ficar surdos no momento em que são convidados a tomar um banho ou calçar os sapatos. Eles querem saber por que precisam perguntar cinquenta vezes antes que o filho escove os dentes.
É preciso sempre focar em dar mais atenção à criança. A relação pai-filho é a mais importante que temos e, quando é forte, pode ser uma ferramenta valiosa para dar às crianças o tipo certo de atenção: elogios.
Pesquisas mostram, repetidas vezes, que o comportamento recompensado será repetido, enquanto o comportamento ignorado será enfraquecido. Na realidade, essa dinâmica ocorre diariamente na parentalidade, pois qualquer comportamento ao qual o pai responde (positivo ou negativo) provavelmente será repetido.
Neste post, vamos saber mais sobre a importância da atenção positiva e trazer 7 dicas para você trabalhar com o seu filho.
Inscreva-se em nosso Canal no Youtube
ATENÇÃO POSITIVA E O COMPORTAMENTO NEGATIVO
Os pais geralmente percebem muito o comportamento negativo de uma criança (“desça daí!” Tire as mãos dos ouvidos de sua irmã!”), mas é mais difícil perceber as coisas positivas. Prestando mais atenção ao seu filho, o comportamento dará a você a oportunidade de perceber o que está fazendo certo – e dizer isso a eles.
A atenção positiva é uma parte muito importante no desenvolvimento e trabalho com as emoções
Se você reagir positivamente ao que seu filho faz bem, você incentiva a repetição desse comportamento, aumentando a autoconfiança e a autoestima dele. Vamos as dicas:
-
ELOGIE
Elogios trazem confiança (tanto em adultos quanto em crianças); eles são um incentivo para continuar. Existem muitas oportunidades para elogiar seu filho. Primeiro expresse o que a criança está fazendo e depois elogie esse comportamento. Uma criança se sente vista e ouvida através disso: “Vejo que você pendurou seu casaco no cabide sozinho, o que é inteligente da sua parte”. Você aposta que seu filho ficará feliz e tentará fazê-lo novamente na próxima vez.
-
PLANEJE BREVES MOMENTOS DE ATENÇÃO PLENA
Seu filho vem a você de forma independente para lhe dizer uma coisa, perguntar ou mostrar alguma coisa? Este é o momento de prestar atenção total. A atenção total funciona melhor do que a atenção menos sincera, uma ou duas vezes por dia, durante quinze minutos ou meia hora, especialmente se o seu filho não pedir ou não precisar naquele momento.
As crianças não conseguem se concentrar por longos períodos de tempo. Eles exigem atenção com frequência. Com atenção concentrada, você os confirma em seus sentimentos. Eles geralmente ficam satisfeitos e voltam a explorar coisas novas.
-
NÃO HÁ TEMPO PARA ATENÇÃO?
Tudo bem, mas você precisa expressá-lo. Explique com calma que você não tem tempo agora se seu filho pedir atenção em um momento impossível. Combine a que horas ele ou ela receberá atenção e cumpra sua promessa. Seu filho sabe onde está e será menos provável que continue tentando chamar sua atenção.
Atenção não é necessária o tempo todo. É perfeitamente bom que seu filho brinque sozinho por um tempo. É muito importante expressar isso. Além disso, a atenção está em pequenas coisas.
-
DESCUBRA O MELHOR MOMENTO PARA DAR ATENÇÃO MAIOR
Então você pode usar e expandir esses momentos. Verifique também quando é difícil e por quê. Talvez esses momentos possam ser mudados. Dessa forma, seu filho recebe a atenção total que merece e você não precisa se sentir culpado se nem sempre funcionar.
-
CONVERSE COM SEU FILHO
Isso também é atenção. Conversar um com o outro ajuda as crianças a aprender a se expressar e a dominar as habilidades de conversação. Seu filho gosta de conversar com você. É bom para sua auto-imagem. Fale sobre o que ele ou ela está interessado, troque idéias e informações. Dessa forma, seu filho percebe que você está interessado no que ele tem a lhe dizer.
-
MOSTRE A SEU FILHO QUE VALE A PENA O ESFORÇO
A auto-imagem é muito importante para cada indivíduo. Isso tem um grande impacto na confiança. Abraços regulares, um grande beijo ou um tapinha dão à criança o conhecimento de que ela é digna. E que ele ou ela é amado. O amor e o carinho que as crianças recebem nos primeiros anos de vida garantem que desenvolvam um relacionamento seguro e próximo com os pais. Assim, eles também são mais capazes de entrar em relacionamentos com os outros.
Como vimos, a atenção positiva pode ser uma conexão entre pais e filhos no sentido de conectar bem com o mundo deles. As crianças são naturalmente amigáveis, dispostas a cooperar e ouvir. E, é claro, se prestarmos atenção sincera e muito carinho esses momentos serão recompensadores
Inscreva-se em nosso Canal no Youtube
Deixe o seu comentário!
Temas que abordamos nessa página:
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.