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Desenvolvimento Pessoal

Decodificando sua fome: você está realmente com fome ou não?

Andrea W
Escrito por Andrea W em janeiro 12, 2020
Decodificando sua fome: você está realmente com fome ou não?
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Há uma linha tênue entre fome emocional e física.

Nós comemos quando estamos estressados ​​e chateados.

Comemos quando estamos felizes e comemorando.

E às vezes (muitas vezes) comemos por puro tédio.

“O tédio é provavelmente o tipo emocional de fome número 1”, diz a psicóloga Susan Albers, PsyD .

“Frequentemente ignoramos, evitamos ou negociamos nossos verdadeiros sinais de fome – inclusive quando já estamos cheios e apenas procurando algo para nos divertir”.  

Mas o problema é que há uma diferença entre a verdadeira fome física e a emocional.

Neste post vamos falar sobre se a sua fome é realmente fome ou não.

COM FOME? ENTREVISTE-SE PRIMEIRO

A fome física é gradual e está ligada à última vez que você comeu.

Enquanto a fome emocional é desencadeada por coisas como estresse, preocupação ou fadiga.

A coisa mais importante que você pode fazer quando estiver prestes a comer ou se achar que está com fome é entrevistar sua fome antes de agir sobre ela.

Pergunte a si mesmo: o que eu quero comer e por que eu quero agora?

LEVE A SÉRIO A SUA FOME

É importante levar a sério o seu pensamento sobre a fome, mas faça uma pausa e tente descobrir o que está acontecendo primeiro.

Você está com muita fome?

Ou você está chateado com alguma coisa? 

Muitas vezes, a fome emocional é a maneira do seu corpo dizer que você precisa de conforto ou de algo calmante.

Em vez de realmente sentir vontade de comer, talvez você só precise de uma pausa rápida ou de sair para aliviar o estresse.

O nível de energia também é uma grande parte da vontade de comer.

Se você voltar atrás e pensar sobre isso primeiro, poderá descobrir que é apenas baixa energia ou sua mente está vagando.

“Identifique o que você está sentindo e encontre a emoção apropriada que o acompanha”, diz o Dr. Albers.

“Se você estiver estressado, encontre algo que o relaxe.

Ou, se estiver entediado, encontre algo que o entretenha um pouco. 

Os desejos são outra pista de que suas emoções podem estar ditando sua fome.

Geralmente, você pode identificar a diferença entre precisar comer algo para alimentar seu corpo e um desejo, que é apenas uma fome emocional usando uma máscara.

Talvez seu corpo esteja desejando um tipo específico de chocolate porque você está se sentindo ansioso.

Ou talvez você pense que está desejando uma tigela grande de macarrão com queijo, mas está realmente triste com as notícias que recebeu.

MUITA DISTRAÇÃO: OUTRA RAZÃO PARA COMER DE FORMA EMOCIONAL

“As pessoas tendem a ignorar sua fome emocional e confundi-la com fome real porque estão no telefone ou na frente do computador”, diz Albers.

“Uma boa regra é que quando você come – apenas coma.

Não coma na frente da TV ou navegue sem pensar no telefone. 

Ao longo das linhas de comer emocional é estar com fome – e sim, é uma coisa real.

Muitas vezes, as pessoas adotam a abordagem de “esperar para ver” quando se trata de vontade de comer.

A próxima coisa que você sabe é que está com raiva, morrendo de fome e fazendo uma linha b para qualquer coisa que possa colocar em suas mãos.

Mas se você aprender seus verdadeiros sinais na vontade de comer por suas pistas e sinais sutis, poderá evitar que a ansiedade assuma o controle.

“Em vez de esperar para ver como está a sua fome ao longo do dia, seja proativo em saber quando você normalmente fica com fome”, explica o Dr. Albers.

“Talvez você saiba que te dá vontade de comer todos os dias por volta das 10 horas da manhã ou precisa de um almoço mais cedo do que a maioria das pessoas.

Esteja atento aos seus padrões de fome.

PELO QUE ESTOU COM FOME? DICAS PARA COMBATER A ALIMENTAÇÃO EMOCIONAL

O Dr. Albers recomenda o uso de um novo idioma.

Em vez de se perguntar se está cheio, pergunte se está satisfeito com o que está comendo.

Em vez de perguntar o que você quer, pergunte o que você precisa agora.

“Geralmente, se você perguntar ‘o que eu quero comer’, há uma variedade enorme”, diz o Dr. Albers.

“Mas perguntando ‘do que eu preciso?’ ajuda você a ser mais específico e consciente. ”

Se você acha que pode estar lidando com fome emocional, siga estas dicas:

  • Entreviste sua fome e dê cinco minutos para fazer uma pausa antes de agir;
  • Identifique se você precisa comer ou se está apenas com fome por causa da emoção;
  • Distraia-se ou faça uma pausa no que está fazendo no momento;
  • Procure algo calmante ou reconfortante.

AINDA ESTÁ LUTANDO COM UMA ALIMENTAÇÃO EMOCIONAL?

Se você tentou decodificar sua fome e é um padrão repetido de alimentação emocional – é melhor consultar o seu médico.  

Às vezes, existem condições físicas que impedem você de entende-la – como problemas de tireoide ou falta de sono. Outras vezes, pode haver obstáculos emocionais em relação à saúde mental.

E outras vezes, está apenas confuso e sem saber o que comer, já que há tanta informação por aí.

Há também pessoas e profissionais que podem ajudá-lo a descobrir quais obstáculos estão no seu caminho quando se trata de fome emocional.

Descobriu qual é a sua vontade de comer??

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