Com excelentes retornos, os assistentes virtuais chamados chatbots chegam para revolucionar a forma de interação entre empresas e clientes.
Mas tenha cautela na hora de implantar um.

A proliferação dos robôs virtuais chegou com o chatbot no facebook messenger há cerca de um ano.
Com potencial indiscutível para as empresas, a sua aplicação exige cautela. Iremos te mostrar algumas situações.
Segundo relatório da Imperva, realizado em 2016, mais de 50% do tráfego na rede são gerados por bots e destes, metade são “bots do mau”.
Benefícios do Bot para seu negócio
Na busca de alternativas na interação entre empresa/cliente, os bots estão sendo alternativas interessantes e a forma mais escolhida.
Entre as vantagens estão:
Não exigem recursos humanos em tempo integral;
E com isso é possível automatizar o SAC que atenderá o cliente em tempo integral.
Desvantagens de um chatbot para sua empresa e clientes
Com relação a tecnologia, a desvantagem está no mau uso da ferramenta.
A euforia inicial tanto da empresa quanto do cliente muitas vezes oculta as frustrações.
Quanto aos usuários está o recebimento de spams ou a falta de retorno/resposta para as dúvidas.
E a empresa neste processo acaba sendo prejudicada por julgamentos negativos.
Uma aplicação correta do bot precisa de planejamento.
O chatbot precisa ter utilidade, ele tem que resolver problemas ou dúvidas do cliente ou usuário.
E a diferença pode estar nos tipos de bots.
Eles podem ser bem estruturados mas delimitado de perguntas e respostas como os bots de comando. e os transacionais que possuem inteligência artificial no atendimento ao cliente.
Bem, para um bom uso e aproveitamento da tecnologia bot é necessário que a empresa capacite o assistente e o integre aos seus sistemas e CRM.
Dessa forma será possível desfrutar de seus benefícios e aproveitar os resultados positivos com maior eficiência.
E o cliente por sua vez poderá experimentar uma boa experiência e com isso gerar uma economia nos custos operacionais e aumentar as vendas da empresa.
Para que a solução contratada seja mesmo inteligente e você esteja realmente decidido a implementar um chatbot no seu negócio é preciso responder a si mesmo os seguintes questionamentos:
Responda agora as 10 questões e veja se você está pronto para implantar o seu Bot
1-Esta tecnologia é o que a empresa precisa?
2- O chatbot é especializado em atendimento ao cliente?
3- O fornecedor tem experiência na indústria em que a empresa atua? Que clientes do setor ele atende?
4- Consigo visualizar casos efetivos e ativos?
5- O fornecedor consegue fazer uma demonstração personalizada funcional para a minha empresa?
6- O chatbot tem estado de memória para manter um diálogo fluido, entendendo o contexto?
7- O bot aprende com os usuários e consegue evoluir?
8- Quais serão os recursos necessários e qual é o tempo de implementação?
9- Que relatórios terei ao meu dispor?
10- Conseguirei integrar o bot à outras soluções, como meus sistemas legados e tecnologias de terceiros?
Caso o seu fornecedor não complete todas as 10 questões, você precisa continuar procurando pelo seu chatbot.
Dúvidas? O que achou de buscar um chatbot para interagir com seus clientes?
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