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Desenvolvimento Pessoal

10 dicas espirituais de autocuidado que você precisa conhecer

Andrea W
Escrito por Andrea W em janeiro 3, 2020
10 dicas espirituais de autocuidado que você precisa conhecer
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Sua espiritualidade pode ser encontrada nos princípios de sua religião ou na beleza da natureza. 

Quando foi a última vez que você nutriu seu espírito? Muito é dito sobre a importância de nutrir o corpo físico através de dieta e exercício, mas o corpo espiritual é frequentemente esquecido ou ignorado. Para viver uma vida feliz e próspera, todos os seus aspectos (mentais, físicos, emocionais e espirituais) devem ser reconhecidos para manter o bem-estar geral.

Observe em que área da sua vida você tende a se concentrar e o que pode precisar de alguma atenção. Se a espiritualidade está diminuindo, há maneiras de avivá-la. Você pode descobrir que já fez algumas dessas coisas – as idéias de autocuidado são bastante intuitivas.

A diferença agora é que você começará a prestar atenção com nova consciência.O que quer que satisfaça e sustente você, sua espiritualidade precisa ser cuidada. Aqui estão 10 idéias espirituais de autocuidado.

O QUE É O AUTOCUIDADO ESPIRITUAL?

A espiritualidade tem significados diferentes para pessoas diferentes, muitas vezes influenciadas pelas ideologias com as quais você cresceu. Talvez você associe espiritualidade a religião ou tradições culturais. 

Nesse caso, observar rituais, participar de cultos ou cerimônias religiosas e estudar textos religiosos são tipos de autocuidado espiritual.

Talvez seu conceito de espiritualidade seja experimentado na natureza, um no outro ou dentro de si mesmo. Poderia ser através da arte, música e dança. Por fim, pode ser qualquer coisa significativa e que acenda um senso de sacralidade, mesmo que apenas seja sentido por você. 

Espiritualidade é uma prática pessoal. Independentemente do caminho escolhido, todos convergem para algo que você deseja em algum nível – a necessidade de conexão, propósito e felicidade.

Uma prática espiritual de autocuidado é qualquer ritual que conecta você ao seu verdadeiro eu, o verdadeiro você. O verdadeiro você é a expressão crua de quem você deveria ser e oferece este mundo. É energizante, inspirador e, acima de tudo, parece certo. Talvez você já esteja experimentando isso ou tenha tido vislumbres de como isso pode parecer. Familiarizar-se com o que você sente é uma parte importante de poder navegar pela vida. Acessar essa parte de si mesmo através do autocuidado espiritual pode ser gratificante em muitos níveis.

POR QUE O AUTOCUIDADO ESPIRITUAL É IMPORTANTE?

Você pode ser a pessoa mais saudável, mas ainda sente que algo está errado ou experimenta uma doença, tanto mental quanto fisicamente. O bem-estar emocional e espiritual tem uma profunda influência que penetra e afeta o corpo físico e mental. Solidão é uma epidemia. 

Seus antepassados ​​viviam em grupos e você obteve muitos benefícios desse modo de vida, principalmente mentais e emocionais. Hoje, você deve fazer esforços conjuntos para procurar maneiras de nutrir essa parte de si mesmo.

Dedicar tempo para o autocuidado espiritual é gratificante. Incentiva a introspecção e oferece clareza e conforto. Estudos têm demonstrado como cultivar uma vida espiritual pode trazer inúmeros benefícios à saúde.

Uma prática de autocuidado espiritual acalma a mente e a turbulência interna, deixando espaço para começar a sentir e honrar o que seu coração anseia e ter a coragem de tomar as medidas necessárias para uma boa mudança. Seu corpo e emoções não podem mentir; quando você estiver verdadeiramente feliz e prosperando, você o conhecerá em sua essência. Você merece viver a vida deste lugar. O autocuidado espiritual pode ajudá-lo a:

  • Melhorar relacionamentos e conexões com outras pessoas;
  • Experimente mais paz interior;
  • Obtenha clareza sobre o que faz você feliz;
  • Aumentar sentimentos de unidade e universalidade;
  • Diminuir sentimentos de isolamento e solidão;
  • Aprofundar o relacionamento consigo mesmo

Não sabe por onde começar? Aqui estão algumas dicas espirituais de autocuidado para você começar.

1. PRATIQUE YOGA

A intenção por trás do yoga é harmonizar seu corpo, mente e espírito e é individualizada de acordo com as suas necessidades no momento. Os benefícios físicos são bem conhecidos, mas há mais no yoga do que fazer um bom treino. Ela ajuda você a se conectar com seu corpo e emoções armazenadas profundamente. O Yoga incentiva o não julgamento e a aceitação de onde você está na vida com o conhecimento de que está construindo uma base sólida para uma vida mais fortalecedora. Existem muitos tipos de yoga – explore os tipos que você gostaria de experimentar.

2. MEDITE

A meditação é uma das práticas espirituais mais fáceis e acessíveis de manter. Pode ser necessário um pouco de incentivo para começar, mas depois que você começa, é difícil imaginar a vida sem ela. Os benefícios da prática da meditação são numerosos e incluem a redução do estresse e uma conexão mais clara com quem você é e o que deseja da vida.

3. TENTE ANDAR ATENTO

Andar é subvalorizado. Pesquisas mostram que pessoas que sofrem de problemas de saúde mental podem se beneficiar de caminhadas. Qualquer forma de atividade física é benéfica, mas caminhar é diferente. Ele permite que você pressione pausa na vida e apenas esteja no momento. Respirar o ar fresco, sentir a calçada sob os pés e ver o céu aberto são formas sutis que sustentam e nutrem os sentidos. Caminhada consciente é uma prática que traz muitos grandes benefícios que podem surpreendê-lo.

4. LIMPE SEU AMBIENTE

Uma boa prática em geral é manter um espaço bom e limpo ao seu redor. Você está constantemente trocando energia e informações com outras pessoas e é natural que você possa acabar sendo afetado de alguma forma. É difícil se conectar ao seu verdadeiro eu se você estiver se sentindo cansado ou arrastado para baixo. Manchar usando um incenso, sálvia, cedro ou palo santo em particular é uma ótima maneira de limpar seu espaço (incluindo o espaço mental). Seja o poder do perfume para elevar ou a intenção de limpar energia negativa, funciona.

5. CONECTE-SE A COMUNIDADE

Os seres humanos são comuns por natureza. Infelizmente, o estilo de vida que você leva hoje nem sempre suporta isso. Conexão, riso, troca de idéias, apoio emocional e força para perseverar são algumas das experiências que você pode experimentar através da comunidade. Se você ainda não possui essas conexões, pode ser necessário sair da sua zona de conforto e encontrar algumas. Seja voluntário, encontre pessoas que compartilhem seus interesses, participe de reuniões religiosas ou culturais, hospede grupos de sua preferência, participe de um clube do livro ou participe de uma noite de jogos. Fazer o esforço será gratificante!

6. ANOTE AS NOVAS IDEIAS

O registro no diário é outra maneira de explorar os profundos recessos da mente e do coração. O ato de escrever peneira e processa pensamentos e emoções. Problemas, preocupações e emoções negativas podem invadir a mente e prejudicar seu espírito. Coloque tudo no papel e veja o que acontece. Novas idéias podem ser reveladas. O registro no diário pode ser um bom complemento para uma rotina matinal ou noturna. Existem diferentes técnicas de registro no diário que você pode tentar – faça com que funcione para você.

7. LEIA MATERIAL INSPIRADOR 

Parece simples, mas pode fazer a diferença na sua perspectiva de vida. Observe o que você está exposto diariamente e como isso faz você se sentir. Você é inundado com informações de muitas fontes e nem tudo é positivo. Como resultado, às vezes pode ser difícil sentir-se inspirado ou elevado. Faça questão de ter em sua estante ou mesa de cabeceira um livro ou outro material de leitura que o inspire. Logo antes de dormir, em vez de pensar no seu dia e em qualquer preocupação, tenha seus últimos pensamentos positivo. 

  1. ESTAR EM NATUREZA

Estar na natureza cura. O cheiro da terra, o som de pássaros ou a água, a visão de árvores balançando ao vento ou ondas batendo na praia fazem seus sentidos reviverem. Você não pode deixar de se desconectar do dia e aproveitar a cura que ocorre quando cercada pela natureza. Você está no momento e há uma sensação de experimentar algo maior que você. Tire um tempo o mais rápido possível para passar um tempo na natureza , mesmo que sejam apenas alguns minutos sentados ao lado de uma árvore.

  1. DESCONECTE DA TECNOLOGIA

Embora a tecnologia seja uma bênção, ela também tem a desvantagem de ser extremamente perturbadora. Você provavelmente verifica constantemente seus dispositivos, mesmo sem perceber. Há um movimento em direção a desintoxicações digitais , em que você reserva um tempo para se desconectar da tecnologia, especialmente do seu smartphone. Os benefícios de fazer isso são o que você esperaria:

  • Mais tempo para observar e refletir;
  • Maior criatividade;
  • Relações melhoradas;
  • Melhor noite de sono;
  • Melhor senso de si e necessidades.

Separe um tempo durante o jantar em que todos os telefones são guardados ou tente escolher um dia em que você se desconectará das mensagens de texto, verificar as mídias sociais e responder a e-mails. Você começará a experimentar uma vida mais rica.

10. PRATIQUE O PERDÃO

“Errar é humano; perdoar é divino. ”A vida é muito curta e valiosa para permanecer presa em padrões que não lhe servem. Quando você é incapaz de perdoar alguém, isso impede que você experimente a vida completamente. Muita energia é desviada para manter um rancor ou semelhante quando essa energia poderia ser direcionada para criar a vida que você deseja. Existem técnicas para ajudá-lo nesse processo; a liberdade e a leveza que você sentirá podem mudar a vida.

É importante permanecer presente e aceitar o prazer e a dor como parte de sua jornada para a saúde e o equilíbrio espirituais. Seu ego naturalmente se inclina para o prazer e o conforto. É preciso esforço e disciplina para começar a explorar a verdade sobre quem você é e criar uma conexão mais forte com o seu verdadeiro eu. Tente uma ou duas coisas desta lista. Mantenha simples. Se o que você tenta não faz muito por você, tente outra coisa. Esta é uma jornada sagrada e não há caminho certo ou errado. O mais importante é que você se mantenha fiel ao implementar qualquer plano de autocuidado.

O que você achou das dicas? Já experimentou alguma?

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