Adaptar-se às mudanças tecnológicas para não sofrer perdas financeiras e competitivas nos negócios é iminente. E digitalizar os processos é o caminho inicial.

“Sua empresa está realmente se transformando digitalmente ou vivendo em negação digital”? com este questionamento, a Progress, divulgou os dados de uma pesquisa global, realizada no 1º trimestre de 2016. A consulta foi conduzida pela Loudhouse, divisão especialista de pesquisas do Grupo Octopus.
Entre os entrevistados estiveram mais de 700 tomadores de decisão de nível C/VP dispersos geograficamente. Além de chefes de marketing digital e de TI, desenvolvedores e arquitetos de TI, diretores, engenheiros e gerentes de negócios. Ambos representam organizações que vão desde pequenas e médias empresas até grandes corporações globais.Destes, 7% são do Brasil.
O estudo teve como objetivo analisar a visão empresarial sobre a transformação digital e os planos para enfrentar esse desafio.
Negação digital = Perdas financeiras e de competitividade
Entre os dados, 78%, ou a maior parte dos entrevistados, está ciente que as empresas podem sofrer perdas financeiras e de competitividade nos próximos anos, caso não encarem a transformação. E 45% manifestaram preocupação quanto a ser tarde demais para fazer parte da mudança.
A incerteza diante de uma nova tendência gera ansiedade por parte das companhias.
A digitalização dos negócios atinge praticamente todos os setores das empresas e com ela estão acompanhadas profundas mudanças, em especial para a próxima década.
Barreira cultural e organização
Os desafios na implementação de novas tecnologias encontra barreira maior pelas corporações na cultura e na forma como elas se organizam. A estrutura organizacional e os processos, deixam os executivos apreensivos, com medo de modernizar a estrutura de suas empresas.
Há diretores por exemplo, que tem crescimento anual da sua empresa e então, arriscam muito pouco. Seguindo a filosofia de “não mexer em time que está ganhando”, preferem continuar com crescimento mínimo a apostar em um novo e grande resultado.
Investimento tímido

Os resultados da pesquisa informam ainda que há um grande consenso entre os entrevistados brasileiros de que a Transformação Digital precisa acontecer dentro dos próximos 12 meses.
Mas o que se vê são investidos ainda pequenos. Entre 55% dos entrevistados está no planejamento, a construção de aplicativos de interação com o cliente. Enquanto 45% esperam construir e gerenciar propriedades na web.
Quanto às abordagens atuais para os negócios digitais estão Conteúdo Web (75%), E-commerce (63%) e Mídias Sociais (61%).
Entre as duas metas para o negócio local com perspectiva para os próximos 12 meses estão:
Melhorar a experiência do cliente, escolhida por 73% dos entrevistados, e expandir o alcance da marca e do Mercado, com resposta de 49% dos líderes abordados.
Digitalizar é inovar nas decisões
A modernização de companhias chegou com o conceito de indústria 4.0 que segundo o Wikipedia, “é um termo que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem”.
E isso tudo aplicado aos processos de manufatura. O conceito já está impulsionando a modernização de companhias de todos os tipos.
E isso tem papel fundamental na coleta e análise de dados, simplicidade na execução de tarefas e na entrega de informações que auxiliam nas tomadas de decisões. Por outro lado, a humanização nas operações continuará sendo necessária.
Foco na experiência do Cliente
Se a pesquisa indicou que 99% dos entrevistados acham que o principal motor para a transformação digital é otimizar a experiência e engajamento dos clientes; outros 61% dizem que o envolvimento do cliente é a prioridade número 1 para os próximos 12 meses, e 50% pretendem investir na construção de aplicações no próximo ano. Os dados convergem para a transformação que deve começar.
Segundo o Vice-Presidente de Soluções Digitais da Progress, Mark Troester, o que vem movendo esta mudança é a experiência do cliente.”As tecnologias digitais estão transformando radicalmente o negócio da forma como o conhecemos. E a força motriz da mudança baseia-se na experiência do cliente. No entanto, muitas organizações continuam a resistir à mudança. É preciso que haja um despertar rápido e que as organizações aceitem que precisam se transformar digitalmente para sobreviver e precisam fazê-lo agora”, esclarece.
De onde virá a mudança e o que falta para acontecer
De acordo com os resultados, 72% os lideres acreditam que a palavra final para as iniciativas digitais partirá dos tomadores de decisão/detentores do orçamento. E 78% dizem que para entregar esforços de transformação digital será preciso um melhor alinhamento de TI e Marketing. E 58% dizem que a alta dependência da TI para entregar estratégia é uma barreira para proporcionar uma melhor experiência do cliente por meio da transformação digital e mais da metade cita a falta de habilidades e liderança como principais dificuldades.
“Esta pesquisa traz à tona a realidade dos desafios da transformação digital de hoje, em um esforço para educar e equipar as empresas com as informações que elas precisam para ter sucesso. A ampla preocupação digital tem sido palpável, mas agora temos dados para provar isso”, reforça Mark.
Resultados
Soluções produtizadas são a chave para esta mudança. Pois podem ser adaptáveis a diferentes conceitos. E elas estão baseadas em inteligência artificial, deep learning e machine learning. Startups e grandes empresas já vem usando estas inovações a fim de otimizar a força de trabalho. Pensar em projetos que levam meses ou anos para conseguir implementar é inviável. As tecnologias estão otimizando as decisões dos gestores.
Enfim, com todas estas inovações nos produtos, serviços e processos, é necessária uma mudança de perfil de profissionais e consumidores. E isso já está acontecendo. Você não acha importante digitalizar os negócios da sua empresa? Comente. Compartilhe.
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