Muitas vezes as Startups são criadas de forma informal, mas há muitos motivos para a sua formalização. Confira os 3 principais!

A onda empreendedora do momento vem possibilitando a criação das famosas Startups. A cada dia, uma nova startup é criada, e muitas vezes de maneira informal. Mas os empreendedores esquecem que esse fator pode colocar em risco o negócio e toda a atividade que se quer desempenhar. Então, será que não está na hora de formalizar a sua startup?
A seguir, separamos 3 motivos para a formalização, conforme informações da Startse.
1- Segurança societária
Alguns cuidados são fundamentais para que o empreendedor de startup não tenha complicações e por causa disso, tenha que encerrar as suas atividades de forma precoce.
Por isso, quando o empreendedor formaliza sua empresa, passa a ter mais segurança, principalmente quando o negócio envolve mais pessoas. Assim, problemas com questões que envolvem participações societárias e a contribuição de cada sócio, podem ser evitadas.
Neste caso, é importante a criação de um contrato social ou um acordo de sócios. Ambos podem conter temas referentes a sucessão, retirada de sócios, alienação de quotas e responsabilidade dos mesmos.
O Acordo de Sócios trata-se de um contrato ‘’parassocial voluntário’’. Nele, os sócios combinam entre si todas as questões existentes na sociedade, de modo a evitar problemas futuros, como por exemplo, a saída e entrada de sócios.
O Acordo de Sócios fornece transparência e segurança para a condução da sociedade, sendo, portanto, um dos métodos mais adotados pelas startups.
>>>Para saber mais sobre o contrato social, leia esse post que preparamos sobre o tema!<<<
2 – Contratação com terceiros
Formalizar a sua startup vai permitir que você tenha mais credibilidade no mercado, com clientes e parceiros. Como o seu negócio vai obter um financiamento bancário ou firmar um contrato com um parceiro, se não estiver devidamente constituído, por exemplo?
A constituição de uma sociedade passa mais comprometimento e profissionalismo. Sem isso, empresas ou instituições poderão não ter interesse em firmar contrato com pessoas físicas.
3 – Receber investimentos
Outro motivo para se formalizar a startup, é a possibilidade da mesma poder receber investimentos. Geralmente, as startups nascem em um ambiente de incertezas, e no início são informais. Por isso necessitam de um investimento financeiro para poder desenvolver as suas atividades.
Dessa forma, quando a empresa é registrada, ela passa a ter direitos e obrigações, entrando no mundo jurídico. A partir disso, como se trata de uma startup, ela poderá receber investimentos-anjo, por exemplo.
Algumas modalidades de investimentos podem ser procuradas, tais como: mútuo conversível, contrato de participação, equity crowdfunding, entre outros.
Em caso de dúvidas quanto à formalização de sua Startup, não deixe de procurar uma assessoria jurídica especializada!
E para ter mais conteúdos como esse em primeira mão, baixe o nosso aplicativo!
Deixe o seu comentário!
Temas que abordamos nessa página:
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.