O anúncio veiculado na página da Dove norte-americana no Facebook gerou polêmica ao receber uma enxurrada de acusações de racismo na internet. Confira!
Mais uma vez a gigante do mercado de cosméticos, Dove, se envolveu em uma polêmica sob acusação de racismo. Após as críticas, a companhia de propriedade da holandesa Unilever se desculpou e retirou a propaganda do ar.
A retratação foi publicada através da página oficial da Dove no Facebook e no Twitter da marca:
“Em uma imagem publicada esta semana, erramos ao representar as mulheres de cor, e lamentamos profundamente os danos causados”
Veja o post original:
An image we recently posted on Facebook missed the mark in representing women of color thoughtfully. We deeply regret the offense it caused.
— Dove (@Dove) October 7, 2017
Como a polêmica com a Dove começou
As críticas começaram logo após a publicação do post na página oficial da Dove norte-americana no Facebook. O post consistia em um GIF de três segundos.
Na imagem, utilizada para divulgar um sabão líquido da marca, uma mulher negra retira sua camiseta, revelando uma mulher branca. Esta, também retira sua blusa, revelando uma terceira mulher.
Uma das denúncias de maior repercussão foi da maquiadora negra norte-americana, Naythemua, na última sexta-feira 6 de outubro.
A postagem recebeu quase quatro mil curtidas e mais de 10 mil compartilhamentos desde a sua publicação.
So I'm scrolling through Facebook and this is the #dove ad that comes up…. ok so what am I looking at….Goodmorning…
Posted by Naythemua on Friday, October 6, 2017
O escritor e produtor, Habeeb Akande, também se manifestou através do Twitter:
Dove apologised for 'racist' Facebook advert showing a black woman turning white after using @Dove lotion. pic.twitter.com/NGXyhnGuBZ
— Habeeb Akande (@Habeeb_Akande) October 8, 2017
No Twitter, teve início uma ação de boicote aos produtos da marca Dove. As hashtags #BoycottDove e #boycottdoveproducts estiveram entre as mais comentadas na manhã desta segunda-feira.
Na manhã de hoje, o preço das ações da Unilever apresentou uma ligeira queda de 0,39% na Bolsa de Valores de Londres.
Acusação de racismo contra a Dove não é a primeira
Em 2011, outra campanha da Dove gerou polêmica. O anúncio mostrava três mulheres com peles de cores diferentes lado a lado, com indicações de “antes” e “depois”.
O problema identificado pelos críticos à peça é que o termo “antes” posicionado atrás da mulher negra demonstrava uma pele rachada. Já o “depois”, alinhado à mulher branca demonstrava uma pele lisa.

► Leia também: Apple é processada por propaganda enganosa
O caso é um claro exemplo dos riscos aos quais as marcas se expõem no meio digital. Se você busca garantir a proteção da sua marca e não pretende passar por uma crise de imagem como essa enfrentada pela Dove, procure um advogado especializado em Proteção Digital e garanta a segurança do seu negócio.
Quer aprender mais sobre Direito Digital e ainda aumentar as suas vendas? Então baixe o nosso Guia Completo de Direito Digital para Negócios agora mesmo!
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.