Não é o preço que mais impacta na fidelização do consumidor de supermercados online. Curioso? Leia a notícia.

Uma pesquisa realizada pelo SiteMercado, empresa especializada em e-commerce para supermercados revela que apenas 4% dos clientes mudaram se um supermercado para outro no período de um ano.
O estudo envolveu 40 redes e 68 lojas ativas. O resultado não é só surpreendente pelo número reduzido de clientes que trocou de loja, mas pelo fato de a migração estar relacionada diretamente com o processo de atendimento. Ou melhor: se o cliente estiver satisfeito com os serviços de separação, entrega ou retirada, ele não trocará de supermercado.
Contradizendo preocupações
Os dados da pesquisa que levou um ano para ser finalizada são importantes porque contradiz com a preocupação do supermercadista.
Com um número significativamente baixo, o empresário do setor tinha como foco apenas os preços da concorrência. Pois no canal de e-commerce é mais fácil comparar os preços e optar pelo mais barato.
De acordo com Gabriel Moreno, Diretor do SiteMercado, os dados indicam que a qualidade do serviço exerce muito mais influência do que o próprio preço, que é regulado pelo mercado.
Importância do e-commerce para o setor de supermercados
Na difícil e onerosa tarefa de escolher produtos, montar e encaminhar a arte para a gráfica, depois distribuir e esperar que os produtos ofertados no panfleto sejam aqueles mesmo que os consumidores esperam encontrar na sua loja, são exemplos do esforço para chamar a atenção dos clientes nas lojas físicas.
E nesta tarefa o e-commerce novamente mostra suas vantagens competitivas para o supermercadista. Os custos com o alcance de clientes através das mídias online são muito mais baixos frente às mídias off-line.
Depois de captar o cliente o restante fica por conta da separação do pedido e da entrega no prazo. Desta forma, segundo a pesquisa, você terá 96% da fidelidade do consumidor da sua loja online.
Investimento escalonado
O capital em mídia digital é escalonado. Nele você pode optar por público, preferências, localidades, hábitos entre outras diversas formas. A consequência será eficiência na comunicação, menor investimento e público certo.
E ao conhecer os hábitos de consumo, o e-commerce levará as informações relevantes para os consumidores. E esse recurso sendo gerenciado com eficiência resultará em uma conversão de venda mais efetiva.
Se a briga no comércio é sempre pela fidelização do consumidor, o e-commerce de supermercado vem mostrando que está no caminho certo. Basta um tratamento de exclusividade, investimento em SEO e entrega no prazo.
E você, o que achou desta pesquisa? Concorda? Comente.
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.