Prestar serviços diferenciados é a “onda” dos negócios hoje, e a Moobie é mais uma das empresas focadas na Economia Colaborativa. Compartilhe seu carro agora.Curioso?

Você utiliza seu carro 100% do dia? O que você acha de alugá-lo? Isso mesmo. A Moobie é uma plataforma de aluguel de carro de pessoa para pessoa. Lembrando o consagrado Airbnb, o negócio vem sendo estruturado desde 2015, com foco na Economia Colaborativa.
A fundadora Tamy Lin aposta no aluguel de pessoa por pessoa e não numa frota própria.
O App de compartilhamento de veículos Moobie, iniciou sua operação no final de março, na cidade de São Paulo. A plataforma já possui 1.500 clientes registrados e recebeu 200 requisições de pessoas que querem alugar seu carro. Até o momento, estão disponíveis somente no App, 50 veículos.
Estudo da Consultoria McKinsey, de 2015, indica que 90% do tempo uma frota de veículos ao redor do mundo ficam parados. Esse dado foi inspiração para a brasileira Tamy, estudar e criar a ideia da Moobie.
“É o primeiro modelo que estamos apostando. Há uma barreira cultural ainda no Brasil, mas acreditamos que é um mercado que irá crescer.”
Economia Colaborativa transforma boas ideias em negócios promissores
A economia colaborativa ou do compartilhamento vem alterando nossa forma de entender oferta e demanda. E principalmente nosso relacionamento com os bens materiais e as relações pessoais.
A ideia de Tamy surgiu nos Estados Unidos, onde residiu alguns anos. “Eu utilizava aplicativos de compartilhamento de carros para transportar compras, por exemplo, e tive uma boa experiência de usuário”, conta.
Durante o MBA em negócios na Universidade de Kellogg (Chicago) ela teve contato com o mundo do empreendedorismo.
“Durante toda a minha vida, eu quis ser uma grande executiva. Estudei para isso, passei por grandes empresas. Foi durante o MBA que eu vi que poderia me arriscar como empreendedora”, explica.
Formada em administração pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, Tamy, passou por empresas como McKinsey, Boston Consulting Group, pela Secretaria de Transporte do Estado de São Paulo, e um estágio no Google quando cursava o MBA. Ao retornar para o Brasil, foi contratada como diretora na Smiles.
Não foi da noite para o dia que Tamy se tornou empreendedora. “Eu sentia que queria fazer algo diferente. Pensei até em tirar um ano sabático, mas resolvi fazer algo diferente”, diz.
Depois de um estudo de mercado nos Estados Unidos e na Europa descobriu na economia compartilhada uma forma de empreender no Brasil.
“O networking que havia feito ao longo da minha carreira e no MBA me ajudaram. Conversei com investidores e me descobri, de fato, empreendedora.”
Os investimentos iniciais da startup são aportes de quatro investidores-anjo que segundo Tamy, são suficientes para manter a empresa pelo menos, nos próximos três anos.
Equipe certa é fundamental
Com uma equipe de 11 pessoas, o recrutamento foi sendo feito aos poucos. “Um dos grandes conselhos que recebi durante essa ‘jornada empreendedora’ foi sobre recrutamento de talentos. Um amigo meu dizia: ‘não foque no plano de negócios, no Excel ou no PowerPoint. Foque em contratar as pessoas certas.
Funcionamento
O serviço é totalmente mobile, ou seja, pelo celular. Acesse o cadastro na plataforma que pode ser feito pelo Facebook, e preencha os dados como CPF, telefone e e-mail. Para quem deseja alugar o próprio carro, é preciso enviar fotos da carteira de motorista e do veículo e cadastrar um cartão de crédito. São cobrados R$ 35,00, dos locadores pelo seguro completo, onde estão cobertos pequenas batidas até roubo do automóvel e o serviço. O aluguel é por diária, que varia de R$ 70 a R$ 200, dependendo do veículo.
No primeiro mês de operação, a startup remunerou usuários em até R$ 500.
E quem quer alugar. Como faz?
O caminho para quem quer alugar o carro é parecido: enviar foto da CNH e as informações do documento. Todos os pedidos são analisados pela equipe da Moobie.
Entre as funcionalidades do sistema está um mapa, contendo a localização de cada um dos veículos alugados. Também é possível fazer o check-in e check-out do veículo pelo próprio app. Com a aquisição de novos usuários a ideia é criar uma avaliação para cada um, a fim de que experiências anteriores possam auxiliar com a aprovação de pedidos.
É mais uma startup que chega ao mercado colaborativo a partir de uma ideia inovadora. E aí, já pensou no seu lado empreendedor?
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