Como se concentrar quando você está em home office

Desenvolvimento Pessoal

Como se concentrar quando você está home office

Andrea W
Escrito por Andrea W em março 19, 2020
Como se concentrar quando você está home office
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Muitos de nós estamos tentando home office, talvez com crianças pulando ao redor. 

E isso não é um ambiente muito comum para você trabalhar, pois as intervenções são constantes e dentro de casa há a tendência a uma maior desconcentração.

Para que no período de quarentena contra o coronavírus seja produtivo, trazemos para você que está se esforçando para se concentrar, algumas dicas importantes e simples para seguir e não parar sua produção profissional.

COMO TRABALHAR HOME OFFICE DURANTE A CRISE DE CORONAVÍRUS

Ansiedade e incerteza nos fazem sentir no limite.

São estados de alerta máximo.

Se você pensa em termos evolutivos, poder redirecionar a atenção facilmente para longe da ameaça e focar profundamente em outros tópicos e tarefas úteis para nossa sobrevivência.

Vamos as dicas:

1. ENTENDA A BASE EVOLUÍDA DE POR QUE É DIFÍCIL SE CONCENTRAR AO ENFRENTAR AMEAÇAS E INCERTEZAS

Sob condições de ameaça e incerteza, estamos empenhados em achar difícil redirecionar nossa atenção e ficar absorvidos pensando em tópicos seguros (por exemplo , leia um romance divertido ou um documento denso para o trabalho). 

Em termos evolutivos, seus sentimentos de alerta máximo e seu estado cognitivo distraído são uma característica, não um erro.

2. RECONHEÇA QUE VOCÊ ESTÁ PERDENDO AS DICAS QUE AJUDAM A SE CONCENTRAR

Se você trabalha em casa o tempo todo.

Portanto, tem rotinas de home office que ajudam a ativar sua capacidade de concentração.

Seu cérebro sabe que sentar na cama e abrir o computador significa que está prestes a ficar algumas horas escrevendo e /ou lendo estudos.

Se você normalmente trabalha em um escritório, as rotinas e dicas que você tem no trabalho que sinalizam ao seu cérebro que você iniciará uma sessão de trabalho concentrado (como subir o elevador até o escritório) não estão lá.

Esse é outro fator que provavelmente dificulta a concentração e o foco no trabalho. 

3. CONSIDERE NÃO TENTAR TRABALHAR A 100%. SEJA REALISTA E CHEGUE AOS 60%

Atualmente, alguns de seus recursos cognitivos e emocionais estão sendo utilizados para lidar com o fato de que todos estamos enfrentando uma pandemia.

Não é realista pensar que a equação será assim:

 

Você está 100%, menos quaisquer recursos cognitivos e emocionais que esteja usando para lidar com o coronavírus = você ainda está 100%.

As pessoas em funções de resposta a emergências podem operar em quase 100% porque estão condicionadas e treinadas para isso, e porque estão diretamente focadas nas necessidades imediatas. Se você está realizando um trabalho de conhecimento não relacionado à crise, seu cérebro de pessoa das cavernas provavelmente está bastante confuso sobre o motivo pelo qual você está pedindo para continuar como se nada estivesse acontecendo.

Escolha seu próprio número para o que você espera que sua capacidade funcional responda, mas não escolha 100%.

4. TENTE FACILITAR O TRABALHO COM ALGUMAS TAREFAS ADMINISTRATIVAS

Se você está tendo dificuldades para se concentrar no trabalho árduo, especialmente se você o evita, muitas vezes a maneira mais fácil é usar tarefas diretas para ajudar a resolver isso. Se estiver com dificuldade para se concentrar, tente tarefas fáceis e diretas por 30 a 60 minutos primeiro. 

5. NÃO TENTE PREVER SE VOCÊ TERÁ UMA SESSÃO DE TRABALHO PRODUTIVA

Aprenda, acompanhando sua produtividade, que o estado de espírito em que iniciou seu trabalho não determina como ele vai seguir. Se está se sentindo ansioso ou vulnerável, geralmente demora um pouco mais para encontrar o ritmo, mas ainda existe a mesma probabilidade de fazer um bom trabalho. 

Se você pode começar seu trabalho de forma mais concentrada, suas sugestões condicionadas associadas ao estado de concentração (em oposição àquelas que o iniciam) tendem a assumir o controle. 

Pode levar de 15 a 30 minutos depois que você começar um trabalho profundo para sentir que está indo bem. É semelhante a como, se você sair correndo quando não estiver com vontade, provavelmente começará a se sentir bem depois de alguns minutos.

Por exemplo, se você escreve relatórios para o seu trabalho e faz centenas deles, depois que entra no fluxo, seu cérebro sabe em que ordem você normalmente escreve as diferentes seções, etc., e esse condicionamento assume o controle. 

6. DÊ A SI MESMO UM BOM PERÍODO DE RECUPERAÇÃO PÓS TRABALHO

Se você se concentrou no trabalho profundo por algumas horas, recupere-se. Se você tem filhos em casa, sua recuperação pode precisar estar com seus filhos. Por exemplo, uma das rotinas de recuperação pode ser desenhar com seu filho uma vez por dia. Você também pode acampar com uma barraca no quintal, com marshmallows etc. Outras opções são coisas como quebra-cabeças ou cozinhar. Não pense que precisa escapar de seus filhos para relaxar. Experimente atividades criativas com eles.

Uma rotina de ioga restaurativa de 20 minutos é uma das alternativas para quando precisar de recuperação pesada. O yoga restaurativo é bem diferente do yoga orientado para exercícios. É basicamente suportado deitado. Às vezes, você pode fazer com seu filho. 

7. NÃO ASSISTA OU LEIA NOTÍCIAS POR HORAS E HORAS TODOS OS DIAS

Como o Coronavirus é uma história em movimento rápido, é compreensível que você queira assistir ou ler a cobertura dela por algumas horas por dia. No entanto, assistir e ler 3, 4, 5 ou 7 horas por dia, como algumas pessoas, é excessivo. 

A exposição excessiva às notícias não ajudará você a se concentrar no trabalho.

8. IGNORE AS MENSAGENS DE QUE VOCÊ DEVE SER HIPERPRODUTIVO EM CASA

Se você quiser fazer alguns projetos enquanto estiver em home office, tudo bem. Se você gostaria de ler alguns livros pelos quais está tentando sempre, tudo bem. Se você quiser organizar o seu armário, tudo bem: faça o que o ajudar. No entanto, não exerça pressão desnecessária para que as coisas sejam feitas além do necessário, se isso não parecer útil. 

Às vezes, é mais útil resistir às mensagens de que a solução para qualquer crise (pessoal ou comunitária) é ser hiperprodutivo.

O que achou das dicas? Tem outras sugestões para nos passar? Comente.

 

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