Como regulamos as emoções na depressão e ansiedade?

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Como regulamos as emoções na depressão e ansiedade?

Andrea W
Escrito por Andrea W em julho 31, 2020
Como regulamos as emoções na depressão e ansiedade?
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Descobri que, com a depressão , uma das coisas mais importantes que você pode perceber é que não está sozinho. – Dwayne Johnson

Depressão e ansiedade são distintas uma da outra, enquanto também se sobrepõem.

A depressão pode envolver pensamentos negativos intrusivos e medos pessimistas que se sobrepõem à preocupação e à ansiedade.

Sintomas incessantes de ansiedade e pânico contribuem para a desesperança e o desamparo, levando a pessoa a se sentir presa, sem escapar da dor emocional, aumentando o risco de suicídio.

Os transtornos depressivos e de ansiedade são comuns, representam um alto nível de sofrimento e incapacidade e são amplamente reconhecidos como sub-tratados.

Neste post iremos trazer formas de como regular as emoções durante a depressão e as crises de ansiedade.

REGULAÇÃO DA EMOÇÃO E ENFRENTAMENTO RESILIENTE 

Estratégias de regulação da emoção são fundamentais e o enfrentamento pode ser positivo ou negativo.

Estratégias de regulação de emoções positivas e negativas atravessam condições diferentes e, portanto, são chamadas de “transdiagnóstico”. 

Por exemplo, podemos usar o enfrentamento positivo para lidar com qualquer condição clínica, seja depressão, ansiedade, diabetes ou qualquer outro problema.

O enfrentamento também vai além do diagnóstico e se relaciona com a forma como gerenciamos qualquer estressor.

O enfrentamento adaptativo está associado a uma maior resiliência e uma melhor perspectiva a longo prazo.

Ele inclui adotar uma abordagem proativa dos desafios: 

  • Capacitar-se; 
  • Confiar em ferramentas úteis, como exercícios, higiene do sono, manutenção de rotinas e sistemas de apoio; 
  • Usar a psicologia positiva para reformular a situação; 
  • E evitar maneiras de pensar que levam a comportamentos não construtivos.

A capacidade de usar intencionalmente abordagens adaptativas varia e pode ser gravemente prejudicada pela presença de condições clínicas mais graves, incluindo ansiedade e depressão, além de outros fatores, como estressores externos e predisposição inata. 

PENSAMENTO NEGATIVO REPETITIVO VERSUS AVALIAÇÃO POSITIVA 

Os pesquisadores dividem as estratégias de regulação emocional em dois grandes grupos: “reavaliação positiva” e ” pensamento negativo repetitivo “. 

A reavaliação positiva é “definida como reformulando cognitivamente o significado de um evento angustiante de maneira menos negativa ou mais positiva para minimizar seu impacto emocional”. 

Enquanto o pensamento negativo repetitivo “se refere a um processo transdiagnóstico de pensamento excessivo sobre tópicos negativos que é passivo e / ou difícil de controlar. ” 

Acreditamos que o maior uso da reavaliação positiva e o uso reduzido do pensamento negativo repetitivo estão associados a melhores resultados, e muitas abordagens terapêuticas buscam modificar um ou outro desses fatores. 

Por exemplo, a terapia cognitivo-comportamental concentra-se na identificação e modificação direta de padrões de pensamento e ação. 

A terapia psicodinâmica examina como os padrões passados ​​podem se repetir no presente para fornecer uma maior escolha por meio de auto-entendimento e novas experiências em relacionamentos terapêuticos e gerenciamento de medicamentos psiquiátricos visa modificar diretamente os sintomas, para citar algumas abordagens básicas. 

A pesquisa é incompleta sobre quais aspectos da depressão e da ansiedade são afetados pela reavaliação positiva versus pensamento negativo repetitivo.

UMA ANÁLISE DE REDES DE SINTOMAS E REGULAÇÃO DA EMOÇÃO EM DEPRESSÃO E ANSIEDADE

Para entender melhor o papel transdiagnóstico da reavaliação positiva e do pensamento negativo repetitivo, os estudiosos usaram a análise de rede para verificar como diferentes sintomas se agrupam e são impactados por diferentes estratégias de regulação emocional.

Trabalhando com 468 participantes, eles administraram uma série de pesquisas, incluindo o Inventário de Depressão de Beck, o Inventário de Ansiedade de Beck, partes relevantes do Questionário de Pensamento Repetitivo e a parte de reavaliação do Questionário de Regulação da Emoção Cognitiva. 

Sua amostra incluiu participantes sem sintomas clinicamente significativos, aqueles com sintomas leves a moderados e aqueles com dificuldades mais graves, desde a falta de diagnóstico até a probabilidade de sofrer de transtornos depressivos e de ansiedade.

Eles analisaram como os diferentes sintomas de depressão e ansiedade se agrupavam em redes de sintomas inter-relacionados.

Eles correlacionaram com diferentes estratégias de regulação emocional. 

Estudaram como a reavaliação positiva e o pensamento negativo repetitivo não combinaram ao lidar com depressão e ansiedade.

Então foram desenvolvidos três mapas: 

  • Rede emoção-regulação-depressão-sintomas (ER-DEP); 
  • Rede emoção-regulação-ansiedade-sintomas (ER-ANX); 
  • Rede de regulação da emoção-depressão e sintoma de co-ocorrência de ansiedade (ER-COO). 

Em vez de seguir as categorias tradicionais de diagnóstico, até certo ponto arbitrárias, pois são baseadas em sistemas de diagnóstico mais antigos, eles analisaram os dados do estudo em busca de padrões internos, em vez de ajustá-los às expectativas anteriores.

RESULTADOS DA PESQUISA: ANSIEDADE, DEPRESSÃO E EMOÇÃO 

Para o ER-DEP, eles descobriram que o pensamento negativo repetitivo estava relacionado a sentimentos de culpa, mudanças no apetite , agitação, autocrítica e tristeza.

A reavaliação positiva, por outro lado, foi inversamente relacionada ao pessimismo.

Quanto maior a reavaliação positiva, menor o pessimismo.

O pensamento negativo repetitivo e a reavaliação positiva não estavam intimamente relacionados.

Os principais sintomas (a maioria dos “nós centrais da rede”) para a regulação da emoção na depressão eram inutilidade, perda de prazer, autodepreciação, pensamento negativo, perda de interesse e tristeza, e eles seguiam fortemente o pensamento negativo repetitivo.

A reavaliação positiva não teve um forte impacto sobre os principais sintomas da depressão, em geral.

Para o ER-ANX, o pensamento negativo repetitivo se correlacionou mais fortemente com o medo de perder o controle, o medo dos piores cenários, incapacidade de relaxar e sentimentos nervosos. 

A reavaliação positiva foi correlacionada apenas com medos reduzidos no pior cenário.

A reavaliação positiva e o pensamento negativo repetitivo não se correlacionaram aqui.

Os principais sintomas da rede de ansiedade eram instáveis ​​ou trêmulos, medo do pior acontecimento, medo ou terror, falta de ar e tontura. 

Novamente, o pensamento negativo repetitivo teve uma contribuição muito mais forte para os sintomas de ansiedade do que a reavaliação positiva protegida contra eles.

EXISTE CONEXÃO ENTRE A REAVALIAÇÃO POSITIVA E O PENSAMENTO NEGATIVO REPETITIVO?

Destacando as descobertas das análises ER-DEP e ER-ANX, o ER-COO constatou que o pensamento negativo repetitivo contribuiu muito mais fortemente do que a reavaliação positiva para a maioria dos sintomas principais. 

O pensamento negativo repetitivo foi o nó mais fortemente conectado nessa rede, enquanto a reavaliação positiva foi o mais fraco.

O pensamento negativo repetitivo está associado a muitos sintomas principais de depressão e ansiedade, incluindo sentimentos de culpa, mudança de apetite, autocrítica e medo de perder o controle, os piores cenários e o nervosismo, respectivamente.

A reavaliação positiva foi correlacionada com menos pessimismo e fracamente com menor medo dos piores cenários.

REGULAÇÃO DA EMOÇÃO NA VIDA COTIDIANA 

Esses achados têm implicações importantes, embora exijam mais estudos e replicação.

Contraintuitivamente, a reavaliação positiva parece desempenhar um papel relativamente pequeno, embora não necessariamente sem importância.

Primeiro, a reavaliação positiva não está associada a muitos dos principais sintomas de depressão e ansiedade.

Embora esta pesquisa seja correlacional e não analise intervenção ou causalidade, sugere que o pensamento negativo repetitivo pode ser um alvo de maior valor para a maioria dos principais sintomas de ansiedade e depressão.

Dado o esforço necessário para mudar as estratégias de regulação da emoção, o foco na redução ou na interrupção do pensamento negativo repetitivo pode ter mais vantagens.

No entanto, a avaliação positiva pode ser um alvo importante em casos específicos. 

Embora a reavaliação positiva não se correlacione com um grande número de sintomas, aqueles com os quais isso acontece são essenciais – pessimismo reduzido e uma sensação maior de que coisas boas podem acontecer. 

Mudanças pequenas, porém críticas, na maneira como vemos as coisas e no que acreditamos ser possível podem cair por terra, fazendo uma enorme diferença na maneira como as coisas acontecem.

ESTUDO AJUDA A IDENTIFICAR SINTOMAS E TRAÇAR ESTRATÉGIAS  

Para indivíduos que buscam mudanças, essa pesquisa e outras relacionadas ajudam a identificar não apenas quais sintomas, quando enfrentados, aliviarão mais a ansiedade e a depressão, mas também qual estratégia de regulação emocional está mais fortemente correlacionada com o alívio desses sintomas, permitindo uma abordagem terapêutica mais personalizada. 

A determinação dos sintomas principais e a definição de metas de regulação emocional concretas para reduzir esses sintomas provavelmente produzirão os melhores resultados.

Esforços para mudar e obter tratamento podem ser eficazes, mas cautela e compaixão são necessárias.

Pode ser fácil deixar de simpatizar com as pessoas presas no meio da depressão e da ansiedade quando não entendemos como é realmente essa perspectiva. 

A doença mental muitas vezes rouba as pessoas de escolha e perspectiva.

Tomar decisões ativas para pensar de forma diferente, para ver as coisas de maneira diferente, muitas vezes simplesmente não é possível – especialmente em condições mais severas.

EXERCITE SEUS PENSAMENTOS

Exercícios simples, como imaginar um sinal de parada ou trabalhar nos piores cenários, podem ajudar alguns a parar pensamentos negativos ou neutralizar medos terríveis; para outros, não é suficiente e pode causar frustração quando ineficaz.

Da mesma forma, a terapia cognitivo-comportamental pode ser muito desafiadora diante do desamparo e desesperança, agitação e nervosismo desconfortáveis ​​e fadiga.

Ir à terapia tradicional e estabelecer conexões com o passado pode não mudar o presente, embora o suporte e os esforços compartilhados de solução de problemas possam identificar áreas onde pequenas mudanças construtivas são possíveis e podem se acumular ao longo do tempo.

A reavaliação positiva em alguns casos é melhor usada seletivamente e com moderação.

Quando próximos de pessoas com depressão e ansiedade não entendemos os desafios ou o que é não ter escolha de como se vê e a realidade.

Prescrições para pensar positivamente ou parar de pensar negativamente podem não levar a lugar algum de forma rápida, levando à frustração mútua, às vezes destruindo relacionamentos – em última análise, um ciclo vicioso de apoio cada vez menor.

Por outro lado, ter entes queridos e profissionais que entendem, que podem ajudar a identificar áreas centrais em que o progresso é possível em um ritmo que funcione, permite uma maior chance de recuperação sustentável.

Como vimos, ser capaz de formar parceria, alinhar-se e compartilhar a perspectiva um do outro é um divisor de águas.

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