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Exportação: caminho alternativo para micro e pequenas empresas

Professor Gama
Escrito por Professor Gama em julho 24, 2017
Exportação: caminho alternativo para micro e pequenas empresas
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Dados do MDIC apontam crescimento de 11% nas vendas das micro e pequenas empresas para o mercado internacional. Governo cria portal único para reduzir prazos e custos e aumentar a competitividade.Veja!

Exportação de produtos e serviços tem sido alternativa parab micro e pequenas empresas
Micro e pequenas empresas encontram na exportação uma forma de manter o volume de vendas

 

Atualmente é possível comprar de forma online em qualquer lugar do mundo. E o melhor: a mercadoria chega de forma tão rápida quanto se você comprasse aqui. Dessa forma, os micro e pequenos empresários estão buscando o mercado exterior como plano de crescimento.

Dados recentes do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) trazem que esse mercado aumentou em 5,2% o faturamento de micro e pequenas empresas.

Equilíbrio nas contas das micro e pequenas empresas

Com menos de 1% de participação de micro e pequenas empresas na pauta exportadora do país, enquanto países como na Itália, Alemanha, Japão e China, chegam ao índice de 45%, os brasileiros estão em adaptação.

Para a empresária Fabrícia Costa, de 36 anos, que atua no segmento de moda fitness, o mercado exportador foi uma forma de equilibrar as contas. Ela vende seus produtos nos Estados Unidos que vivem o verão no meio do ano. Com a Q Art Fitness, é um exemplo de quem não esperou crescer para exportar.

A analista do Sebrae/RJ, Mirian Ferraz  acredita que é possível e recomendável (que micro e pequenas empresas exportem). Mas não deve encarar a entrada no mercado internacional de forma oportunista devido a crise no Brasil, e sim como um plano de crescimento. Pois o resultado vem a médio e longo prazo.

Como a Q Art que exporta há três anos e já atende a empresas em três países.

“Meus clientes no Chile e nos Estados Unidos conheceram aqui a loja e, nas primeiras vezes, vieram buscar os produtos. Agora, eu envio. Também estou vendendo para a Austrália. No ano passado, a exportação me deu 30% do faturamento no inverno”, explica Fabrícia.

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Portal único

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o faturamento dessas empresas cresceu 5,2%, e o número de pequenos e médios empreendedores que buscaram o mercado exportador como alternativa para vender seus produtos e serviços cresceu 11% em um ano, entre 2014 e 2015.

Estes números ainda devem melhorar, com o lançamento, em março do  Novo Processo de Exportações do Portal Único do Comércio Exterior. Desenvolvido em conjunto pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC e pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, a iniciativa quer reduzir prazos e custos e aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no exterior.

A ferramenta, simplifica trâmites para vendas externas, elimina documentos e etapas e diminui exigências governamentais. Cerca de 5 milhões de operações anuais de exportação de mais de 255 mil empresas ficam, agora, mais fáceis.

Inicialmente, vale para exportações sujeitas apenas a controle aduaneiro, realizadas por meio do Porto de Santos e das unidades aduaneiras em Uruguaiana e Foz do Iguaçu. A expectativa é que, até o fim deste ano, 100% das exportações possam ser feitas por meio do Portal Único.

Com a crise econômica e a recente proposta de elevação de impostos, voltar o olhar e o comércio para o mercado internacional pode ser uma excelente alternativa de renda para as micro e pequenas empresas. O que achou da notícia? Comente!

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Advogado e Empresário. Diretor de Marketing da Agencia Professor Gama

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