Facebook aposta no Empreendedorismo Feminino - Luiz Fernando Gama

Notícias

Facebook aposta no Empreendedorismo Feminino

Professor Gama
Escrito por Professor Gama em abril 3, 2017
Facebook aposta no Empreendedorismo Feminino
Junte-se a mais de 127.133 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Chega em Porto Alegre a edição do programa de Incentivo ao Empreendedorismo Feminino do Facebook, uma nova forma de construir o Empoderamento Feminino.

Do Empoderamento Feminino ao Empreendedorismo Feminino
Evento do facebook promoveu o Empreendedorismo Feminino.   Foto: Andrea Weschenfelder

Facebook reforçou o Empoderamento e o Empreendedorismo Feminino

O Brasil vem experimentando um novo ciclo de empreendedorismo feminino, como forma de estimular igualmente o Empoderamento Feminino.

Conforme pesquisa do Sebrae, o país já contabiliza quase 8 milhões de empreendedoras com negócios formais, e entre as que trabalham por conta própria houve um crescimento de 15% em relação aos últimos 10 anos.

Quanto ao ganho social, este aumento tem levado a redução da desigualdade de gênero, à inclusão e ao fortalecimento e empoderamento da liderança feminina.

E para não ficar de fora dessa transformação, o facebook, considerado a maior rede social do mundo, criou o programa:

#ElaFazHistória com o objetivo de estimular o Empreendedorismo Feminino, a partir de histórias reais de superação e sucesso.

O projeto também celebra ideias e leva capacitação, palestras e oficinas por meio de eventos exclusivos que vem realizando nas cinco regiões brasileiras.

Empoderamento e Empreendedorismo Feminino

Depois de iniciar as edições por Recife, Brasília e São Paulo, chegou a vez da capital gaúcha, Porto Alegre, capacitar no dia 31/03, a sua caravana de empreendedoras.

Em uma única manhã, mais de 200 mulheres participaram de palestras, bate-papos e oficinas de capacitação e treinamento.

Todas as atividades voltadas ao empoderamento e a munir as empreendedoras de ferramentas e conhecimento.

Entre elas a Representante da ONU, Ana Carolina Querino – Gerente de Programas da ONU para Mulheres Brasil.

Ana reforçou sobre a necessidade de empoderar as mulheres que destacou o evento como espaço de possibilidades para fazer e mudar-se a realidade.

Igualdade de gênero pode levar 80 anos

Outro importante debate trazido pela ONU foi o da igualdade de gênero.

Segundo a organização deverá ser alcançada em 80 anos. “O Brasil ocupa o 85º lugar no mundo em desigualdade de gênero.

“Não podemos tolerar isso”, completa.

E instigou a plateia: “E o que podemos fazer para isso se temos a possibilidade de gerar riqueza mundial?

Para alcançarmos esta igualdade precisamos trabalhar em rede com governo, setor privado e sociedade civil.

Empoderando novas gerações e ainda, envolvendo os homens nesta discussão.

“Queremos viver a igualdade de gênero na nossa geração. Não queremos esperar 80 anos”, reforçou.

No painel com empreendedoras, a mediadora foi a jornalista Mauren Motta.

Ela está a frente do Grupo Conexões Rs, no Facebook, onde conecta empreendedores a empreendedores e a clientes e marcas hoje, com mais de 60 mil seguidores.

O painel reuniu a jornalista feminista, Babi Souza, idealizadora do Movimento Vamos Juntas, criado em 2015, e Nathalia Guedes, proprietária do Benta Ateliê e Márcia Werle, da Biotechnos, de Santa Rosa RS.

Esta última é finalista do Prêmio Grandes Mulheres.

E,também uma iniciativa do programa Ela faz História em parceria com a revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

Após o painel, Natália Leite, da Escola de Você, Ana Fontes, da Rede Mulher Empreendedora e Onília Araujo da I.con Inovação Contábil comandaram os workshops.

Sucesso não é sorte

A escola de Você – plataforma de cursos online trouxe questões relativas ao autoconhecimento, destacando como cuidar do maior ativo que somos nós.

Um dos maiores pilares do autoconhecimento é saber administrar nossas próprias emoções”.

“A emoção humana contagia”,reforça.

As habilidades para se obter o sucesso segundo Natália estão na responsabilidade, autocontrole, colaboração e perseverança.

Dificuldade de posicionamento

Já Ana Fontes, ex-executiva que pediu demissão depois de 10 anos e criou a Rede Mulher Empreendedora, as características de um empreendedor de sucesso estão:

  • na força de vontade,
  • na inquietação,
  • no assumir riscos,
  • no fazer diferente e
  • na capacidade de realização.

E entre as dificuldades estão as relações cotidianas, o conhecer-se melhor, ter domínio do seu negócio e estabelecer objetivos.

“As mulheres têm dificuldade de se posicionar no mercado, e isso é histórico, precisamos nos capacitar”, observa.

Empreender é resolver problemas

Onília Araujo, da I.con discutiu sobre mulheres e finanças deixando claro que empreender é resolver problemas e que as mulheres são diferentes a partir dos seguintes dados:

  • 66% das mulheres controlam o consumo da família;
  • 25% crescem chefes de família e
  • 55% gostam de gastar.

Mas por outro lado, quando o assunto é investir, 49% das mulheres estão dispostas a correr riscos contra 35% dos homens.

“As mulheres lucram mais porque os homens operam demais”, esclareceu Onília.

Sobre as startups, a empreendedora destacou o mercado importante das aceleradoras e a importante participação dos investidores anjo neste negócio.

“Eles são a ponte entre o sonho e o mercado. A grande maioria das startups não sabe mensurar o seu mercado, mas o investidor quer saber o que você quer”, ressalta.

Facebook para Empresas

Empoderamento Feminino
Empoderamento Feminino

Facebook investe no empreendedorismo feminino

Para finalizar o evento, Andressa Reze da área de empreendedorismo do Facebook  passou dicas práticas sobre conteúdo, diferença entre perfil e página, uso de imagens, clientes, pessoas entre outros assuntos básicos.

Quer fazer parte deste movimento de Empreendedorismo Feminino?

Então tire a ideia da cabeça e construa seu negócio, e ainda, ficar por dentro das ferramentas digitais de divulgação.

Assista ao vídeo completo no facebook para empresas.

Não deixe de comentar e compartilhar esse importante tema.

Deixe o seu comentário!

comentários

Advogado e Empresário. Diretor de Marketing da Agencia Professor Gama

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *