Chega em Porto Alegre a edição do programa de Incentivo ao Empreendedorismo Feminino do Facebook, uma nova forma de construir o Empoderamento Feminino.

Facebook reforçou o Empoderamento e o Empreendedorismo Feminino
O Brasil vem experimentando um novo ciclo de empreendedorismo feminino, como forma de estimular igualmente o Empoderamento Feminino.
Conforme pesquisa do Sebrae, o país já contabiliza quase 8 milhões de empreendedoras com negócios formais, e entre as que trabalham por conta própria houve um crescimento de 15% em relação aos últimos 10 anos.
Quanto ao ganho social, este aumento tem levado a redução da desigualdade de gênero, à inclusão e ao fortalecimento e empoderamento da liderança feminina.
E para não ficar de fora dessa transformação, o facebook, considerado a maior rede social do mundo, criou o programa:
#ElaFazHistória com o objetivo de estimular o Empreendedorismo Feminino, a partir de histórias reais de superação e sucesso.
O projeto também celebra ideias e leva capacitação, palestras e oficinas por meio de eventos exclusivos que vem realizando nas cinco regiões brasileiras.
Empoderamento e Empreendedorismo Feminino
Depois de iniciar as edições por Recife, Brasília e São Paulo, chegou a vez da capital gaúcha, Porto Alegre, capacitar no dia 31/03, a sua caravana de empreendedoras.
Em uma única manhã, mais de 200 mulheres participaram de palestras, bate-papos e oficinas de capacitação e treinamento.
Todas as atividades voltadas ao empoderamento e a munir as empreendedoras de ferramentas e conhecimento.
Entre elas a Representante da ONU, Ana Carolina Querino – Gerente de Programas da ONU para Mulheres Brasil.
Ana reforçou sobre a necessidade de empoderar as mulheres que destacou o evento como espaço de possibilidades para fazer e mudar-se a realidade.
Igualdade de gênero pode levar 80 anos
Outro importante debate trazido pela ONU foi o da igualdade de gênero.
Segundo a organização deverá ser alcançada em 80 anos. “O Brasil ocupa o 85º lugar no mundo em desigualdade de gênero.
“Não podemos tolerar isso”, completa.
E instigou a plateia: “E o que podemos fazer para isso se temos a possibilidade de gerar riqueza mundial?
Para alcançarmos esta igualdade precisamos trabalhar em rede com governo, setor privado e sociedade civil.
Empoderando novas gerações e ainda, envolvendo os homens nesta discussão.
“Queremos viver a igualdade de gênero na nossa geração. Não queremos esperar 80 anos”, reforçou.
No painel com empreendedoras, a mediadora foi a jornalista Mauren Motta.
Ela está a frente do Grupo Conexões Rs, no Facebook, onde conecta empreendedores a empreendedores e a clientes e marcas hoje, com mais de 60 mil seguidores.
O painel reuniu a jornalista feminista, Babi Souza, idealizadora do Movimento Vamos Juntas, criado em 2015, e Nathalia Guedes, proprietária do Benta Ateliê e Márcia Werle, da Biotechnos, de Santa Rosa RS.
Esta última é finalista do Prêmio Grandes Mulheres.
E,também uma iniciativa do programa Ela faz História em parceria com a revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios.
Após o painel, Natália Leite, da Escola de Você, Ana Fontes, da Rede Mulher Empreendedora e Onília Araujo da I.con Inovação Contábil comandaram os workshops.
Sucesso não é sorte
A escola de Você – plataforma de cursos online trouxe questões relativas ao autoconhecimento, destacando como cuidar do maior ativo que somos nós.
“Um dos maiores pilares do autoconhecimento é saber administrar nossas próprias emoções”.
“A emoção humana contagia”,reforça.
As habilidades para se obter o sucesso segundo Natália estão na responsabilidade, autocontrole, colaboração e perseverança.
Dificuldade de posicionamento
Já Ana Fontes, ex-executiva que pediu demissão depois de 10 anos e criou a Rede Mulher Empreendedora, as características de um empreendedor de sucesso estão:
- na força de vontade,
- na inquietação,
- no assumir riscos,
- no fazer diferente e
- na capacidade de realização.
E entre as dificuldades estão as relações cotidianas, o conhecer-se melhor, ter domínio do seu negócio e estabelecer objetivos.
“As mulheres têm dificuldade de se posicionar no mercado, e isso é histórico, precisamos nos capacitar”, observa.
Empreender é resolver problemas
Onília Araujo, da I.con discutiu sobre mulheres e finanças deixando claro que empreender é resolver problemas e que as mulheres são diferentes a partir dos seguintes dados:
- 66% das mulheres controlam o consumo da família;
- 25% crescem chefes de família e
- 55% gostam de gastar.
Mas por outro lado, quando o assunto é investir, 49% das mulheres estão dispostas a correr riscos contra 35% dos homens.
“As mulheres lucram mais porque os homens operam demais”, esclareceu Onília.
Sobre as startups, a empreendedora destacou o mercado importante das aceleradoras e a importante participação dos investidores anjo neste negócio.
“Eles são a ponte entre o sonho e o mercado. A grande maioria das startups não sabe mensurar o seu mercado, mas o investidor quer saber o que você quer”, ressalta.
Facebook para Empresas

Facebook investe no empreendedorismo feminino
Para finalizar o evento, Andressa Reze da área de empreendedorismo do Facebook passou dicas práticas sobre conteúdo, diferença entre perfil e página, uso de imagens, clientes, pessoas entre outros assuntos básicos.
Quer fazer parte deste movimento de Empreendedorismo Feminino?
Então tire a ideia da cabeça e construa seu negócio, e ainda, ficar por dentro das ferramentas digitais de divulgação.
Assista ao vídeo completo no facebook para empresas.
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