Rede social quer iniciar os testes em outubro. Plataforma fará parceria com veículos de comunicação e vai permitir o acesso gratuito a um número limitado de matérias.

Uma nova plataforma de assinatura de notícias está nos planos da rede social Facebook. Foi o que afirmou a diretora de parcerias com a mídia da companhia, Campbell Brown. O projeto será realizado em parceria com empresas jornalísticas.
A rede social pretende iniciar os testes em outubro, utilizando um sistema semelhante ao paywall – sistema que permite o acesso a um número limitado de matérias.
Segundo a executiva, os usuários terão direito a dez acessos gratuitos, antes de optar ou não pela assinatura. Ela também comentou que o usuário será redirecionado para a página oficial do jornal ou publicador, para ser incentivado a assinar o serviço.
O Facebook ainda está em conversas iniciais com as organizações de mídia, informou Brown em nota.
“Uma das coisas que ouvimos em nossas reuniões iniciais com muitos jornais e publicações digitais é: ‘queremos um produto por assinatura, queremos ter o paywall no Facebook”, disse.
Facebook já havia lançado projetos que envolvem empresas jornalísticas
Esta não é a primeira iniciativa do Facebook que envolve organizações jornalísticas. A rede social já havia estreado no final de 2015, o Instant Articles, uma ferramenta que agrega artigos de diversas empresas de comunicação. Ela permite uma navegação mais fácil e interativa através de smartphones e tablets.
Através dela, o leitor passou a consumir conteúdos dentro do próprio Facebook, sem ser direcionado para uma página externa.
Uma outra iniciativa da rede social é contra a disseminação de notícias falsas. Agora, as páginas que não sejam de veículos de mídia, não podem substituir títulos, descrições e imagens de links compartilhados no Facebook.
Segundo informações de O Globo, os parceiros de mídia teriam controle total das histórias que ficariam dentro do paywall e quais poderiam ser lidas livremente. O mesmo valeria para os dados dos assinantes.
Acompanhe todas as nossas notícias em primeira mão, baixando o nosso aplicativo!
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.