O motivo é a suspeita de contaminação por uma bactéria em fiambres da marca Zaffari. Área de fatiados de duas unidades da rede Zaffari foram interditadas.

A vigilância sanitária de Porto Alegre determinou a retirada de fiambres fatiados dos hipermercados Zaffari nessa quinta-feira (31). A Secretaria Municipal da saúde emitiu uma nota explicando o ocorrido. O motivo é uma possível contaminação dos produtos pela bactéria Listeria monocytogenes, que pode causar danos à saúde dos consumidores.
Segundo a ZH, o problema foi identificado em uma amostra de 250g de queijo da marca Zaffari. A análise foi realizada em 17 de agosto e os resultados chegaram às duas secretarias na noite de quinta-feira (31). A Secretaria pede que a população evite consumir fatiados da marca Zaffari, caso já tenha comprado.
Conforme notícia no G1 RS, os produtos já foram retirados de comercialização. Enquanto a situação não é resolvida, a empresa decidiu interditar as áreas de fatiados de unidades da rede.
Segundo o Jornal do Comércio, foram interditadas a unidade de fatiamento da central da rede localizada no Bourbon da Assis Brasil e a fiambreria do Bourbon Ipiranga, zona leste da capital.
As secretarias de saúde de Porto Alegre e do Estado ainda fizeram outro alerta na nota. Diz o seguinte: “toda a população, em especial gestantes e imunodeprimidos, para não consumir produtos fatiados já comprados de fiambreria da marca Zaffari”.
Leia também: Demora no conserto: após 30 dias, consumidor tem direito a um novo produto
A rede Zaffari também se pronunciou
O Grupo Zaffari, uma das redes mais tradicionais do estado, também emitiu uma nota se pronunciando sobre o ocorrido. Veja a nota na íntegra:
“A empresa informa que, no dia 17 de agosto, foram feitas coletas de amostras de produtos na unidade de fatiamento localizada no hipermercado Bourbon Assis Brasil, e no hipermercado Bourbon Ipiranga, cujos resultados de análise ainda não foram comunicados à empresa.
Desde então, preventivamente, foram intensificados os processos de higienização das áreas de produção daquelas unidades, mediante indícios de provável presença de bactéria.
No dia de hoje (31), o Serviço de Inspeção Municipal, por motivo de cautela, determinou a descontinuidade da produção da unidade de fatiamento do Bourbon Assis Brasil.
A empresa retirou os produtos que estavam disponíveis nas lojas abastecidas por ela (hipermercado Bourbon Assis Brasil e as lojas de pequeno porte de Porto Alegre), que a partir de amanhã passarão a atender os clientes com produtos fornecidos diretamente das indústrias.
Por iniciativa da empresa, a área de produção de fatiados do Bourbon Ipiranga teve sua produção descontinuada como medida preventiva. Isso enquanto aguarda o laudo oficial dos produtos coletados pela Vigilância Sanitária.”
Na manhã desta sexta-feira (1º), houve uma entrevista coletiva com os secretários de Saúde do Estado e de Porto Alegre. Eles confirmaram que a bactéria foi encontrada nos produtos fatiados da marca Zaffari. De acordo com o secretário municipal Erno Harzheim, não há risco de epidemia e não há motivos para pânico. Ainda, segundo ele, todas as medidas de precaução foram tomadas.
Para acompanhar todas as nossas notícias e artigos, baixe agora o nosso aplicativo!
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.