O termo “física quântica” pode soar como um conceito científico abstrato que não tem relação com a vida cotidiana.
Mas a física quântica é, na verdade, o estudo da própria vida e o que torna possível tudo o que experimentamos. E à medida que descobrimos mais sobre a verdadeira natureza da vida, esse ramo da ciência está começando a encontrar os mesmos princípios que muitas tradições espirituais ensinaram por milênios.
Mas afinal, o que é física quântica? Também conhecida como mecânica quântica, é uma teoria fundamental da física que examina as menores partículas e energias descobertas na natureza. Estes incluem átomos e partículas subatômicas como elétrons e fótons.
O que torna essas partículas tão únicas é que elas se comportam de maneira muito diferente do que normalmente pensamos como matéria, como uma rocha ou uma árvore.
Se você olhar ainda mais de perto, átomos e outras partículas em sua forma básica são feitos apenas de energia. E a energia está em constante movimento. É aí que os princípios científicos tradicionais geralmente se quebram porque a energia em movimento não pode ser facilmente medida e categorizada como a ciência pretende fazer.
Em vez disso, ficamos com um incrível novo mundo de possibilidades que começam a explicar a natureza em um nível mais profundo, que tem sido tradicionalmente o reino da espiritualidade.
Entenda como isso acontece!
Onde a física quântica e a espiritualidade se encontram?
Muitos líderes religiosos e cientistas reconheceram a interconectividade da física quântica e da espiritualidade. O Dalai Lama chegou a afirmar que a conciliação de filosofias científicas e religiosas pode ser essencial para o futuro de nossa espécie .
Como isso pode ser feito? Vamos dar uma olhada em quais conceitos a física quântica e a espiritualidade estão de acordo.
1. Somos Todos Um
O conceito de que todos nós viemos de um Deus ou de uma fonte de energia universal é comum em muitas tradições espirituais. O taoísmo chama essa energia universal de Tao, que é descrita como não tendo características, mas não é nada, porque contém todo o potencial para a vida.
Mas, no mundo físico, todos parecemos indivíduos muito separados. Como podemos todos ser parte de uma energia unificada?
Uma resposta para isso está no centro de um átomo. Se você pudesse olhar para um átomo sob um poderoso microscópio, veria um pequeno vórtice, semelhante a um tornado, que continha outros vórtices de energia infinitamente pequenos chamados quarks e fótons. Esses vórtices são invisíveis ao olho humano e, como toda energia, não têm massa nem estrutura física.
Confira ainda: Ho’oponopono o que significa e como Aplicar
Isso significa que, se você olhar de perto o suficiente para qualquer pessoa, planta ou até mesmo um objeto como uma rocha, sua estrutura básica nada mais é do que uma coleção de vórtices giratórios de energia. E quando você olha mais de perto ainda, os físicos acreditam que existe um campo de energia que permeia o universo chamado de campo de Higgs . É isso que está abaixo de toda a matéria, e interagir com o campo de Higgs é o que dá aos átomos e outras partículas sua massa física.
Portanto, apesar de nossa aparente separação, parece haver apenas uma fonte de energia da qual todos surgimos. Quer se chame o Tao ou o campo de Higgs, a ciência e a religião concordam que é real.
2. Seus pensamentos criam realidade
Muitas tradições espirituais orientais, como o hinduísmo, afirmam que o mundo que vemos é uma ilusão. Sua mente realmente criou sua realidade com base em seus pensamentos e percepções. Numerosas teorias modernas também apoiam essa visão, incluindo muitos livros de autoajuda que descrevem como criar a vida que você quer através do poder do pensamento. Isso pode parecer exagero, mas a física quântica provou que nossos pensamentos podem de fato influenciar a matéria.
A ciência acreditava anteriormente que a matéria continha apenas partículas, e a luz só existia nas ondas. Mais recentemente, os físicos quânticos descobriram que a luz pode agir como uma partícula, dobrando-se ao redor de cantos ou ricocheteando nas paredes. E a matéria pode se comportar como uma onda, como os elétrons se movendo em ondas ao redor de um nêutron.
Confira: Você já conhece a energia da força vital guiada espiritualmente por meio da cura Reiki?
O que é ainda mais distante é a descoberta de que simplesmente observar partículas realmente muda seu comportamento. Os elétrons demonstraram se comportar como ondas. Embora, um estudo israelense revelou que eles só fazem isso quando ninguém está assistindo. Quanto mais um feixe de elétrons era observado, menos eles se comportavam como ondas. Era como se a observação “os obrigasse” a se comportar como partículas, porque era isso que os cientistas esperavam.
Inscreva-se em nosso Canal no Youtube
Deixe o seu comentário!
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.