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Franquia brasileira é case de sucesso em Harvard

Professor Gama
Escrito por Professor Gama em abril 24, 2017
Franquia brasileira é case de sucesso em Harvard
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A franquia brasileira Sorridents virou objeto de estudo na disciplina ministrada pelo professor Michael Chu, na Harvard Business School. Confira!

Franquia Brasileira Sorridents é objeto de estudos em Harvard 2017
Franquia Brasileira Sorridents é objeto de estudos em Harvard | Foto: Sorridents/Divulgação

Os exemplos de empreendedorismo gestados em solo brasileiro agora são objetos de estudo para alunos da Harvard Business School. Foi o que aconteceu com a franquia brasileira Sorridents. O grupo teve sua primeira clínica aberta nos anos 90, na periferia de São Paulo. Hoje, é uma rede de franquias com mais de 175 unidades, que fatura mais R$ 200 milhões anuais.

O professor Michael Chu, da Harvard Business School, é um caçador de empreendimentos de alto impacto. Pesquisador de negócios, ele percorre o mundo em busca de cases de sucesso. Ao se deparar com a Sorridents, Chu ficou impressionado e decidiu levar o exemplo para a sala de aula. A empresa brasileira virou estudo de caso e, agora, objeto de trabalho dos alunos na escola de negócios.

Chu é membro de um grupo de estudo sobre o Brasil dentro da escola. O acadêmico passou os últimas 20 anos estudando o impacto social de bens e serviços ofertados às classes baixas. Por isso, decidiu apresentar o case da franquia brasileira na disciplina “Negócios na base da pirâmide”, para alunos do segundo ano da escola de negócios de Harvard.

A fundadora da Sorridents Carla Renata Sarni e o vice-presidente Cleber Soares participaram do módulo apresentado no início de abril sobre a franquia.

“Ouvimos com humildade algumas das maiores cabeças pensantes do mundo discutir o nosso negócio”, comentou Cleber em entrevista publicada pelo jornal Gazeta do Povo. Ao final, os alunos puderam fazer questionamentos diretamente aos empreendedores sobre o modelo de negócios.

Mas como uma franquia brasileira foi parar em Harvard?

Michael Chu conheceu a Sorridents em um evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em 2015. Impressionado, Chu elaborou o estudo de caso da empresa intitulado “Sorridents: Making Dental Care Accessible to All in Brazil”. A metodologia de Harvard trabalha com cases do mundo inteiro. O objetivo desses estudos é permitir que os alunos enxerguem além da realidade norte-americana.

Esta foi a segunda vez que a Sorridents participou da disciplina. A primeira, em 2016, abriu portas para um ousado plano de expansão para o exterior. O debate com os alunos, no ano passado, inspirou a marca a estudar o mercado da odontologia nos Estados Unidos.

Em entrevista à Gazeta, Cleber Soares aponta as diferenças entre o mercado odontológico no Brasil e nos EUA:

“O brasileiro tem medo de ir no dentista por causa da dor. O americano, pelo valor. É caríssimo, então existe uma parcela da população, não só de imigrantes, que é totalmente desassistida”

É dessa forma que a Sorridents conseguiu ampliar a sua penetração no mercado norte-americano.

Da periferia de São Paulo para o mundo

Fundada em 1995 por Carla Sarni, na Zona Leste de São Paulo, a Sorridents hoje conta com unidades em 16 Estados brasileiros. Atualmente são mais de 180 clínicas em funcionamento de um total de mais de 200 clínicas franqueadas.

A franquia brasileira oferece serviços voltados para as classes C, D e E, com a missão de “democratizar a saúde bucal” no país. Desde 2007, a Sorridents atua com o modelo de franquia. Em 2016, o faturamento anual chegou a R$ 220 milhões.

Como fazer parte desta franquia brasileira?

A Sorridents oferece aos seus franqueados uma série de benefícios. A empresa estima um faturamento de R$ 150 mil mensais, com lucro superior a R$ 20 mil. A expectativa de ROI (Retorno do Investimento) é de 36 meses.

Para ser franqueado é necessário preencher o formulário online e aguardar o contato da equipe de atendimento. A Sorridents oferece assessoria de imprensa, jurídica e on-line aos franqueados, além de treinamentos e capacitações. As franquias funcionam dentro de dois planos de adesão, o Lite e o Master, com investimentos de R$ 150 mil e R$ 350 mil, respectivamente.

A Sorridents é a prova de que uma franquia brasileira pode, sim, ser referência no mercado internacional. Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião!

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Advogado e Empresário. Diretor de Marketing da Agencia Professor Gama

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