Hackers acessaram dados particulares dos usuários do Google Docs através do envio de e-mails falsos. Fique ligado para não ser a próxima vítima!

O que fazer quando até mesmo o serviço mais confiável que você conhece pode invadir a sua privacidade? Essa foi a pergunta que não saiu da cabeça dos usuários do Google Docs durante a última quarta-feira, 3 de maio.
Após centenas de usuários reclamarem nas redes sociais que suas contas haviam sido hackeadas, o Google decidiu tomar providências. A empresa alertou os usuários para que tomassem cuidado ao abrir links no Google Docs.
O ataque de phishing se alastrou pela internet dentro de pouco tempo. O problema começava quando o usuário, ingenuamente, abria um email de um suposto compartilhamento de pasta no Google Docs.
A partir do clique em um link os criminosos passavam a capturar os dados pessoais dos usuários. Além disso, um e-mail semelhante era enviado para todos os contatos da vítima.
Em comunicado à Reuters, o Google disse que tomou providências. A gigante tecnológica desativou contas consideradas ofensivas e removeu páginas mal-intencionadas.
“Nossa equipe está trabalhando para evitar que este tipo de fraude aconteça novamente”
Como saber se o e-mail que recebi é ou não do Google Docs?
A resposta é simples: o Google Docs não pede permissões. O grande número de vítimas afetadas se deve justamente à credibilidade atribuída ao Google. Dessa forma, as pessoas clicaram em “permitir” sem, nem ao menos, questionar.
A suspeita é de que os hackers estavam usando um sistema automatizado para realizar os ataques.
Com o acesso aos seus dados, os hackers podem modificar suas senhas, descobrir seus dados bancários, alterar acessos de outros serviços.
Acho que fui afetado, e agora?
Se você acha que pode ter caído nesse golpe, fique calmo. Temos algumas dicas para garantir a segurança da sua conta:
- Revogue o acesso ao Google Docs falso;
- Ainda que você não tenha sido vítima, visite a página e verifique suas permissões;
- Envie um e-mail para sua lista de contatos informando o que aconteceu com você;
- Denuncie e-mails de phishing no Gmail;
- Não abra documentos enviados por usuários que você desconheça.
Um porta-voz do Google enviou uma declaração ao site The Next Web, observando que 0,1% dos usuários do Gmail foram afetados. Ou seja, aproximadamente 1 milhão de usuários.
“Protegemos os usuários contra esse ataque por meio de uma combinação de ações automáticas e manuais, incluindo a remoção de páginas e aplicativos falsos e o envio de atualizações por meio da Navegação Segura, do Gmail e de outros sistemas anti-abuso.”
Em tempos de internet, todo o cuidado com a sua proteção digital é pouco. Então, agora você já sabe: nada de abrir documentos de usuários desconhecidos no Google Docs. Denuncie!
Fique por dentro de tudo o que acontece no meio digital, baixe o nosso aplicativo!
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.