Projeto “Eu sou Amazônia” permite que o usuário conheça melhor a região, com a ajuda do Google Earht. Saiba mais!

O Google acaba de lançar uma plataforma que mapeia diversas partes da Amazônia, com a ajuda do Google Earth. O projeto “Eu sou Amazônia”, dirigido pelo cineasta Fernando Meirelles, permite que o usuário conheça as histórias de algumas comunidades da região.
Entre elas, estão a dos povos Yanomami, Cinta Larga e da comunidade quilombola Boa Vista. Através da ferramenta, é possível monitorar áreas desmatadas e demarcações indígenas. Além dos mapas, a plataforma disponibiliza um conteúdo interativo, com textos, vídeos, fotos e realidade virtual em 360°.
“A tecnologia do Google ajuda a criar um futuro melhor, a construir a consciência de que somos todos iguais. Nossa luta é para conscientizar o mundo e dizer, vamos juntos. A floresta não é patrimônio apenas do povo indígena, mas do brasileiro e do mundo todo”, explica o cacique Almir, da tribo Suruí.
Como tudo começou
O projeto teve início há dez anos, quando Almir descobriu o Google Earth e se perguntou porque não haviam informações sobre a Amazônia. Então, ele propôs uma parceria ao Google, que resultou na criação do Mapa Cultural dos Suruí.
Esse foi o primeiro projeto liderado por um povo indígena para combater o desmatamento e mapear o estoque de carbono de suas terras.
A partir daí, a companhia começou a mapear todas as áreas indígenas da Amazônia. As informações foram levantadas e reunidas pelo Instituto Socioambiental (ISA), que produziu um verdadeiro atlas das terras indígenas brasileiras.
“Esta é uma nova técnica e acho que estamos apenas começando a encontrar maneiras de contar histórias com vídeos, textos e mapas. Com todas essas imagens em alta qualidade e em 3D, nós montamos a réplica mais realista e atraente do planeta. Isto é muito inovador”, disse a diretora de Earth do Google, Rebecca Moore.
Com a iniciativa, o Google Earht entra em uma nova fase. Agora, a ferramenta está disponível como aplicativo para desktop, celulares Android e também para acesso no navegador Chrome.
Assista ao vídeo abaixo sobre uma das histórias do projeto Eu sou Amazônia:
Baixe agora o nosso aplicativo para ter todas as nossas notícias em primeira mão!
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.