O Youtube também está entrando na luta virtual contra o terrorismo. Confira as 4 medidas de combate a vídeos terroristas anunciadas pelo Google.

O terrorismo é uma chaga social que se alastra por todo o mundo com uma intensidade avassaladora. A Esri Story Maps e a PeaceTech Lab lançaram um site que contabiliza o número de ataques terroristas no mundo todo.
Até o momento em que esta matéria está sendo redigida, o observatório já registrou 582 ataques terroristas. Ao todo, mais de 3.965 pessoas foram vítimas destes atentados. Isto, só em 2017. Mas a pergunta que permanece sem resposta é: até quando?
Terrorismo online
Muitos destes ataques terroristas têm origem na internet. Alguns são organizados por grupos que se comunicam através de grupos em redes sociais, como o Facebook. Não raro, grupos como o Estado Islâmico divulgam vídeos no Youtube.
Para combater este tipo de prática, o Google divulgou uma nota em seu blog apontando quatro medidas que serão tomadas para combater a divulgação de vídeos que possam incitar o ódio ou promover o extremismo na rede.
Em nota, Kent Walker, conselheiro geral do Google expressou a preocupação da empresa com a implementação de medidas severas contra conteúdos terroristas:
“Enquanto nós e outros trabalhamos há anos para identificar e remover conteúdo que viole nossas políticas, a verdade desconfortável é que nós, como indústria, devemos reconhecer que é necessário fazer mais. Agora.”
As 4 medidas do Google contra vídeos de terrorismo no Youtube
1. Mais tecnologia para segmentação de conteúdo
O Google aponta que está aumentando o uso de tecnologia para ajudar a identificar vídeos extremistas e relacionados ao terrorismo. A empresa dedicará mais recursos de engenharia para aplicar às buscas.
O objetivo é treinar novos “classificadores de conteúdo” para ajudar a identificar e remover mais rapidamente o conteúdo extremista e relacionado ao terrorismo.
2. Mais especialistas analisando o material publicado
A empresa aumentará o número de especialistas independentes no programa Trusted Flagger do YouTube. O programa será expandido com 50 ONGs junto das 63 organizações que já participam da iniciativa.
São colaboradores que ajudarão a identificar conteúdos com discursos de ódio, incitação à violência e terrorismo.
3. Menos encontrabilidade para conteúdos suspeitos
O Youtube dificultará o acesso a vídeos que violam indiretamente as políticas de uso, contendo materiais terroristas ou extremistas.
No futuro, estes aparecerão por trás de um aviso intersticial e não serão monetizados, recomendados ou elegíveis para comentários ou curtidas de usuários.
Isso significa que esses vídeos terão menos envolvimento e serão mais difíceis de encontrar.
4. Publicação direcionada de material antiterrorista
O Google também informou que ampliará os seus esforços no sentido de anti-radicalização. A ideia é utilizar o programa do Youtube Creators For Change, divulgando iniciativas e canais que falem sobre tolerância e empatia.
Essa abordagem aproveita o poder da publicidade online direcionada para alcançar potenciais recrutas do Isis, e os redireciona para vídeos antiterroristas que podem ajudá-los a mudar de opinião.
O Google apontou, ainda, um esforço coletivo em parceria com outras gigantes da tecnologia no combate do terrorismo online:
“Nós também nos empenhamos recentemente em trabalhar com colegas da indústria – incluindo o Facebook, a Microsoft e o Twitter – para estabelecer um fórum internacional para compartilhar e desenvolver tecnologia e apoiar pequenas empresas e acelerar nossos esforços conjuntos para combater o terrorismo online.”
E você, o que acha dessas medidas contra vídeos terroristas adotadas pelo Youtube? Deixe a sua opinião nos comentários.
Não esqueça de baixar o nosso aplicativo para receber os melhores conteúdos direto na tela do seu smartphone!
Deixe o seu comentário!
Temas que abordamos nessa página:
- 1 O Youtube também está entrando na luta virtual contra o terrorismo. Confira as 4 medidas de combate a vídeos terroristas anunciadas pelo Google.
- 2 Terrorismo online
- 3 As 4 medidas do Google contra vídeos de terrorismo no Youtube 1. Mais tecnologia para segmentação de conteúdo
- 4 2. Mais especialistas analisando o material publicado
- 5 3. Menos encontrabilidade para conteúdos suspeitos
- 6 4. Publicação direcionada de material antiterrorista
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.