Com ajuda da mão de um robô, a impressora 3D consegue criar estruturas de mais de 3 metros. Será o fim do serviço braçal na construção? Acompanhe.

Roupas, instrumentos musicais, comida e ferramentas são os feitos mais simples produzidos pelas impressoras 3D hoje.
Podemos também citar os benefícios para a saúde humana com a produção de próteses e a reprodução dos órgãos humanos. Mas o que vamos contar aqui é aquilo que poderá revolucionar o trabalho na construção civil. Entenda.
O Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT inventou uma forma de usar a tecnologia para imprimir prédios ou casas.
A tecnologia baseia-se num braço de robô que borrifa uma espuma com capacidade de expansão que ao secar se torna sólida.
Alertados pelos sensores do sistema que sabem exatamente o quanto a espuma crescerá enquanto o braço do robô vai se levantando para finalizar o trabalho.
Impressora 3D e robôs automatizam a construção civil
Segundo o MIT, o sistema é totalmente autônomo e sua utilidade permite a construção de paredes de grossura variada e pode ainda ser utilizado outros materiais. Neste caso, o robô construiu em apenas 14 horas, uma estrutura circular de três metros de altura.
Para o MIT essa pode ser uma opção para a construção de abrigos em outros planetas e na lua.
Robôs gigantes substituindo a mão humana é realidade
Outra façanha da impressora 3D na área da construção que passa por testes, acontece na Universidade do Sul da Califórnia. Lá foi erguida uma versão gigante de um robô capaz de construir uma casa inteira em menos de 24 horas.
O nome da tecnologia é Contour Crafting que tem grande potencial para automatizar a construção de estruturas inteiras e sub-componentes. Com este processo, uma única casa ou um grupo de casas, e cada uma com design diferente, pode ser construída automaticamente em uma única corrida. E de quebra, ela prepara todos os condutores para encanamento elétrico e ar-condicionado.
Revolução social na construção
Não bastasse todas as vantagens citadas acima, a tecnologia ainda propõe uma redução de custos. Isso torna possível e viável o sonho da casa própria para milhões de pessoas de baixa renda.
Outra possibilidade do Contour Crafting é atuar na reconstrução de áreas devastadas por desastres naturais, como foi o caso das Filipinas recentemente.
Estrutura mais forte que a tradicional a partir de projetos de computador
A solução também utiliza projetos de computador. E promete estruturas muito mais fortes que os métodos tradicionais de construção.Porém, enquanto o sistema ergue as paredes com concreto, a mão humana finaliza os detalhes da moradia. Atuando no acabamento, e permitindo mais velocidade e eficiência.
O sucesso da tecnologia está na automatização de ferramentas antigas manipuladas manualmente, combinadas com a robótica convencional. É uma abordagem inovadora para a construção de objetos tridimensionais que permite reduzir o tempo de fabricação.
Não é filme nem história de ficção científica, é a indústria da impressão 3D a serviço da sociedade.
O que achou desta tecnologia? Quer mais? Então assista ao vídeo explicativo.
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.