Empresa acusa rivais de uso indevido da tecnologia desenvolvida para o Roomba. Entenda o caso:

Frequentemente empresas são processadas devido à apropriação indevida de tecnologias patenteadas por suas concorrentes. Recentemente, a Samsung foi condenada pela Justiça chinesa a indenizar a Huawei em 11 milhões de dólares (cerca de R$ 35 milhões) devido à quebra de patente. Desta vez, quem acusa quatro de suas maiores concorrentes por violação de patentes é a iRobot.
A empresa norte-americana, fabricante do aspirador de pó automático Roomba, apresentou uma série de processos à Justiça, na segunda-feira (17). As acusadas são a Hoover, Black & Decker, Bobsweep, e Bissell Homecare.
Segundo a iRobot, essas companhias teriam infringido a patente sobre a ideia de aspiradores autônomos. “A iRobot não vai ficar parada enquanto outros oferecem produtos que infringem a propriedade intelectual da empresa,” disse a companhia em declaração publicada pela Reuters.
Os representantes das empresas acusadas não quiseram se manifestar sobre as acusações.
Pioneira do mercado de aspiradores autônomos desde 2002, quando lançou o Roomba, a iRobot vem enfrentando sérios problemas com o aumento da concorrência.
Ao longo desses 15 anos, diversos fabricantes lançaram produtos para tentar desbancar a iRoot. A exemplo da linha Quest da Hoover, o SmartClean da Bissell, o Bobi da Bobsweep e o BHD50000WM da Black & Decker. No entanto, a empresa segue na liderança.
Só em 2016, os aspiradores residenciais autônomos geraram 1,5 bilhão de dólares em receita global. Até o final de 2021, a projeção é de que chegue a 2,5 bilhões conforme a empresa de pesquisas de mercado Future Market Insights.
iRobot já tem histórico na Justiça
Esta não é a primeira vez que a iRobot vai aos tribunais devido a uma disputa de propriedade intelectual. Em 2013, ela também processou quatro empresas alemãs pelas mesmas razões.
Antes disso , processou a Robotic FX por alegações de que o especialista em robótica militar teria roubado segredos comerciais. A iRobot venceu o processo e levou a companhia, com sede em Chicago, a se dissolver em 2007.
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.