Junta Digital agilizará abertura de empresas no RS | Gama de Medeiros

Notícias

Junta Digital agilizará abertura de empresas no RS

Professor Gama
Escrito por Professor Gama em abril 20, 2017
Junta Digital agilizará abertura de empresas no RS
Junte-se a mais de 127.133 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Projeto lançado pelo governo do RS promete agilizar criação ou fechamento de empresas. O serviço será realizado totalmente online.

Junta Digital
O RS é o segundo estado no país a contar com a Junta Digital, marcando o fim da era do papel e dando início à redução da burocracia no Estado. Foto: Divulgação/Palácio Piratini.

O governo do Rio Grande do Sul lançou oficialmente, nesta quarta-feira (19), a Junta Digital, uma nova ferramenta que vai reduzir a burocracia ao permitir que empresas sejam constituídas, alteradas ou extintas pela internet. O lançamento foi feito pelo governador José Ivo Sartori.

De acordo com informações do jornal Correio do Povo, a ideia do projeto é que empresários não precisem mais se deslocar até a Junta Comercial, Indústria e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), localizada na Capital, para fazer a apresentação de documentos. Tudo será online.

A intenção é reduzir dos atuais oito dias para apenas dois, o tempo do processo de registro na Junta. Na solenidade, houve o protocolo do primeiro processo de abertura de empresa totalmente online.

O serviço será oferecido pela Jucis, que passou a ter nova nomenclatura nessa quarta. A Jucis é vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

O modelo digital de trabalho foi adotado pioneiramente pela Junta Comercial de Minas Gerais. O Rio Grande do Sul é o segundo estado brasileiro a aderir ao projeto. A Junta Digital visa integrar todas as bases de dados das juntas comerciais do país, com a parceria do Sebrae.

O RS foi escolhido para ser piloto no projeto Junta Digital pelos resultados obtidos com a implantação da Redesimples (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios).

Processo de desburocratização na prática

Durante a solenidade de lançamento da Junta Digital, o governador Sartori salientou a importância das parcerias e afirmou que o projeto vai trazer resultado para a economia gaúcha.

“A Junta Digital revela uma palavra só: o processo de desburocratização na prática. Se queremos a eficiência do Estado, é assim que vamos chegar lá, com um poder público mais moderno e voltado às pessoas”, afirmou Sartori.

O presidente da Jucis, Paulo Roberto Kopschina, ressaltou que o serviço tem segurança jurídica e estará disponível 24 horas por dia. Porém, para utilizá-lo, é preciso que os empresários tenham certificação digital A3 (e-CPF), para assinar o documento eletrônico.

Um dos benefícios trazidos com o sistema é a redução na possibilidade de fraudes. Segundo Derly Fialho, superintendente do Sebrae/RS, houve um forte investimento financeiro para garantir o sistema. Ao todo, foram R$ 7,5 milhões, sendo R$ 2 milhões por parte do Estado e o restante pelo Sebrae/RS.

“É um trabalho que começou em 2015, e que já veio sendo aplicado por meio de serviços, como a Certidão Online, e que atinge o seu ápice neste momento”, ressaltou ele, lembrando que cerca de 25 mil documentos circulam diariamente na JucisRS.

Continue acompanhando as novidades em nossa página do Facebook!

 

Deixe o seu comentário!

comentários

Advogado e Empresário. Diretor de Marketing da Agencia Professor Gama

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *