Primeiro satélite controlado inteiramente pelo governo brasileiro, também será usado pelo Ministério da Defesa. Governo investiu R$ 2,78 bilhões no projeto.

Foi lançado pelo governo brasileiro na tarde desta quinta-feira (4), o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). O satélite brasileiro será usado para as comunicações, principalmente para oferta de banda larga em áreas remotas e ajudará também na defesa militar.
De acordo com o site G1, o lançamento foi feito na base de Kourou, na Guiana Francesa, pela empresa Arianespace, através do foguete Ariane 5. Inicialmente, o lançamento estava previsto para o dia 21 de março, mas foi adiado por causa da greve geral na Guiana Francesa.
Com o lançamento do satélite, o Brasil deixará de alugar satélites de empresa privadas. Após o evento, o presidente Michel Temer comemorou.
“Vamos democratizar o fenômeno digital do Brasil, já que a banda larga vai atingir todos os recantos do nosso país. Democratizando o sistema digital no nosso país. É um grande momento para o nosso governo”, disse.
Segundo o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o SGDC terá uso civil e militar e exigiu R$ 2,784 bilhões em investimentos. A vida útil do satélite é de 18 anos.
Cobertura de internet banda larga e defesa militar serão favorecidos
Além de ampliar a capacidade de telecomunicações e a cobertura de serviços de internet banda larga no Brasil, com foco em áreas de difícil acesso, o satélite fornecerá um meio seguro para transferência de informações civis e militares que envolvam a segurança nacional.
O satélite deve reforçar a segurança nacional a partir de junho. Já a oferta de banda larga deve começar em setembro.
A construção do satélite foi feita em Cannes e Toulouse, na França, pela empresa aeroespacial Thales Alenia Space, e durou 2 anos. O projeto foi supervisionado pela Visiona Tecnologia Espacial, parceria entre Embraer e Telebras.
Fique atualizado com as principais notícias do momento, baixando o nosso aplicativo!
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.