Como lidar com a super estimulação

Artigos

Como lidar com a super estimulação

Andrea W
Escrito por Andrea W em dezembro 6, 2020
Como lidar com a super estimulação
Junte-se a mais de 127.133 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

 

Como lidar com a rápida sensação de super estimulação –  Isso é algo que os homens muitas vezes descrevem como um de seus maiores desafios.

Ter um sistema nervoso central muito sensível e reativo significa que os homens altamente sensíveis frequentemente se tornam super estimulados.

Eles processam os estímulos internos mais profundamente (sentimentos, pensamentos, sensações corporais), bem como os estímulos externos (pessoas, ruídos, luz, cheiros), que podem rapidamente levar a uma sensação de sobrecarga.

Neste post iremos saber como lidar com essa super estimulação.

COMO SE MANIFESTA A SUPER ESTIMULAÇÃO

Esse estado pode então se manifestar na forma de sentimentos fortes, pensamentos díspares, tensão física, mental e emocional e inquietação interior.

Isso geralmente é seguido por exaustão e cansaço porque seu sistema nervoso está funcionando “em overdrive”.

A tendência de ficar super estimulada não pode ser completamente evitada, porque é impossível evitar todas as situações potencialmente desafiadoras – seja uma visita a um supermercado lotado, a festa de aniversário do seu irmão, fazer uma apresentação no trabalho, organizar ou marcar suas próximas férias, ou uma futura noite para os pais na escola dos seus filhos.

Todas essas situações podem rapidamente parecer super estimulantes, porque são acompanhadas pelo processamento de numerosos estímulos internos e externos.

Portanto, não é possível evitar completamente a super estimulação, até porque isso provavelmente faria com que você levasse uma vida muito controlada e entediante.

Para levar uma vida ativa, correr riscos, perseguir objetivos de vida e experimentar coisas novas, às vezes vale a pena aceitar pequenos episódios de super estimulação.

E no final do dia, embora ela pareça desagradável, ela só será um problema para sua saúde se você permanecer em um estado crônico de super estimulação, sem nunca interromper o sistema nervoso.

O desafio para alguém que tende a ficar super estimulado e sentir as coisas com muita força – o que costuma ser vivenciado juntos – é aprender a lidar com esses sentimentos sempre que eles surgirem. 

Isso significa que homens altamente sensíveis precisam ficar muito melhores em se acalmar quando percebem que se sentem super estimulados, tensos ou muito emocionais.

REGULAÇÃO EMOCIONAL PODE AJUDAR

No contexto da psicoterapia, a regulação emocional é a capacidade de mudar e regular seus próprios sentimentos, principalmente quando eles são muito intensos e desagradáveis. 

O objetivo aqui não é não sentir mais nada ou apenas se sentir bem, mas sim melhorar em tolerar nossos sentimentos e nossa excitação emocional para que não nos sintamos impotentes controlados por eles.

HABILIDADES DE REGULAÇÃO EMOCIONAL

As seguintes habilidades de regulação emocional podem nos ajudar a lidar melhor com a super estimulação e sentimentos fortes:

  • A capacidade de perceber, diferenciar e nomear suas emoções (“Estou com raiva”, “Estou chateado”, “Estou zangado”);
  • A capacidade de reconhecer fatores desencadeadores e mantenedores de suas emoções (“Eu sinto … porque …”, “Sempre que eu faço …, então eu sinto …”);
  • A capacidade de influenciar a intensidade, duração e qualidade das emoções;
  • O desenvolvimento da atenção plena e da aceitação ao lidar com as emoções (observar os sentimentos antes de agir, aprender a tolerar os sentimentos; em vez de dizer “Eu quero / devo / não devo sentir assim”, aprender a dizer “Eu sinto …, no momento, e está tudo bem ”ou“ Eu sinto … e vou continuar observando esse sentimento até que ele mude ”);
  • Aprender a normalizar as emoções (“É normal e não é um problema se sentir assim”, “Outras pessoas se sentem assim neste tipo de situação”);
  • Aprender a reconhecer melhor a conexão entre as necessidades emocionais básicas e as emoções (“Sinto-me melhor neste momento porque …”, “Quando sinto …, então preciso …”);
  • Quando você experimenta emoções negativas, aprende a ser solidário e cuidadoso em relação a si mesmo, empatia consigo mesmo e confrontando seu próprio sofrimento ou dor de uma forma gentil e compassiva, assim como faria com um amigo (“Estou lá para você , ”“ Isso não é fácil para você ”,“ Eu posso sentir sua dor ”,“ Você não está sozinho, estou aqui com você ”,“ Diga-me o que há de errado ”);
  • Aprender a formar pensamentos alternativos que se acalmem (“Fique calmo”, “Vá devagar”, “Um passo de cada vez”);
  • A capacidade de fazer mudanças concretas em seu comportamento em diferentes situações (ou seja, fazer algo de forma diferente ou fazer algo especificamente para se acalmar ou para tornar a situação melhor ou mais tolerável para você);
  •  O uso de técnicas de relaxamento físico (relaxar o corpo, os músculos e a respiração quando estiver se sentindo tenso ou estressado );
  • Melhorar o uso da imaginação (por exemplo, relembrando eventos e situações passadas que lhe deram força e fizeram você se sentir calmo, relaxado e seguro, ou relembrando um local calmo ou uma pessoa de confiança que você associa a sentimentos e memórias positivas).

As habilidades que usamos para regular nossos sentimentos – que geralmente usamos de forma totalmente automática e inconsciente em nossa vida diária – são coisas que aprendemos muito cedo na vida, como bebês e crianças, por meio do contato com nossos pais.

Nossos pais também nos apresentam um modelo direto de como podemos lidar com nossos sentimentos, que aprendemos e internalizamos.

FORTALEÇA A REGULAÇÃO EMOCIONAL

A boa notícia é que tudo o que experimentamos quando crianças, qualquer que seja nosso modelo, usando conscientemente as estratégias descritas acima, ainda podemos fortalecer e desenvolver nossa capacidade de regular e mudar nossos sentimentos mais tarde na vida. 

Ao mesmo tempo, agora também sabemos que os déficits na regulação emocional, em termos da maneira como percebemos, designamos, toleramos, entendemos e modificamos nossos sentimentos, podem causar e manter problemas psicológicos.

Se você se identifica hoje como um homem altamente sensível, então também foi um bebê e um garotinho altamente sensíveis.

E se você chorou como um bebê porque, talvez, estivesse muito cansado, então provavelmente foram seus pais ou outro responsável que (espero) tentaram confortá-lo e acalmá-lo. 

Claro, nem sempre é esse o caso, mas o ideal é que eles fizessem isso segurando você nos braços, acariciando-o, falando com você com uma voz suave, ou cantando ou cantarolando; eles o tocaram ou distraíram para ajudá-lo a se acalmar e reduzir sua tensão emocional e física.

E isso é exatamente o que você pode fazer como um homem adulto altamente sensível quando se encontra em um estado de super estimulação emocional.

Você não teria se acalmado ou parado de chorar quando era bebê ou criança se seus pais tivessem gritado com você, criticado ou deixado você sozinho em um quarto. 

Portanto, é vital que, nos momentos difíceis, você seja capaz de usar a regulação emocional para cuidar de si mesmo e se consolar, em vez de criticar sua tendência de ficar super estimulado rapidamente e sentir as coisas intensamente (“Ah, lá vamos nós de novo!”).

Isso apenas aumenta a tensão que você sente e sua excitação emocional e não o ajuda a se acalmar mais rapidamente.

Já tentou aplicar alguma dessas habilidades? Não? Tente, e após deixe seu comentário!

Deixe o seu comentário!

comentários

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *