Mercado em transformação e loja operada por robôs. Você está preparado? | Gama de Medeiros

Notícias

Mercado em transformação e loja operada por robôs. Você está preparado?

Professor Gama
Escrito por Professor Gama em outubro 20, 2017
Mercado em transformação e loja operada por robôs. Você está preparado?
Junte-se a mais de 127.133 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O mercado está passando por uma grande transformação e tudo está cada vez mais automatizado. Muitas vezes, nem é preciso da mão-de-obra humana. Saiba mais sobre esta mudança neste post!

Loja operada por robos
Robôs da Loja Beams, na Califórnia. Foto: Reprodução/Forbes Brasil.

Imagine entrar em uma loja aqui no Brasil e não ser atendido por pessoas? Na Califórnia (EUA), essa já é uma realidade! Por lá, é possível conhecer uma loja operada por robôs.

Na loja chamada Beam, o atendimento é feito somente por robôs, não há humanos atendendo diretamente os clientes. Esses robôs possuem uma tela de 15 polegadas. Através dela, aparece a imagem de vendedores reais, que estão espalhados por diversos estados americanos.

Outra novidade, é que a loja é aberta e fechada remotamente. O diretor do local só vai até a empresa uma vez a cada dez dias, para checar se está tudo certo.

A loja vende robôs de telepresença. Ela oferece dois modelos com diferentes graus de complexidade e valor, que são comercializados como uma solução, principalmente para escritórios e hospitais.

O robô é equipado com câmeras de alta definição, conexão com a internet, microfones e caixas de som de altíssima qualidade (além de rodas e motores elétricos). Dessa forma, o funcionário da loja e o cliente conseguem interagir sem qualquer dificuldade. Conheça a loja no vídeo abaixo:

Assim como o comércio eletrônico fez com que os consumidores não precisassem mais estar presentes na loja, fazendo com que muitas redes passassem a usar pontos físicos como mostruário, agora o vendedor também não precisa estar, de fato, dentro na loja.

Robôs vão substituir humanos em empregos no futuro?

É impressionante como o mercado vêm se transformando rapidamente e se utilizando da inteligência artificial (I.A.) para facilitar a vida do ser humano. O exemplo da loja operada por robôs é uma pequena amostra de como serão os serviços num futuro não muito distante.

No Japão, por exemplo, os robôs já atuam no atendimento a clientes em hotéis, bares e restaurantes. E com o avanço das novas tecnologias de I.A., as aplicações estão cada vez melhores e mais eficientes.

Mas será que algumas ocupações podem ser realmente substituídas pelas máquinas? Segundo uma pesquisa recente da McKinsey&Company, uma consultoria americana, metade das ocupações atuais pode ser substituída por sistemas de inteligência artificial até 2055.

Ainda, segundo a pesquisa, cerca de US$ 15 trilhões em salários podem ser economizados pela substituição de humanos por “robôs”. Atividades cognitivas, antes pouco abaladas pelo trabalho mecânico das máquinas, podem também ser dizimadas pela automação.

As maiores empresas do Vale do Silício, como Apple, Microsoft, Amazon, Google e Facebook, já estão apostando os seus bilhões de dólares em pesquisas nessa nova tecnologia.

Funções que demandam tarefas repetitivas que pouco ou nada mudam, são as mais ameaçadas pela inteligência artificial. Um ponto forte dos humanos em relação às máquinas, é que podem investigar e resolver problemas complexos, ou seja, aqueles que demandam uma capacidade mais analítica.

É fato que a I.A. vai impactar diversas áreas, como a agricultura, indústria, veículos, entretenimento, saúde, finanças, entre outras. Por isso, o ser humano precisará de um aprendizado contínuo para chegar um pouco mais perto do que a máquina pode fazer.

Se gostou deste conteúdo, compartilhe em suas redes sociais!

 

Deixe o seu comentário!

comentários

Advogado e Empresário. Diretor de Marketing da Agencia Professor Gama

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *