Persistência fútil: por que mantemos nossos maus hábitos?

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Persistência fútil: por que mantemos nossos maus hábitos?

Andrea W
Escrito por Andrea W em agosto 31, 2020
Persistência fútil: por que mantemos nossos maus hábitos?
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É uma verdade paradoxal da existência humana que somos motivados pelo interesse próprio, mas regularmente agimos de maneiras que o minam.

Essa curiosa tendência frequentemente se manifesta na forma de persistência fútil.

Continuamos indo para o poço muito depois de ele secar.

As rotinas são mantidas bem além de sua utilidade.

Os rituais são encenados há muito tempo e ultrapassam sua relevância ou propósito.

Os relacionamentos continuam bem além de suas datas de expiração, tornando-se amargos, destrutivos ou vazios.

Se identificou com algum desses sentimentos e tendências? Então siga a leitura e comente lá no final!

PRECISAMOS NOS MANTER NESSA PERSISTÊNCIA DE MAUS HÁBITOS

Às vezes, nossos hábitos improdutivos ou autolesivos metastatizam-se em catástrofes.

Os exemplos mais extremos são vistos em vícios e comportamentos de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). 

Mas não precisamos ir a extremos.

Todos nós, em nossa vida cotidiana, falhamos consistentemente em nos livrar dos padrões de resposta que repetidamente falharam em produzir consequências positivas.

A saber: considere quantas discussões conjugais são, na verdade, repetições da mesma trama cansada; caminhos circulares bem trilhados para lugar nenhum.

REPETIR PARA ACERTAR?

Por que persistimos em seguir caminhos fúteis de ação? Por um lado, a tendência pode ser apenas o lado sombrio de nossa tenacidade inata.

Afinal, a capacidade humana de perseverança diante do fracasso tem uma grande vantagem. 

A persistência por meio de repetidas falhas muitas vezes compensa no futuro – e muitas vezes é uma fonte de força e um pré-requisito para o sucesso.

Ficar preso a um padrão fútil pode ser apenas um caso de “muito de uma coisa boa é ruim.”

Como alternativa, muitas vezes temos a tendência de repetir algum comportamento que, de outra forma, seria insensível porque proporciona alívio ou prazer de curto prazo.

Nosso cérebro evoluiu para privilegiar o curto prazo.

Eu sei que meu gasto excessivo vai me prejudicar a longo prazo. Mas agora é divertido fazer compras. E estou aqui agora.

Além disso, a recompensa de curto prazo é frequentemente certa e emocional, enquanto o cálculo de longo prazo é incerto e cerebral.

É trabalho duro para o nosso cérebro para levar nosso processo cerebral, estratégico e racional a uma experiência imediata e emocionalmente gratificante. 

Um exemplo: As batatas fritas estão bem na minha frente agora e, cara, elas cheiram bem!

Eles representam uma certeza de prazer.

O ataque cardíaco demorará anos e representa apenas uma probabilidade de dor.

MUDANÇA DE HÁBITO COMO MUDANÇA DE IDENTIDADE

Além disso, parte da dificuldade em quebrar padrões de comportamento inúteis ou destrutivos tem a ver com o poder inerente dos hábitos de si mesmos.

Ao contrário da crença popular e da maneira como gostamos de nos perceber, muito do nosso comportamento não é “livre”, mas sim programado, condicionado e, com o tempo, automatizado. 

Os hábitos automáticos não requerem atenção consciente e, portanto, persistem, a menos que sejam interrompidos conscientemente.

As pistas que se tornaram associadas a uma resposta continuarão a provocá-la, independentemente da eficácia da resposta no ambiente continuamos a comprar pipoca velha e cara no cinema porque é o que sempre fizemos. O que sempre fizemos torna-se o que fazemos.

O que fazemos com o tempo torna-se quem somos. Assim, podemos experimentar uma mudança de hábito como mudança de identidade – uma elevação muito mais pesada.

Além disso, a persistência fútil pode ser facilitada ainda mais pelos limites de nosso vocabulário comportamental.

Só podemos fazer o que sabemos fazer.

Se tivermos apenas um martelo, continuaremos a bater nas coisas, mesmo quando não se parecem em nada com pregos.

Outra parte da razão de nossa futilidade persistente pode residir no domínio cognitivo.

Nossas crenças e convicções desempenham um papel importante na formação de nossas ações.

É mais provável que continue a gritar com minha filha para limpar o quarto dela se eu acreditar que limpar o quarto de alguém é importante, que os adolescentes devem ouvir os pais e que gritar é o melhor meio à minha disposição para isso.

Olhando mais profundamente este fenômeno aqueles que se colocam repetidamente, e livremente, em um lugar de dor e autopunição estão envolvidos em uma dança elaborada de realização de desejo de manobra (inconscientemente) para obter o que eles acham que merecem.

PADRÕES DE MAUS HÁBITOS TEM A VER COM O MEDO 

Além disso, rituais persistentes que parecem fúteis no nível do conteúdo podem muitas vezes servir a um propósito latente no nível do processo.

Exemplo: Quando o casal discute veementemente sobre política, é improvável que mudem a opinião um do outro.

Mas nossas discussões barulhentas e acaloradas podem denotar implicitamente paixão, que podemos valorizar uns nos outros.

Finalmente, esse padrão de persistência fútil – como grande parte da vida – tem a ver com um cálculo de medo.

Frequentemente, continuamos nos engajando em um ritual sem saída porque tememos que a alternativa seja pior.

Esposas gravidas muitas vezes permanecem no relacionamento destrutivo em parte porque acreditam que tentar sair é mais perigoso do que permanecer. O cálculo do medo sustenta que a coisa certa a evitar é a que mais doerá; às vezes, o preço de conseguir isso é escolher algo que dói menos. 

O grande James Baldwin aludiu a essa dinâmica quando escreveu:

“Imagino que uma das razões pelas quais as pessoas se apegam a seus ódios de forma tão teimosa é porque sentem que, uma vez que o ódio se for, serão forçadas a lidar com a dor.”

Visto dessa forma, podemos ver que o comportamento aparentemente autopunitivo pode na verdade constituir uma tentativa de autoproteção – aceitar um dano destrutivo, embora familiar e administrável, a fim de evitar uma ameaça muito maior.

A EVITAÇÃO

Muitas vezes é útil inspecionar essa lógica. Por exemplo: considere uma mulher que se vê como escritora, mas de alguma forma nunca encontra tempo para realmente escrever.

Aparentemente, sua evitação de escrever é autopunitiva, pois a frustra e a impede de manifestar sua identidade, receber pagamento e avançar na carreira que escolheu .

No entanto, a evitação pode de fato protegê-la de uma ameaça ainda maior – que sua escrita, quando concluída, será considerada deficiente e indigna.

Diante desse medo, sua evitação pode ser vista como uma estratégia racional disfarçada de irracionalidade.

O dano real de ser exposto como um não escritor pode muito bem exceder o de permanecer um aspirante a escritor perpétuo.

Por outro lado, pode não ser. E aqui está o problema.

Muitas vezes, a premissa subjacente – aceitar essa pequena dor para evitar uma dor maior – é mal considerada e merece um exame minucioso.

Afinal, as coisas que mais nos assustam raramente são aquelas que representam o maior perigo, e a precisão de nossa previsão afetiva- a capacidade de prever nossos níveis futuros de dor e alegria – é notoriamente baixa.

PARALISIA EXISTENCIAL

Assim, nos casos em que a persistência fútil de fato é considerada uma forma de evitação, podemos ser sábios em reavaliar o dano que incorremos ao manter o hábito ineficaz e o perigo representado pela eventualidade que estamos evitando.

Frequentemente, uma análise detalhada mostrará que temos subestimado o primeiro e supervalorizado o último.

O escritor do exemplo acima pode perceber que, na verdade, deixar de escrever é mais prejudicial do que ela reconheceu.

Afinal, a evitação não nos ensina nada além de como evitar mais; ele se alimenta de si mesmo, metastatizado para induzir paralisia existencial.

Escrever e ser considerada deficiente, por outro lado, pode ser muito menos devastador do que ela temia.

Afinal, a maioria de nós, em algum momento, terá nossos sonhos descarrilados. 

Quando isso acontece, a maioria de nós não é destruída.

Em vez disso, encontramos sonhos novos e alcançáveis ​​para almejar (como diz o ditado: “Se Deus lhe der limões, encontre outro Deus”). 

Uma vez desmascarada a premissa falha na qual seu comportamento se baseia, você  pode encontrar coragem e motivação para mudar seu comportamento e começar a escrever, evitando assim a armadilha da evitação e engajando-se seriamente na aventura da vida.

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