A empresa lançou hoje um cartão que utiliza biometria para autenticação, e que deixará as compras mais seguras.

Imagine que bom seria não precisar mais decorar senhas para seus cartões de débito e crédito? A Mastercard já pensou nisso, e está lançando um cartão que traz um leitor de impressões digitais embutido para a autenticação no momento da compra.
O novo cartão da Mastercard baseia-se numa tecnologia de escaneamento de impressões digitais. Essa tecnologia é usada atualmente para fazer pagamentos pela internet e pode ser usada em terminais EMV no mundo todo.
Segundo Ajay Bhalla, presidente de Enterprise Security and Risk Management da Mastercard, os consumidores estão cada vez mais experimentando a conveniência e a segurança da biometria.
“Seja para desbloquear um smartphone ou fazer compras online, a impressão digital está ajudando a proporcionar mais conveniência e segurança. Isso vai ajudar os nossos portadores de cartão a viver sabendo que seus pagamentos estão protegidos”, diz.
A empresa defende a ideia de que há uma maior facilidade nas compras. Como consequência, há também o aumento no volume de vendas para os estabelecimentos comerciais. Outro benefício seria a queda no número de fraudes, pois é uma opção mais segura para o consumidor.
Cartão biométrico é de fácil manuseio
De acordo com o site da Startupi, utilizar o novo cartão da Mastercard é bem simples. O titular habilita o seu cartão apenas registrando-se em sua instituição financeira. Após o registro, a sua impressão digital é convertida em um modelo digital criptografado, que é armazenado no cartão. O cartão está pronto para ser usado em qualquer terminal de cartão EMV mundial.
O cartão biométrico funciona como qualquer outro cartão com chip e poderá ser usado para compras nas lojas físicas. O portador do cartão simplesmente insere seu cartão no terminal de um revendedor, enquanto coloca o dedo no sensor embutido.
A impressão digital é comparada com o modelo e, se a biometria corresponder, a transação é aprovada sem o cartão nunca ter saído da mão do consumidor.
Testes já estão em andamento
A África do Sul é o primeiro mercado no qual os cartões estão sendo testados. Os primeiros testes no país envolveram uma rede de mercados (a Pick n Pay) e o Absa Bank, uma subsidiária do Barclays África.
Nos próximos meses, serão realizados novos testes com o cartão biométrico. Outros testes estão sendo planejados na Europa e na Ásia-Pacífico. O lançamento completo do cartão é esperado para este ano ainda.
“Estamos muito satisfeitos por esta inovação ter sido testada pela primeira vez nas lojas do Pick n Pay na África do Sul. A leitura biométrica trará maior comodidade e segurança aos nossos clientes.
A tecnologia cria uma plataforma, na qual podemos ampliar nossa estratégia de personalizar a experiência de compra de forma significativa. Ficamos muito impressionados com o sistema robusto e seguro da tecnologia”, disse Richard van Rensburg, vice-presidente executivo do Pick n Pay.
Para Geoff Lee, diretor de cartões e pagamentos do Banco Comercial e de Varejo Absa, a tecnologia irá permitir que os clientes confiem nas suas impressões digitais únicas.
Assim, poderão efetuar pagamentos em um ambiente presencial. “Após o período de testes, vamos disponibilizar aos nossos clientes uma forma que é acessível, confiável, conveniente e o mais importante, extremamente segura”, afirma Lee.
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.