Empresa de segurança eletrônica Kaspersky registrou queixa contra a Microsoft na Comissão Europeia. Entenda o caso.

A empresa desenvolvedora do antivírus Kaspersky acionou a Microsoft judicialmente por “práticas anticompetitivas”. A empresa chegou a registrar queixa contra a criadora do Windows na Comissão Europeia.
De acordo com informações do site The Verge, a Kaspersky alega que a Microsoft está dificultando a vida de quem desenvolve antivírus para o Windows. Tudo graças ao Windows Defender, sistema de segurança criado pela própria Microsoft e que vem integrado ao sistema operacional, ajudando-o a torná-lo mais seguro.
“A Microsoft usa sua posição dominante no mercado de sistemas operacionais para computadores para promover ferozmente o seu próprio – e inferior – software de segurança, ao custo da escolha do usuário”, disse Eugene Kaspersky, co-fundador da Kaspersky.
A empresa também acusa a Microsoft de recomendar aos usuários que desinstalem antivírus de terceiros, como o Kaspersky. Além disso, a empresa argumenta que outros programas de segurança podem confundir o Windows Defender. Dessa forma, podem acabar sendo tratados como se fossem vírus.
Outra questão levantada pela companhia, é que a Microsoft não dá tempo suficiente para que os desenvolvedores adaptem seus programas antivírus para novas versões do Windows após atualizações. A Microsoft, por sua vez, não concorda que esteja desfavorecendo a competição.
Microsoft argumenta que está em conformidade com as leis de concorrência
A Microsoft acredita que o Windows 10 está em conformidade com as leis de concorrência. “O principal objetivo da Microsoft é manter os clientes protegidos”, disse um porta-voz da Microsoft em uma declaração à The Verge.
“Estamos confiantes de que os recursos de segurança do Windows 10 cumpram as leis de concorrência. E responderemos a quaisquer perguntas que os reguladores possam ter “, afirmou.
Segundo o porta-voz da Microsoft, a empresa havia procurado diretamente a Kaspersky há alguns meses oferecendo um encontro em nível executivo para entender melhor suas preocupações, mas essa reunião ainda não ocorreu.
Quer ficar por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios? Baixe agora mesmo o nosso aplicativo!
Deixe o seu comentário!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.